quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pesquisa sobre João Zanin Turin por Éric Joubert Hunzicker

PESQUISA SOBRE JOÃO ZANIN TURIN. 
por Éric Joubert Hunzicker.
João Zanin Turin
João ZaninTurin

Em 21 de setembro de 1875, João Zanin Turin nasce no Porto de Cima-Morretes-Paraná-Brasil, “aos pés do Marumbi”; diria ele mais tarde, motivo de orgulho do artista que sempre buscou e encontrou na natureza a força de sua expressão criadora e a matéria...prima, origem de toda a sua criação artística. Filho de Giovanni Turin e Maria Turin.
Após os primeiros estudos em sua terra natal, em 1906 viajou para a Bélgica, onde se matriculou na Academia de Bruxelas, para estudar escultura. Nos cinco anos que ali estudou, conquistou primeiros e segundos prêmios do curso. No decorrer do quarto ano conquistou vários deles. Por esse motivo o diretor da Escola de Belas Artes cedeu-lhe um atelier na própria escola, onde Turin executou a escultura “O Exílio”, figura de dois metros de altura. Obteve menção honrosa ao expô-la no Salão de Paris. Esta estátua está hoje na Municipalidade de Bruxelas. Em 1913, expôs nesse mesmo salão outros dois trabalhos: “O Fogo Sagrado”, com dois metros de altura e o “Busto do Barão do Rio Branco”. No ano seguinte exibiu as maquetes de “Rio Branco”, “Olavo Bilac” e o busto do Diretor da Ecole dês Hautes Estudes, Dr. Marc Auliff.
Residindo em Paris durante a guerra de 1914, Turin viu-se, deprimido pelas circunstâncias, forçado a exercer funções fora da sua profissão. Finda a conflagração, realizou belo baixo relevo em pedra, – “La Pietá”, de grandes dimensões, para a igreja da Normandia, França. Novamente expôs no Salão de Paris uma maquete do “Dr. Epitácio Pessoa”, então Presidente da República, e outra do “Dr. Gastão d'Argollo”, ambas no tamanho natural, a “Figura de Cão de Caça” e a estátua de “Tiradentes – Mártir”. Em colaboração com o também escultor João Zaco Paraná, executou em 1922 os bustos em bronze, dos poetas paranaenses “Emiliano Pernetta”, “Emílio de Menezes” e “Domingos Nascimento”, que embelezam o aprazível recanto da cidade de Curitiba, a Praça General Ozório.
Também de sua autoria é a estátua de “Tiradentes”, na Praça que leva o nome de nosso mártir maior.
É muito grande a obra executada por Turin. Umas estão assinadas, outras não, por terem sido feitas em parceria com artistas franceses.
Faleceu João Zanin Turin em junho de 1949.

Pesquisa: Éric Joubert Hunzicker 

______________________________________
______________________________________



João Zanin Turin nasceu no Porto de Cima, aos pés do Marumbi, município de Morretes/Paraná/Brasil, no dia 21 de Setembro de 1875, filho de imigrantes italianos, falecido em Junho de 1949.
Um orgulho para Morretes, cidade berço de grandes artistas...

____________________________
____________________________


João Zanin Turin
JOÃO TURIN, na casa onde nasceu, em Porto de Cima, Morretes, Paraná, Brasil.
Na foto com ele: Theodoro De Bona, Sinibaldo Trombini, Marcos De Bona e José Buzetti.
=1944=

João Turin - por Theodoro De Bona - Curitiba - 1942

________________________________
________________________________

Nunca é demais...
Mais uma pesquisa sobre JOÃO TURIN

Nasceu João Turin em 21 de setembro de 1885 na vila de Porto de Cima, Morretes, Estado do Paraná.
Era filho de João Batista Turin e de Maria Zanin Turin, imigrantes italianos, há pouco chegados ao Brasil pelo Porto de Paranaguá.
Muito jovem ainda, levado pela premência de aprender um ofício que lhe desse uma profissão estável futura e levando em consideração a sua facilidade em esculpir figuras em madeira, entrou Turin como aprendiz de entalhador numa oficina de móveis, das muitas que existiam em Curitiba. Logo nos primeiros dias de trabalho, foi observada sua grande queda para a arte das formas.
Aconselhado por amigos que enxergavam nos traços vigorosos do seu trabalho algo aproveitável, entrou para a "Escola de Artes e Ofícios", dirigida por Mariano de Lima, o precursor do ensino de Artes no Paraná. Por esse tempo, era a única escola do gênero em Curitiba, localizada na Praça Carlos Gomes, fundada em 1886.
Nesse estabelecimento, o seu talento ficou atestado e comprovado.
Naqueles tempos, havia por parte das autoridades governamentais interesse para o desenvolvimento cultural e o aproveitamento dos talentos emergentes do seio popular.
Estudou na Europa, em Bruxelas e Paris, e seus temas foram os bustos, as alegorias, os índios e as onças.
Existem trabalhos seus espalhados por esse Brasil, em particular no Paraná, como a estátua de Tiradentes e Benjamim Constant, em Curitiba, Gomes Carneiro na Lapa, e muitas outras.
Além disso encontram-se bustos nas praças públicas, como o de Carlos Gomes e os de vários poetas e artistas; e inúmeros baixos relevos em diversos logradouros, jardins, sociedades e cemitérios.
Faleceu no dia 10 de julho de 1949, em Curitiba, provocando grande consternação na cidade onde, até hoje, a sua arte não teve substituto à altura do seu exuberante gênio.
_______________________________
_______________________________

Obra do artista morretense João Turin será entregue ao Papa Francisco, em nome do povo Brasileiro.



_____________________
_____________________


____________________
____________________

IMAGEM DO PAPA FRANCISCO E O SEU

PRESENTE - 22 DE JULHO DE 2013.
Escultor João Turin, de Morretes, litoral do Paraná".
O Papa Francisco admira a escultura do Frade Lendo, do escultor morretense/paranaense João Turin, um dos presentes que ganhou em nome do povo brasileiro em sua chegada ao Brasil. 
O papa elogiou a peça e quis saber mais sobre João Turin.
Puxa vida, se ele desse uma olhadinha no meu blog "O Virtuoso" (risos...) para saber mais sobre João Turin, que prazer imenso seria para todos nós morretenses/paranaenses, como também uma bênção de Deus.


____________________________
______________________
_______________

Um comentário:

  1. Sempre tive interesse porque das varias versões da data de nascimento e morte de João Turin, algo explicável ou problemas de registro da época?

    ResponderExcluir

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!