domingo, 6 de setembro de 2015

Reencontro inédito de alunos e professores - décadas de 67 e 70

REENCONTRO INÉDITO DE ALUNOS E PROFESSORES - DÉCADAS DE 67 E 70.
MORRETES - PARANÁ - BRASIL.


Local do evento: 

Restaurante Engenho da Serra.

5 de setembro de 2015.

Morretes-Paraná-Brasil.



Sábado (05/09/2015) foi um dia totalmente especial e inesquecível para um grupo de ex-alunos formandos das décadas de 1967 (Ginásio) e 1970 (Magistério) do Colégio Estadual 'Rocha Pombo' e da Escola Normal 'Silveira Neto', juntamente com seus queridos professores da época. Através das redes sociais, eles conseguiram se reunir para matar a saudade e relembrar os tempos de infância e adolescência. O reencontro deu-se no Restaurante Engenho da Serra, de propriedade da família Gnatta. As atividades prosseguiriam durante todo o dia no próprio restaurante, finalizadas com uma tarde cheia de muita descontração e harmonia entre os participantes.

As idealizadoras do encontro foram: Rosane Souza, Neli Petersen Dias, Luciclea Robassa e Dilma Ivanoski. Elas contam que há cerca de um ano começaram a manter contato com ex-colegas de escola por meio do Facebook, e surgiu a ideia de se reencontrarem. 

Ontem um sonho, hoje uma realidade.
Marcos Pereira.
5 de setembro de 2015.
_________________________
_________________________

"Mensagens aos alunos e professores"


"Os amigos transformam a nossa vida...

Há amor que acaba, há verão e inverno, há fases da vida, há o hoje e o amanhã. Mas há coisas que são permanentes, como uma amizade verdadeira. Os amigos transformam a nossa vida, trazem leveza, trazem aprendizados. 

Os amigos fazem parte da nossa vida, fazem parte das nossas memórias e fazem parte de quem somos. Os bons amigos fazem de nós pessoas mais felizes, mais confiantes, mais alegres. Ter amigos é saber ser bem acompanhado no mundo. 

A amizade é uma das relações mais nobres e duradouras que podemos ter na vida. Há amores e paixões que vêm e vão, mas uma verdadeira amizade pode durar para vida inteira. E um amigo que faz parte da nossa vida, transforma a nossa existência."

_________________________

_________________________


"O Tempo"

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia outra oportunidade, eu
nem olharia o relógio.
Seguiria sempre em frente, e iria jogando pelo
caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria
que eu o amo...
E tem mais...
Não deixe de fazer algo de que gosta devido a
falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro
medo de ser feliz.
A única falta que terá, será o desse tempo, que,
infelizmente, nunca mais voltará.
Autor: Mário Quintana.
ET.> Essa mensagem foi oferecida a todos pela
professora Helena Cit Cordeiro.
_________________________

_________________________




Depoimento de Rosane Souza.

O sábado, dia 05/09/2015, foi mais um dos dias em que agradecemos ao Senhor pela graça de podermos rever uma grande parte de nossos queridos colegas de nossa época estudantil e de rever alguns de nossos amados professores. Foi um dia muito feliz, com muita emoção e dos quais conseguimos registrar algumas passagens.

'Encontro de Amigos 1967/2015'

Queridos mestres, amados colegas e amigos...
Tantos anos se passaram, tantas águas correram e desaguaram num sem fim de vidas transformadas e em outras tantas que não resistiram e que se foram, nos deixando um rastro de saudades...
Quarenta e oito anos! Quarenta e oito longos anos, uma vida ...
Que alegria estarmos aqui, que alegria podermos reverenciar estes nossos professores, que nos orientaram, nos passaram conhecimentos, nos deram bons exemplos de todas as formas e que nos aguentaram e suportaram por 4 anos, alguns até mais...
1967...
Estamos todos, a maioria com quatorze ou quinze anos...
Hormônios explodindo... Alegria imensa e intensa, sem preocupações...
Sendo jovens, com atitudes jovens...
E eis que terminamos nosso primeiro ciclo... 
E em 1968 estamos todos divididos em Escola Normal, Científico e Contabilidade.
Cada um começa a tomar seu rumo, ainda jovens, imaturos e inconsequentes, alegres, mas cada qual já sabendo que rumo tomar, que curso fazer.
Em 1970 começávamos nossa caminhada rumo a um futuro mais promissor, cada qual escolhendo sua profissão.
E assim se passaram esses 48 anos...
Com tristeza constatamos que muitos desde muito cedo já não estão entre nós, assim como os nossos amados professores alguns também já nos deixaram.
Essa é a roda da vida. 
E o barqueiro da vida, nosso amado Pai Celestial nos permitiu e concedeu a graça de estarmos aqui e a Ele agradecemos, e é por isso que resolvemos fazer este encontro , para que pudéssemos relembrar dias tão gloriosos e festivos. Porque sim, cada dia era uma festa, uma comemoração à nossa juventude.
Para que parceiros de outrora soubessem de nosso presente, de nosso passado mais recente, de nossas vidas, de nossas realizações e por que não de nossos sonhos? Estamos vivos, estamos lúcidos, estamos ativos, por que não ter sonhos? 
Sonhar com o amanhã pertence a todos nós, se vamos realizá-los só pertence a Deus.
E aqui estamos quarenta e oito anos mais velhos, mais experientes, mais sábios, com os cabelos já grisalhos, disfarçados pelas químicas ou não. 
Nossos corpos, ainda que alguns conservem a esbeltez da juventude, já não tem a mesma agilidade e viço de outrora, embora nossa essência seja a mesma. Porque só mudamos o nosso exterior, nosso interior ainda continua moleque, alegre, arteiro e com um entusiasmo juvenil.
Muitos de nós, senão a maioria constituiu família, e hoje acredito que já sejamos todos vovós e vovôs .
Escrevendo este texto veio em minha mente as nossas brincadeiras, o nosso jogo de vôlei, nossas idas à Antonina para jogar, e o nosso jogo de tênis de mesa, o famoso ping-pong? Quanta briga, discussão por nada. E as fofoquinhas? Engraçado algumas coisas não mudam.
E os namoricos? Demais né? Namoradinhos de cá para lá, de lá para cá, mãozinhas dadas, mão na cintura nem pensar! Talvez escondido de todos. Nesse momento com saudades lembrei-me de nosso casalzinho que tão jovens juntos se foram.
Mas, hoje é alegria...
Alegria do reencontro...
Alegria de estarmos aqui...
Alegria por podermos recordar um tempo inolvidável, um tempo que não podemos retornar mas que podemos lembrar, podemos recordar porque como já se diz por aí...
Recordar é Viver e Vivos estamos.
Estamos aqui para nos reconhecer, para saber o que fizemos de nossas vidas, de nossas famílias e o que produzimos.
E aí eu pergunto o que fizemos de nossas vidas?
Eu por exemplo casei-me cedo, tive três filhos, um menino e duas meninas. Estou viúva há oito anos. As meninas me transformaram em avó de três crianças maravilhosas. Dois meninos e uma menina.
Profissionalmente fui tudo que queria e podia ser no universo em que vivo. Professora de primeira a quarta série, professora de história de quinta a oitava série e de ensino médio, fui diretora da escola mais antiga de Antonina por dez anos, exerci funções de coordenação pedagógica, fui documentadora escolar e para encerrar minha carreira por quatro anos exerci a função de Secretária Municipal de Educação, uma experiência maravilhosa. Estou aposentada de minhas atividades profissionais desde 2009, depois de 30 anos no exercício da profissão que escolhi. 
Hoje sou mãe, pai e avó, com tempo para me dedicar à família e aos amigos.
Essa fui eu depois que nos vimos pela última vez. 
É essa história que viemos aqui contar, a história de nossas vidas, nossas vitórias, nossas conquistas, nossos anseios, nossa família.
Hoje é o dia do abraço apertado, de mil beijos, de cantar nossa juventude que tão longe e ao mesmo tempo perto está de nós, porque ela está viva em nosso interior, só não sabíamos que ela estava lá pronta para explodir em mil pedaços e que neste momento vamos juntar esses pedaços de nossas recordações e juntá-los num enorme quebra cabeça e que depois de pronto vamos emoldurá-lo em nossa retina para mais uma vez mantê-lo guardado. Dessa forma todos nós seremos guardiões de nossas memórias.
Amigos não se assustem, já vou parar só queria agradecer a vocês por terem respondido ao nosso chamamento e dar um abraço simbólico nestes professores que nos deram muito de si e mais do que isto contribuíram para nosso sucesso profissional e pessoal, bons exemplos não se acha fácil por aí e nós tivemos a graça de termos isso com nossos mestres. 
Obrigado professoras: Helena Cit Cordeiro, Sueli Malucelli Pinto, Nívea Matsuzava, Marlene Scucatto Gomes, Marize Brito Bortolin, Marília Buffara, Roselis Latuf, Edma Zanardi, Celmira Gnatta, Geseli Antunes Guimarães, Maria Narcisa pelo que fizeram e aguentaram de nós e por nós. Saibam que seu comprometimento e desprendimento, capacidade e conhecimentos é muito raro de se encontrar hoje em dia. Há exceções mas raras, muito raras infelizmente.
Amigos mais uma vez obrigado por virem, quero ainda dizer que pessoalmente aguardei ansiosamente por este dia e ele está valendo a pena cada segundo que estou vivendo.
E ao Senhor Nosso Deus glórias vos damos por este momento de nossas vidas, obrigado Senhor.
E antes de saborearmos estes alimentos preparados com esmero e carinho, gostaríamos de agradecer a acolhida de Suely e de suas colaboradoras que não mediram esforços para que nosso encontro fosse realmente o que esperávamos .
Obrigado Suely, e agradeça por nós o empenho de suas colaboradoras.

Por Rosane Souza.
05 de setembro de 2015.
_______________________________
_______________________________



ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO.
Professoras, da esquerda p/direita: Suely Malucelli Pinto, Marília Buffara Cecato, Nívea Matsuzava, Marlene Scucato Gomes, Helena Cit Cordeiro e Edma Zanardi.


Nossa Turma/1967 - Ginasial: Colégio Estadual 'Rocha Pombo':
Adair Siegel, Antonio Ermelindo Cit, Arlindo de Souza Castro, Deocléa Aparecida Sellmer, Douglas Charello da Silveira, Elias de Almeida Cabral Filho, Eliane Witowiski, Elisete da Silva, Ester Amália Alpendre Silveira, Helena Maria França Sundin, Herivelto Farinha, Joacir de Almeida Cabral, José Carlos da Silva, José Éros Pereira, Luís Antonio Conforto, Luiza Tsuchie, Luiz Gregório de Campos, Maria José Moragriega Garcia, Maria Odete Eclache, Marlene Leal, Neide Petersen, Noel Antonio Rosa, Paulo Yoshihito Nakai, Ricardo José Leite Gnatta, Rubens Tiemann, Rui Charello da Silveira, Sérgio Conforto, Tânia Mara Bergamini, Odenis Rios dos Prazeres, Iracema Alves Pereira, Ademir Carvalho, Adilvani Pereira Borges, Adilza Pereira Borges, Amadeu Valério, Armando Marinho Pereira das Neves, Antonio Luiz Cavagnolli, Célia Maria Rodrigues , Celso Guimarães, Cervantes Gonçalves Ayres, Dilma Vera Nunes, Dirlei De Bona, Euclides Cândido Henrique, Gilberto Foltran, Benjamim Cândido Henrique, Luiza Oneide Biudes, Dirone Tadeu Calegari, Edson Mocelin, Manoel Cordeiro Neto, Maria de Lourdes Pavan, Maria Emília Gonçalves Nascimento, Maria Stella Consentino, Mauri Lamin dos Santos, Onusta Miriam Andrade, Ozelita Dal’Negro, Pedro Augusto Foltran, Roseli Polidoro, Vera Maria Brucinski, Nilza Vieira, Odilon Pulsides, Valderez Biudes, João Arthur Scremim, João Batista Justino, João Carlos de Souza Brito, Jorge R. Higashiyama, José Alves da Silva Filho, Lauro Vicente Malucelli, Luiz Carlos Zeni, Luiz Gastão de Miranda, Lourival da Silva Santos, Luiz Apolinário, Luiz Carlos Hunzicker, Lisle Maria Alves, Maria Raquel Stocco, Olandiel Rios dos Prazeres, Osmar Assunção, Renato Nicolau, Valmir Alves da Silva, Aneli Petersen (foto no destaque), Luciclea Robassa, Rosane Maria de Souza.



Nossa Turma/1970 – Escola Normal 'Silveira Neto':
Adair Siegel, Aneli Petersen, Célia Maria Rodrigues, Dilma Vera Nunes, Dirlei de Lourdes De Bona, Elizete da Silva, Ester Amália Alpendre Silveira, Helena Maria França Sundin, Iracema Alves Pereira, José Éros Pereira, Luciclea Robassa, Luiza Oneide Biudes Duzczak, Maria Emília G. Nascimento, Maria Stella Consentino, Nilza Maria Vieira, Odenis Rios dos Prazeres, Ozelita Dal’Negro, Rosane Maria de Souza, Roseli Polidoro, Rubens Tiemann, Tânia Mara Bergamini, Valderez Biudes, Neuci Aparecida Janata, Damaris Camargo Araújo, Zilda Lúcia Felisbino, Adilvani Pereira Borges, Irmã Claudiana e Wilson Pereira.
Nesta turma ainda tínhamos de saudosa memória: Edson Mocelin, Eliane Witowscki e Neide Petersen.






















Luciclea Robassa, Rosane Souza e Neli Petersen.

Neli Petersen, Rosane Souza e Luciclea Robassa.

Neli Petersen, Ozelita Dal' Negro, Rosane Souza e Luciclea Robassa.

Neli Petersen, Ozelita Dal' Negro, Rosane Souza e Luciclea Robassa.

Organizadoras do evento: Neli Petersen, Rosane Souza e Luciclea Robassa. Marcos Pereira foi convidado para o evento.

Da esquerda p/direita: Maria Emília Petersen, Odenis Cassilha, Rosane Souza, Raquel Stocco Rosa e Ozelita Dal' Negro.
Professoras de outrora: Celmira Gnatta, Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro, Suely Malucelli Pinto, Marise Bortolin, Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava, Edma Zanardi e Narciza Santos.
Ajoelhado: Marcos Pereira.

Professoras de outrora: Celmira Gnatta, Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro, Suely Malucelli Pinto, Marise Bortolin, Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava, Edma Zanardi e Narciza Santos.
Ajoelhado: Marcos Pereira.

Professoras de outrora: Celmira Gnatta, Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro, Suely Malucelli Pinto, Marise Bortolin, Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava, Edma Zanardi e Narciza Santos.
Ajoelhado: Marcos Pereira.

Professoras de outrora: Celmira Gnatta, Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro, Suely Malucelli Pinto, Marise Bortolin, Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava , Edma Zanardi e Narciza Santos.
Ajoelhado: Marcos Pereira.

Professoras de outrora: Celmira Gnatta, Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro, Suely Malucelli Pinto, Marise Bortolin, Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava e Edma Zanardi.
Ajoelhado: Marcos Pereira.






















Moacir Nascimento, Edison Araújo, Arlindo de Souza Castro, Valderes Biudes e Flávio Tiemann.

Suely Malucelli Pinto, Marise Brito Bortolin, Celmira Gnatta e Helena Cit Cordeiro.

Professoras: Celmira Gnatta, Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro, Suely Malucelli Pinto, Marise Brito Bortolin, Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava e Edma Zanardi.
Ajoelhado: o beleza Marcos Pereira.

Damaris Araújo, Marília Buffara Cecato, Pedro Foltran, Sérgio Conforto, Arlindo de Souza Castro, Antonio Cit, Luciclea Robassa, Cervantes, Gilberto Foltran, Roselis Latuf, Narciza Santos, Edma Zanardi, Célia Maria Rodrigues, Lisle Maria.






Em pé: José Éros Pereira, Lourdes Scremin, Jorge Roberto Scremin (dando um duro na cerveja). Sentadas, as professoras: Roselis Latuf, Narciza Santos e Suely Malucelli Pinto.


Sentadinhas degustando uma deliciosa sobremesa: Nívea Matsuzava, Suely Malucelli Pinto, Helena Cit Cordeiro e Edma Zanardi.


Cervantes Gonçalves Ayres (tomando uma cervejinha).

Moacyr Nascimento e sua tia/profª Narciza Santos.

Flávio Tiemann, Moacyr Nascimento, Arlindo de Souza Castro, Pedro Foltran e Edison Araújo.

Da esquerda p/direita: Rubens Tiemann, Moacyr Nascimento, Arlindo de Souza Castro, Pedro Foltran, Edison Araújo e Armando Marinho.


Arlindo de Souza Castro e a profª Suely Malucelli Pinto.

Arlindo de Souza Castro e a profª Suely Malucelli Pinto.


José Éros Pereira, de costas está Edison Araújo, profª Edma Zanardi, profª Marlene Scucato Gomes e Rosane Zanardi.

Luciclea Robassa.

Gilberto Foltran e Pedro Foltran.

Nairo, Moacyr Nascimento, José Éros Pereira e Edison Araújo.

Na recepção: Maria Emília Petersen.

Profª Edma Zanardi, Rosane Zanardi e Euclides Cândido Henrique.

Rubens Tiemann, Neli Petersen Dias e Rosane Souza.

Wilson Pereira e Carlinhos Gnatta.


Luciclea Robassa, Neli Petersen e Maria Emília Petersen.

Euclides Cândido Henrique e Arlindo de Souza Castro.

Da esquerda p/direita: 2ª Adair Siegel Nicolau e 4ª Célia Maria Rodrigues.

Narciza Santos, Suely Malucelli Pinto, Nívea Matsuzava e Rosane Zanardi.

Professoras: Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro e Edma Zanardi.

Professoras: Roselis Latuf, Helena Cit Cordeiro e Edma Zanardi.

Professoras: Nívea Matsuzava e Marlene Scucato Gomes.

Odenis Cassilha.

Luciclea Robassa e Marília Buffara Cecato.



Raquel Stocco Rosa e Suely Gnatta.

Noel Rosa.

Dilma Ivanoski e Valderes Biudes.

Dilma Ivanoski, Valderes Biudes, Ricardo José Leite Gnatta e Helena Maria França Sundin.











Professoras: Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava, Edma Zanardi, Suely Malucelli Pinto e Marília Buffara Cecato.

Professsoras: Edma Zanardi, Suely Malucelli Pinto, e de costas estão: Marília Buffara Cecato e Marise Brito Bortolin.

Professoras: Nívea Matsuzava, Edma Zanardi, Suely Malucelli Pinto, Marília Buffara Cecato e de costas Marise Brito Bortolin.

Marise Bortolin, Helena Cit Cordeiro e Rosane Zanardi.

Marise Bortolin, Helena Cit Cordeiro, Rosane Zanardi e Marlene Scucato Gomes.

Professoras: Suely Malucelli Pinto, Marília Buffara Cecato e Marise Bortolin.


Rosane Souza, Ozelita Dal' Negro, Luciclea Robassa, Odenis Cassilha, Neli Petersen e Pedro Foltran.

Pedro Foltran, Rosane Souza, Ozelita Dal' Negro, Luciclea Robassa, Neli Petersen e Odenis Cassilha.

Pedro Foltran, Rosane Souza, Ozelita Dal' Negro, Luciclea Robassa, Neli Petersen e Odenis Cassilha.

Odenis Cassilha, Pedro Foltran, Rosane Souza, Ozelita Dal' Negro e Luciclea Robassa.

Ricardo José Leite Gnatta.


José Éros Pereira.

Profª Narciza Santos, Raquel Stocco Rosa, filha da Dilma, genro da Dilma, de costas: Moacyr Nascimento, Noel Rosa, Célia Maria Rodrigues e Dilma Ivanoski.

Dilma Ivanoski, Célia Maria Rodrigues, Noel Rosa, Moacyr Nascimento, Raquel Stocco Rosa e de costas a profª Narciza Santos.

Rubens Tiemann, Gilberto Foltran, Antoninho Cavagnolli e Arlindo de Souza Castro.

Antoninho Cavagnolli, Rubens Tiemann e Gilberto Foltran.

Maria Emília Petersen, Célia Maria Rodrigues, Odenis Cassilha e Neide Biudes.

Maria EmíliaPetersen, Marília Buffara Cecato e Marise Brito Bortolin.



Rosane Souza, profª Suely Malucelli Pinto e Maria Emília Petersen.

Marlene Scucato Gomes, Nívea Matsuzava e Neli Petersen Dias.

Professoras: Nívea Matsuzava e Edma Zanardi.

Flávio Tiemann, Adair Siegel Nicolau, Noel Rosa e Rubens Tiemann.

Jorge Roberto Scremin, Lourdes Scremin e José Éros Pereira.

Sérgio Conforto, Noel Rosa e Jorge Roberto Scremin.

Sérgio Conforto, Noel Rosa, Ezequiel Martins da Silva e Jorge Roberto Scremin.







Trio parada dura: Sérgio Conforto, Jorge Roberto Scremin e Ezequiel Martins.

Jorge Roberto Scremin e Ezequiel Martins da Silva (convidados).

Suely Gnatta - proprietária do restaurante Engenho da Serra.

Janice Luciano (colaboradora do restaurante).
















































































Professoras: Nívea Matsuzava e Marlene Scucato Gomes.

Professoras: Nívea Matsuzava, Marlene Scucato Gomes, Helena Cit Cordeiro e Edma Zanardi.
Professoras: Roselis Latuf, Narciza Santos e Suely Malucelli Pinto.
Neli Petersen Dias, Rubens Tiemann e José Éros Pereira.

Maria Emília Petersen, Neli Petersen Dias, Rubens Tiemann, José Éros Pereira e Ozelita Dal' Negro.

Marcos Pereira e Ezequiel Martins da Silva (convidados).





Odenis Cassilha, Raquel Stocco Rosa e Arlindo de Souza Castro.

Ricardo José Leite Gnatta.

Luciclea Robassa.
























Profª Helena Cit Cordeiro.

Cervantes Gonçalves Ayres com sua esposa e a amiga Luciclea Robassa.

Lisle Maria e Damaris Araújo.
Profª Suely Malucelli Pinto. 
Profª Helena Cit Cordeiro.

Profª Marlene Scucato Gomes. 
Professoras: Marlene Scucato Gomes e Nívea Matsuzava.

Antonio Cit.

Helena Maria França Sundin. 
Roselis Latuf.

Adair Siegel e Roselis Latuf.

Muita alegria e descontração na festa. Ozelita Dal' Negro, Odenis Cassilha, Marcos Pereira com a prima Neide Biudes (escondida) e ao fundo Suely Gnatta.































































































































































































Euclides Cândido Henrique
___________________________
___________________________

Colaboradores de imagens: Rosane Souza, Armando Marinho e Marcos Pereira.
___________________________
___________________________

Parabéns às organizadoras do evento, o qual foi, sem dúvida alguma, um grande sucesso; como também, parabenizo a todos os alunos e professores que estiveram presentes.
Muito obrigado pelo convite, foi muito gratificante participar dessa maravilhosa festa, com muita descontração e harmonia.
Marcos Pereira.
Morretes, 5 de setembro de 2015.
_____________________________
_________________________
_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!