segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conciliação de Contas Contábeis

CONCILIAÇÃO DE CONTAS CONTÁBEIS.
AMP ATOS & FATOS
Conciliação de Contas Contábeis

Sobre a empresa
A AMP Atos & Fatos de Antonio Marcos Pereira-SIMEI, foi fundada em 01 de outubro de 2012, micro empresário individual do ramo de Conciliações de Contas Contábeis, criada para atender as necessidades das empresas, principalmente em obter serviços de qualidade a um preço acessível. Hoje em dia, a qualidade a preços competitivos continua a ser a melhor forma de fazer negócio.

O atendimento personalizado e a qualidade dos nossos serviços são o nosso estandarte.

Por conseguinte, esclarecemos que estamos em fase de implantação de alguns programas específicos para os departamentos que envolvem direta ou indiretamente a conciliação contábil, com profissionalismo e eficiência.

A nossa missão é proporcionar serviços de alta qualidade respondendo assim às necessidades dos nossos clientes.


Módulo Contábil e Financeiro

Conciliação Contábil

Objetivo 
O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Contábil e Financeiro através da Conciliação Contábil, comparando os registros contábeis com os controles existentes nas áreas específicas, como também certificação da veracidade de seus registros e fatos subsequentes.

Introdução
Em contabilidade, conciliação corresponde à correlação dos saldos das contas patrimoniais com os saldos verificados em controles extracontábeis produzidos internamente ou em documentos externos, oficiais ou não oficiais. 

A conciliação se distingue da análise de contas, na qual um analista confere a consistência dos lançamentos registrados, decompondo-os e identificando suas naturezas.


Resumo
Para iniciarmos o processo de encerramento da movimentação contábil de um ano é necessário que os saldos de todas as Contas da contabilidade estejam com os seus saldos corretos. 
No decorrer da movimentação contábil de uma empresa são realizados centenas de lançamentos. Dessa forma, é possível que ocorram alguns erros, que se não forem corrigidos antes do encerramento, deixarão os saldos das Contas irreais, trazendo reflexos nas Demonstrações Financeiras da empresa de modo que estas não espelharão a sua situação patrimonial real. 

Os erros mais comuns são: valores lançados a maior ou a menor; troca de contas; inversão de contas; lançamento em duplicidade; omissão de lançamento, etc...

Os meios de correção mais utilizados são: estorno de lançamento, lançamento complementar e lançamento retificativo.

Para chegarmos aos erros, é necessário fazermos uma conciliação contábil de todas as contas utilizadas pela contabilidade.

Vamos analisar um exemplo
Se a conta contábil Caixa tiver em 31/12 um saldo de R$ 1.000,00, este valor deve coincidir com o saldo existente no controle extra contábil do caixa em 31/12, ou seja, o total de dinheiro que tiver no cofre da empresa em 31/12 deve ser exatamente o saldo da conta contábil Caixa. 

O certo é fazer a conciliação contábil todos os meses, para evitar que o erro de um mês passe para o outro dificultando uma conciliação no final do ano.



Composição de saldo



Freqüentemente cada conta contábil deve ser conciliada e ter a composição de saldo (mensalmente de preferência). A composição de saldo é na verdade um controle interno, onde o contador ou qualquer 


outro usuário da contabilidade sabe o que contém discriminadamente em cada conta contábil.


Por exemplo: a conta de um fornecedor tem o saldo de R$ 50.000,00. 

Pela composição de saldo dessa conta sabemos que existem as seguintes faturas:



Fatura     Emissão      Vencimento     Valor

1001      05/08/2009     10/08/2009    30.000,00

1002      06/08/2009     11/08/2009    20.000,00

                                            Total: 50.000.00

Composição de saldo: é um relatório que pode ser emitido pela própria contabilidade ou por outro setor, desde que o saldo seja o mesmo, ou que sejam demonstradas as diferenças.


Apresentação final da conciliação contábil com as seguintes características:

• Conciliação das contas de clientes e fornecedores por data e histórico; 

• Relatórios das irregularidades e planilhas detalhadas de todas as Contas conciliadas (analítico e consolidado).

Conclusão 

A conciliação contábil está vinculada ao sistema de Contabilidade paralelo aos Relatórios/Listagens de Controles Internos da empresa e extratos bancários.



Partes integrantes do nosso trabalho 
Conta Caixa, Contas de Bancos, Contas a Receber (Clientes), Contas de Compensação Ativa, Contas a Pagar (Fornecedores), Contas de Compensação Passiva, Contas de Salários a Pagar, Contas de Impostos e Taxas a Recolher/Pagar, IRRF, IPI, ICMS, etc...), Contas de Encargos Sociais a Recolher/Pagar (INSS, FGTS, PIS s/folha de pagamento, etc...) e Contas de Resultado (Receitas/Despesas).

Não integram o nosso trabalho
Aplicações Financeiras, Investimentos, Imobilizado e Contas do Patrimônio Liquido.



Obs:- Essas Contas poderão ser analisadas por uma Auditoria ou uma empresa 

de Consultoria Contábil e Fiscal, a fim de dar suporte, consistência e pareceres técnicos sobre os valores contabilizados.

Fazemos declaração do Imposto de Renda para pessoa física.


Preço para contratação: À combinar - flexibilidade para negociação. Caso pretenda falar conosco, por favor, contacte-nos. Estamos ao dispor da sua empresa!


Informações curriculares do titular.
Habilidades profissionais.

Síntese/Experiência: 

Área contábil: Escrituração, Conciliação de Contas Contábeis, Controle de Estoques, Controle do Imobilizado, Inventário, e demais compromissos relacionados à área.


Área de Auditoria: Exames dos Registros Contábeis e fatos subsequentes, assim como, verificação aleatória em relatórios de controles paralelos, como: Contas a Pagar, Contas a Receber, Registro do Imobilizado, Controle de Estoques, Escrituração Fiscal de Entradas e Saídas de Mercadorias, etc..., com a finalidade de confirmar através de documentos hábeis a veracidade de seus registros (documentos originais de notas fiscais, recibos, ordens de compras, cotação de preços, descontos concedidos, prazos, baixas do Imobilizado, verificação da existência física do bem, assinaturas autorizadas, etc...). 

Conclusões dos trabalhos de auditoria: Elaboração de relatórios e pareceres sobre os exames efetuados. 

Área de informática: Utilização dos programas disponíveis nas áreas específicas. Conhecimento em Excel, Word, Outlook.

Empresas em que o titular trabalhou: 
Em Curitiba: Hermes Macedo S/A, Grupo Industrial Trombini (20 anos), Belga Indústrias Químicas Ltda, Moinho Anaconda Industrial e Agrícola de Cereais, UNIPEC-União Paranaense de Ensino e Cultura - Faculdades Santa Cruz.
Em Paranaguá: Câmara Municipal de Paranaguá, Fortesolo Serviços Integrados Ltda, CISLIPA-Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná-SAMU.

Cargos ocupados pelo titular:
Auxiliar de Produção, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Cobrança, Auxiliar de Classificação Contábil, Chefe de Divisão de Classificação e Conciliação Contábil, Auditor Sênior, Chefe de Auditoria Contábil, Gerente Administrativo/Financeiro, Gerente Geral, Técnico em Contabilidade, Contador, Assessor Parlamentar, Assistente Administrativo e Chefe de Escritório.

Empresa Prestadora de Serviços
. Pessoa Jurídica: Antonio Marcos Pereira - SIMEI
. Nome Fantasia: AMP Atos & Fatos - Conciliação de Contas Contábeis.
. CNPJ/MF sob nº: 16.939.366/0001-60
. Álvara da Prefeitura Municipal de Paranaguá: Licença de localização e funcionamento nº 61694 de 28/12/2012.
. Profissão do titular: Técnico em Contabilidade

Endereço:
. Rua Theodorico dos Santos, 550 - sala 202 - bairro: Costeira.

. CEP nº. 83.203-450

. Paranaguá/PR.

. Referência Profissional do Titular: 20 anos no Grupo Industrial Trombini - Curitiba - Paraná.







______________________________________________


___________________________________


__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!