sexta-feira, 14 de junho de 2013

Família de Carlo Bergamaschi Trombini

FAMÍLIA DE CARLO BERGAMASCHI TROMBINI.
___________________________

Imigrantes Italianos no Paraná

No dia 24 de abril de 1877 desembarcava em Paranaguá (Porto do Rocio), Carlo Bergamaschi Trombini e sua esposa Cecília Maria Ravani Bavetti, procedentes da Itália, quando partiram de Genova, após longa travessia chegavam na ex-Capital Federal, onde receberam as carteiras modelos 19, seguindo
posteriormente até santos e de lá até o nosso litoral.
No porto de Paranaguá foram recebidos pelos agentes da Imigração, quando receberam a primeira alimentação em solo brasileiro. Ao contrário de outros imigrantes a família Trombini e outras dezenas não foram obrigados a estabelecer-se em abrigo, por quarentena, para ver se não possuíam enfermidades contagiantes e/ou epidemias.
Desta cidade tomaram o vaporeto Ïguassú", com mais de cento e quarenta conterrâneos no porto de "Três Paus", hoje denominado Barreiros na cidade de Morretes.
Ele, agricultor, casado, filho de Pietro Trombini e Roza Bergamaschi, nascido em 16 de maio de 1839 em Casalsigone hoje Pozzaglio e Unitte Sulla Via Brescie, 2º Paese.
Ela, filha de Giacomo Bavetti e Giovanna Ravani, agricultora, nascida em Casalmorano Sulla via Bergamo, no dia 1º de novembro de 1851, ambos de Cremona, Província da Lombardia.
Possuíram quatro filhos: Rosa Maria Tereza Bavetti, Olympio, Achilles e Paulina Trombini.
Olympio Trombini casou-se com Angelina Mori Buzetti e originou a família.
Filhos: Luiza, Sinibaldo, Mirtillo, Geraldo (casados com descendentes da família Malucelli) e Odete casada com Airton Greiffo.
Netos: Wladimir, Italo, Raul, Renato, Roselis, Raquel, Lenomir e Luiz Sérgio.
E vários bisnetos e trinetos.
Olympio Trombini encaminhou os filhos para Curitiba, cuja cidade oferecia maiores oportunidades no comércio e no aspecto educacional.
Assim seu filho Mirtillo Trombini, que veio se instalar com o comércio de papéis, com pequeno capital inicial, acompanhado de uma grande dose de estímulo.
Nunca deixou de recomendar da união de todos seus filhos e descendentes, e mais tarde viu o progresso daquela pequena firma comercial e o ingresso dos demais filhos, Sinibaldo, Geraldo e netos, que lutando 60 anos, conseguiram construir um parque industrial denominado Grupo Industrial Trombini, atualmente Trombini Papel e Embalagens S/A, que veio engrandecer o setor fabril e industrial de nosso Estado e também em outras localidades da União.
Olympio Trombini faleceu no dia 17 de agosto de 1958, aos 78 anos de idade e viu com satisfação o dever cumprido, a semente de seu entusiasmo frutificar o progresso daquela unidade familiar onde 10 descendentes desempenharam o calor de seu trabalho em prol do engrandecimento do Estado do Paraná.
Pesquisa da origem da família Trombini, extraída do arquivo particular da sra. Alice.


Uma breve história da Trombini - Empresa.


Entrevista com Renato Trombini para a Revista da FIEP, realizada pelo jornalista Luís Manfredini.
O economista Renato Trombini preside a Trombini desde 1994, mas trabalha nas empresas da família desde os 12 anos, quando começou como balconista na Casa Raimundo, um armazém de secos e molhados no Pilarzinho. Geraldo, o pai, e os tios Sinibaldo e Mirtillo eram sócios neste e em alguns outros empreendimentos e, por essa época (fim dos anos 40), seis primos adolescentes já engatinhavam nos negócios. Portanto, a construção das empresas que desaguaram na Trombini, hoje uma das maiores produtoras de caixas de papelão ondulado e sacos de papel multifolhados do Brasil, foi um ingente, ininterrupto e conjunto esforço de família. Talvez por isso Renato não entenda sua vida profissional a não ser umbilicalmente integrada à trajetória familiar, primeiro pelo comércio, depois pela indústria, que começou em 1941 com o tio Mirtilo Trombini.

O empreendedorismo dos Trombini, no entanto, começou bem antes, já quando Cecília e Carlo Trombini, avós de Geraldo, Sinibaldo e Mirtillo, chegaram a Morretes, vindos do Veneto, na Itália, em 1877, e se instalaram na colônia de imigrantes italianos ali existente. Estavam fascinados com a ideia de “fare l’America”, que iluminava as multidões fugitivas da grande fome italiana do final do século XIX. Mas fazer a América não era empresa fácil, cobrava um empreendedorismo.

Com saúde frágil e sofrendo a umidade, o calor, a profusão de insetos e dificuldades materiais, o casal mudou-se para Curitiba, onde conseguiu uma pequena chácara. Mas Cecília morreu precocemente e Carlos voltou para Morretes com os quatro filhos – Rosa, Olympio, Achiles e Paula. Mais tarde, após várias tentativas para sustentar a família, retornou a Curitiba, onde vendeu lenha e viveu sob privações (incluindo dramáticos períodos de fome) que se aproximavam das sofridas na velha Itália. Morreu poucos anos depois, vítima das sequelas de um acidente.

Quebrando pedras

O filho Olympio, pai de Mirtillo, Geraldo e Sinibaldo e avô de Renato, quebrava pedras na Serra do Mar, comandando imigrantes espanhóis vindos da Argentina, especialistas na confecção de meios-fios e paralelepípedos. Dali saiu o calçamento da rua XV, em Curitiba. Depois, quebrou pedras em Araucária até 1914, quando voltou a Morretes para trabalhar em obras de cantaria. Cinco anos mais tarde passou a dedicar-se ao comércio. Foi exportador de frutas para a capital, dono de bar e empresário do cine-teatro Marumby, em Morretes, e do cine Paraíso, em Paranaguá. Assim mourejavam os Trombini, fazendo a América, arrostando muralhas.

Renato Trombini reporta-se ao início das empresas, obra da geração que se seguiu aos pioneiros. Em 1941, o tio Mirtillo deixou de ser empregado da fábrica de papel São Marcos, em Morretes, e fundou em Curitiba uma pequena empresa comercial, junto com o amigo Albano Reis, à qual logo se somaram os irmãos Sinibaldo e Geraldo, pai de Renato. Nascia a Mirtillo Trombini & Cia, que de início comprava e classificava papéis usados para revendê-los às fábricas e, depois, passou a adquirir papel novo para colocá-lo no mercado de Curitiba.

Nova geração

Por volta de 1945, Mirtillo e os irmãos acrescentaram à firma outro empreendimento: a Casa Raimundo, no Pilarzinho. Logo abriram dois outros armazéns no mesmo bairro. Por essa época entrou em cena nova geração, seis primos – Lenomir e Luiz Sérgio, Vladimir e Ítalo, e Renato e Raul –, filhos de Mirtillo, Sinibaldo e Geraldo. Eram adolescentes, com pouco mais de 12, 13 anos, e já serviam de balconistas, entregadores, meninos de recados. Esta geração, alguns anos mais tarde, estaria à frente da opção das empresas pela indústria, articulando sua ousadia de jovens à visão e à sabedoria dos mais velhos. De fato, após venderem os armazéns e criarem uma grande área de vendas no atacado e de representações para os três Estados do Sul, em 1962, os Trombini deram os primeiros passos na construção de um grupo industrial.

No livro de memórias Marcas da Minha Vida, que publicou em 2008, Mirtillo Trombini escreveu:

“A nossa segunda geração (dos filhos do Geraldo, do Sini e meus) estava indócil, de mangas arregaçadas para enfrentar qualquer tipo de negócio industrial, de preferência no ramo de papéis, no qual havíamos nos especializado”.

“Começamos com uma fabriqueta de sacos de papel para embalar mercadorias nos armazéns da época”, lembra-se Renato, que então já contava com 23 anos. Ele e os primos, jovens e empreendedores, estavam ansiosos por superar a atividade pouco rentável – mas trabalhosa – das representações. Ademais, no início dos anos 60, o Paraná se abria para a industrialização.

“Em 1967, instalamos a primeira indústria de caixas de papelão ondulado de Curitiba”, conta Renato. Até 1974, os Trombini montaram ou compraram várias fábricas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Minas, todas para produção de papel virgem e reciclado usado pela própria empresa para a fabricação dos sacos de papel multifoliado e das caixas de papelão ondulado.

Crescimento

Em 1990, a família decidiu promover alguns ajustes na gestão das empresas, profissionalizando-as. Cinco anos depois, com administração renovada, os Trombini resolveram fundir numa só razão social o conjunto de empresas que possuíam, enxugando-as, e vender alguns ativos (fábricas e reflorestamentos) para adaptar-se às novas circunstâncias econômicas do País. Nessa época Renato, que nos últimos 33 anos já havia navegado por todos os setores das indústrias, assumiu a Presidência executiva da Trombini. Os primos se concentraram no Conselho de Administração, enquanto dois sobrinhos são diretores, ao lado de dois outros diretores que não pertencem à família.

Hoje, a Trombini é a quarta empresa no setor de caixa de papelão ondulado no Brasil e a segunda na área de sacos de papel multifoliados (próprios para embalagem de cimento, adubos, sementes, produtos químicos, entre outros). Um desempenho garantido por plantas industriais de produção de celulose e papel, em Curitiba (PR) e Fraiburgo (SC), duas fábricas de papelão ondulado, uma em Curitiba e outra em Farroupilha (RS), e uma planta de sacos de papel multifoliados em Curitiba. Sua produção atende, sobretudo, o mercado nacional (95%), concentrando-se nas regiões Sul e Sudeste (85%).

Lucro não é tudo

“Sempre tivemos o enfoque da empresa voltado para o resultado. Não faz sentido uma empresa que não dê lucro”, afirma Renato Trombini. E acrescenta: “Procuramos realizar um trabalho administrativo voltado para a remuneração do acionista, para o bem-estar e a boa remuneração dos funcionários. Isso é fundamental num bom processo de gestão. Além do programa salarial, temos um de participação nos lucros dos funcionários”.
Mas, se o lucro é essencial, não é tudo. “O empresário também deve voltar-se para uma visão social”, esclarece Renato. Assim, a Trombini participa frequentemente de ações que vão das doações (cestas básicas e de Natal, alimentos e agasalhos) ao apoio a creches, escolas, bibliotecas, hospitais e postos de saúde e a diversas atividades esportivas comunitárias. A empresa também participa de trabalhos como o programa do SENAI com menores aprendizes e de formação de operadores de máquinas (213 dos seus colaboradores já participaram desses cursos desde 2002). Mensalmente, a Trombini reúne grupos de funcionários para cursos e treinamentos, além de lhes fornecer plano de saúde, atividades de lazer e esportiva e refeitório a custo subsidiado na empresa. Nos municípios onde possui fábricas, a Trombini se soma às prefeituras – e também ao SESI – em diversos programas sociais.
Renato faz questão de destacar “o real comprometimento da empresa com o meio ambiente”. “A Trombini”, explica, “tem como estratégia ambiental o monitoramento contínuo dos impactos gerados por suas atividades industriais, através de diagnósticos permanentes”. O objetivo da Política de Qualidade Trombini, sublinha Renato, “é antever o possível impacto, reduzindo ao máximo seu alcance”. E revela que, nos últimos anos, a empresa investiu mais de US$ 8 milhões em equipamentos e sistemas antipoluentes e mais de US$ 12 milhões em otimizações do processo produtivo que resultaram na redução dos impactos ambientais de suas atividades.
E os Trombini “hanno fatto l’America”, entrevista com Renato Trombini, para a Revista da Fiep, realizada pelo jornalista Luis Manfredini.
Curitiba, 10 de Abril de 2013.

A Trombini 

A Trombini foi iniciada, como empresa comercial, em 1941, por Mirtillo Trombini (com a sociedade posterior com seus familiares) e se transformou em grupo industrial a partir de 1971. Moderniza-se constantemente, para ser cada vez mais competitiva e competente no atendimento às demandas do mercado.
Investimentos constantes nos mais modernos equipamentos e em tecnologia, assim como na preparação de uma equipe de profissionais altamente capacitada e motivada, tornaram a Trombini uma das principais empresas do segmento de embalagens de papel do Brasil e da América Latina.
É a segunda maior produtora de sacos de papel multifoliados do Brasil e a quarta de embalagens de papelão ondulado, além de ser uma das maiores recicladoras de papel para embalagens do País. E, ainda, desenvolve amplas florestas, de pinus e de eucaliptos, planejadas para serem colhidas e replantadas, complementando a sua sustentabilidade e integração.
Moderna em sua gestão, a Trombini se destaca no cenário brasileiro como uma empresa sustentável, tecnologicamente avançada e parceira dos seus clientes, com um padrão de atendimento inigualável.



Unidades Paraná
Papelão Ondulado
Rua José Casagrande, 803 – Pavilhão 01
Vista Alegre–Curitiba–PR–CEP 80820-590
Fone: (41) 2169-1100
Fax: (41) 2169-1420

Celulose e Papel
Rua Olympio Trombini, 619
Vista Alegre–Curitiba–PR–CEP 82020-040
Fone: (41) 2169-1100
Fax: (41) 2169-1181

Unidade de Sacos
Rua José Casagrande, 803 – Pavilhão 01
Vista Alegre–Curitiba–PR–CEP 80820-590
Fone: (41) 2169-1100
Fax: (41) 2169-1414Unidade Rio Grande do Sul

Papelão Ondulado
Rodovia RS 122 – Km 61 – Distrito Industrial
Farroupilha – RS – CEP 95180-000
Fone: (54) 2109-7000
Fax: (54) 2109-7001

Unidade Santa Catarina
Celulose e Papel
Avenida Caçador, 93 – Centro
Fraiburgo – SC – CEP 89580-000
Fone: (49) 3256-2022
Fax: (49) 3256-2025Escritórios Regionais de Vendas

Papelão Ondulado
Londrina - PR
Fone: (43) 2101-6800
Fax: (43) 2101-6801
Blumenau - SC
______________________________________


Sinibaldo Trombini - Escritor
Escultor, escritor e empresário.
Nasceu em 21 de janeiro de 1909
na cidade de Morretes-PR-BR.


 
Mirtillo Trombini

Sinibaldo Trombini e Geraldo Trombini
______________________________________________
_______________________________________
___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!