terça-feira, 4 de agosto de 2015

Eternamente... Sebastião Cavagnolli







ETERNAMENTE... 
SEBASTIÃO CAVAGNOLLI.
30 de janeiro de 1928 + 31 de janeiro de 1993

Sebastião Cavagnolli nasceu em Morretes no dia 30 de janeiro de 1928. Filho de Antônio Cavagnolli e Mercedes De Bona Cavagnolli. Contraiu matrimônio com a senhorita Zilda Gomes, com quem teve três filhos: Antônio, Stella Maris e Sebastião.
Foi fundador do Orfanato Santo Antônio, do Ginásio Municipal 'Rocha Pombo', do Colégio Comercial Estadual 'Antônio José Gonçalves Filho', da Escola Normal 'Silveira Neto', da Escola Profissional 'Ivone Pimentel', do Rotary Clube de Morretes e da Nova Banda de Música. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e da Sociedade Beneficente dos Operários, representando os operários morretenses no 1º Congresso de Trabalhadores, no Rio de Janeiro, em 1953. Construiu e administrou por muitos anos a Gráfica Stella Maris, gerando empregos, produzindo material de primeiríssima qualidade; construiu também o Estádio Olímpico de Esportes, que leva o seu nome, com alambrado, vestiário e arquibancadas para 400 pessoas. Legalizou o patrimônio do Cruzeiro Sport Club em 1973, contido numa área de 28.734 metros quadrados, onde construiu a Sede Social. Como vereador iluminou as Praças, e conseguiu junto ao Presidente da República a dragagem dos rios e patrulha mecanizada para a lavoura. Foi Prefeito Municipal de 1989 a 1992, realizando um grande sonho de sua vida, pois ele amava demais esta terra e queria fazer o melhor por ela. Transformou a nossa cidade num verdadeiro jardim. Dotado de nobre coração, ajudava a todos que o procuravam, sempre com um sorriso nos lábios. Construiu escolas, coretos, pontes e praças. Deixou marcas positivas e carinhosas lembranças. Católico fervoroso, muito ajudou a nossa Igreja. Era grande devoto do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Porto. Participava da Santa Missa e das Procissões com o seu canto maravilhoso e, em prece, sempre repetia: "Meu Senhor e Meu Deus".
Hoje ele descansa em paz ao lado do Senhor Jesus, pois faleceu em 31 de janeiro de 1993, mas a sua memória permanecerá para sempre nos corações do povo desta terra que ele tanto amou.

Fonte> Secretaria Municipal de Turismo e Cultura - Morretes - Paraná - Brasil.
___________________________________


UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas.

ASPECTOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO DE MORRETES

-Monografia apresentada pela acadêmica Rosângela Kaminski, ao curso de Geografia da Universidade Tuiuti do Paraná, sob a orientação do prof. Uraci C. Bomfim.
Curitiba - 1999

ELEIÇÕES DE 1988 - MORRETES
Em um universo total de 8.179 eleitores inscritos junto ao TRE no município, 7.627 votantes participaram do pleito. O PFL - Partido de Frente Liberal, pela primeira vez elege um prefeito em Morretes, sendo que o candidato Sebastião Cavagnolli, foi eleito com 2.009 votos.
Pesquisando junto aos moradores da localidade, constata-se que, Sebastião Cavagnolli foi o prefeito responsável pela implantação do pólo turístico em Morretes, com obras que visassem embelezar ainda mais a cidade e implementando condições favoráveis, tanto no comércio em geral, como na atividade hoteleira, para receber os turistas.
Datado de 03/06/1990, o Jornal Folha de Londrina, apresenta uma reportagem sobre Morretes intitulada "Morretes quer ser pólo turístico". Neste artigo, faz-se menção às principais fontes arrecadadoras de impostos do município; a fábrica e gráfica de formulários (de propriedade do então prefeito), a atividade agrícola, agroindústria e o artesanato, sendo estas as principais atividades que asseguram a sobrevivência de cerca de 15 mil habitantes.
Os planos de Sebastião Cavagnolli em 1990, eram de transformar Morretes em Disney World "tupiniquim" através do projeto de criação da cidade de Maurício de Souza. Para tanto, o município já dispunha de uma área de 50 alqueires, de fácil acesso pela Estrada da Graciosa, Ferrovia Curitiba - Paranaguá, Rio Nhundiaquara e a possibilidade de construir um aeroporto.
Devido o alto custo de vida no Brasil provocado pela inflação altíssima nos idos de 1992, e tendo em vista as dificuldades financeiras dos funcionários públicos municipais, Sebastião Cavagnolli, determinou ao Departamento Jurídico, que se processasse novo plano reclassificando e concedendo aumentos periódicos ao funcionalismo.
Com o fechamento das indústrias Johann Faber e Fábrica de Papel São Marcos, coube ao alcaide municipal atrair outras indústrias para a região. Restaurantes como o Ponte Velha e Romanus, Supermercado Fumaneri e Agro-Exotic - Comércio Exterior Ltda (comercializadora e exportadora de gengibre), abriram suas portas em Morretes.
Melhorias no sistema de coleta de lixo, rede de água e esgoto, iluminação pública, segurança, saúde e bem estar, foram providenciadas com o auxílio do Estado em virtude da Operação Verão/92.
Por ocasião da comemoração dos 259 anos da cidade, o Correio de Notícias e o Jornal do Estado traziam em seus artigos algumas das benfeitorias realizadas por Cavagnolli, prestes a deixar a prefeitura pelo término de sua gestão. 
Num total de 75 obras entregues ao município destaca-se a construção da Casa Mortuária, há muito almejada pela população. A mortalidade infantil foi reduzida a 1 x 1.000, graças a atuação da Secretaria de Saúde. Em convênio com o Governo do Estado e Sanepar (Álvaro Dias) ocorreu a construção da Lagoa de Tratamento do Esgoto, deixando de eliminar-se os detritos nas águas do Rio Nhundiaquara como eram feitos a 47 anos. Ampliou-se também, o sistema de água potável no perímetro urbano. Nesta época, o município contava com seis gabinetes odontológicos e nove médicos trabalhando em horário integral; postos de saúde nas comunidades de Floresta e Porto de Cima foram construídos e os demais reestruturados. Destinou-se uma verba de Cr$ 8 milhões para auxiliar no funcionamento do Pronto Socorro e Ambulatório.
*"...a educação de Morretes está bem, com ótima merenda escolar, atualização de cursos aos professores, contratação de novos mestres, reforma e reequipamento de todas as escolas". (*entrevista do Prefeito Sebastião Cavagnolli ao Correio de Notícias, em 08/11/1992).
Contava Morretes, através de um convênio firmado com o SENAC, com os cursos de Enfermagem, Comercial, Datilografia, Corte e Costura e Turismo, além dos cursos de Magistério, Comércio Inglês, Teatro, Música e primeiro grau. Aos universitários, o município dispunha de um ônibus que os levava estudar em Paranaguá. 
Tendo como meta, que todas as crianças em idade escolar estivessem matriculadas, erigiu-se as escolas de América de Baixo, América de Cima, Vila das Palmeiras e início da escola da Vila Santo Antônio com 1.000 m², bem como, a reforma dos demais prédios e reequipamento geral das mesmas.
Visando melhorar a segurança pública, o módulo da Polícia Militar foi ampliado, uma área foi cedida para a instalação do quartel da Polícia Florestal, e por fim a construção da Delegacia de Polícia Civil.
Os jornais da época registraram a doação de instalações para a implantação da Usina de Leite, Abatedouro e Frigorífico, feita pela Associação dos Criadores de Morretes na localidade de Morro Grande, o que infelizmente até hoje não foi colocado em prática.
Um dos maiores desejos de Sebastião Cavagnolli, era de ver Morretes integrada fisicamente à Região Metropolitana de Curitiba. A Câmara Municipal já havia aprovado, porém, o Governo do Estado (Álvaro Dias) não autorizou esta integração, alegando que as condições geográficas do município não eram favoráveis. Apesar da negativa, Morretes já era filiada a ASSOMEC - Associação dos Municípios da Região Metropolitana e , segundo Cavagnolli, "Como Município do Litoral, a cidade não conseguiu nada. Tudo que fizemos em Morretes foi através da Região Metropolitana. As verbas conseguimos através da ASSOMEC".
Ainda em virtude das inaugurações comemorativas do aniversário de Morretes, Cavagnolli foi categórico em dizer: "Vou deixar a Prefeitura, mas a deixo com as finanças em dia, não devendo nada aos fornecedores, ao pessoal; até mesmo o décimo terceiro salário vou pagar, como também o INPS, que desde 1972 não havia sido recolhido". Finalizou, Cavagnolli.
______________________________________
______________________________________

IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MORRETES
OS CAVAGNOLLI


Giuseppe Cavagnolli, a esposa Rosina Dalchuch e o filho Cenofonte vieram de San Ciro, Milão.

Embarcaram de Gênova no dia 28 de janeiro de 1877, chegando em Paranaguá a 5 de maio do mesmo ano. A bordo do navio Iguaçu, entraram pelo porto de Barreiros, subindo o rio Nhundiaquara até Morretes, para onde se destinavam.

Tinha Giuseppe na época, 26 anos, altura mediana, cabelos e barbas castanhos, olhos azuis. Rosina contava 25 anos e o filho Cenofonte, que morreu em viagem, com 5 anos.

A profissão de Cavagnolli era a de lavrador, sendo que na Itália gerenciava grande plantação de arroz. Também era bom carpinteiro, e logo ao chegar, dedicou-se com afinco ao trabalho, procurando ambientar-se cada vez mais em sua terra adotiva.

Diversificou suas atividades, montando engenho de aguardente e moinho de milho no Capituva, onde morava, e outro na Colônia Marques, em Porto de Cima.
No Brasil, nasceu-lhe outro filho, Antonio, que se casou com Mercedes De Bona, também descendente de imigrantes. Deste consórcio nasceram: José, Elvira, Pedro (faleceu menino), Marialda, Rosa e Sebastião.
Antonio era um homem de sete instrumentos. Era mecânico, carpinteiro, funileiro, pedreiro, ferreiro, marceneiro, músico e regente. Conhecia muito de engenharia, tendo em algumas oportunidades confrontado destacados engenheiros.
Foi um dos fundadores da afamada banda de música "Euterpina Morretense", da qual foi benemérito.
Aprendeu a ler com o pai do historiador Rocha Pombo, francês, latim e música com o padre José Duch, que era pároco da cidade.
Possuía um órgão sendo que seguidamente, reunia em sua casa alguns amigos (Landucci, Carta, Teresa De Bona) para cantar óperas.
Residia no centro da cidade, onde possuía um engenho de aguardente e minho de milho, tendo como guarda-livros o senhor Silvio Zanatta.
Faleceu em 8 de abril de 1933, consternando profundamente a população morretense.
__________________________________
__________________________________

Algumas imagens que lembram o saudoso morretense 'Sebastião Cavagnolli'.

Sebastião Cavagnolli e sua tão amada cidade.
























Sebastião Cavagnolli - Procissão do Divino Espírito Santo - Vide seta.















Sebastião Cavagnolli, Dr. Sidney Antunes de Oliveira e Dr. Alcídio Bortolin  - Todos foram prefeitos de Morretes.


Dr. Sidney Antunes de Oliveira, a cantora Nora Ney e Sebastião Cavagnolli.


Prefeito Sebastião Cavagnolli com o vereador Horácio Luiz Pinto.



Sebastião Cavagnolli (3º da esquerda p/direita).


Sebastião Cavagnolli (1º da esquerda p/direita).


Sebastião Cavagnolli (Em pé, é o 6º da esquerda p/direita).


Sebastião Cavagnolli (Em pé, é o 6º da esquerda p/direita).


Sebastião Cavagnolli (Em pé, é o 2º da direita p/esquerda).







































Clube do coração de Sebastião Cavagnolli.


Estádio Sebastião Cavagnolli.

Estádio Sebastião Cavagnolli.

Estádio Sebastião Cavagnolli.
________________________


Sr. Sebastião, obrigado por tudo!
Descanse em Paz!
________________________


Postado por Marcos Pereira,
em 04/08/2015.
_______________________
_________________
____________

Um comentário:

  1. O SR. JOÃO PINTO EX- SECRETÁRIO DE SAUDE DO PREFEITO SEBASTIÃO CAGNOLLI, GOSTARIA DE NOTICIAS DESTA AMIGO MEU.

    ResponderExcluir

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!