sexta-feira, 14 de junho de 2013

Assuntos relacionados à Saúde

ASSUNTOS RELACIONADOS À SAÚDE.

HELP SAÚDE


O PÓDIO DAS FRUTAS                               

As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)
As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)
As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)
As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)
As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)
As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)
As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)
As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)
As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)

Frutas para esportistas

Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas
Anemia: açaí, amora, carambola
Artrite: abacaxi, ameixa e maçã
Cãibras musculares: banana, laranja e melão
Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã
Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi
Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo
Fadiga: banana, uva e figo
Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.
Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego

Ameixa, tônico antiestresse

Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

Damasco, a fruta da pele

Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.

Figo, para os ossos

Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.

Maçã, o presente de Eva a saúde

Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.

Banana, a barrinha energética 

É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riquezaem potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.

Melão, o diurético mais natural

É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartes.

Pêssego, a fruta saborosa

Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.

Açaí, o pentacampeão


Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.
















Nectarina, o pêssego de pele suave

É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.

Pêra, para refrescar

A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.

Abacaxi, para digestão

A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.

Melancia, menos calorias

Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia . Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra , potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.

Uva, limpa seu corpo das toxinas

Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contêm taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.
____________________________________________________

Postado no facebook por Jarbas Knopf
COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE CARDÍACO QUANDO ESTIVER SOZINHO.

MUITO IMPORTANTE! VAMOS DIVULGAR! 
Como muitas pessoas estão sozinhas quando sofrem um ataque cardíaco, sem ajuda, a pessoa cujo coração está batendo indevidamente e que começa a se sentir fraco, tem apenas cerca de 10 segundos antes de perder a consciência.
No entanto, essas vítimas podem ajudar a si mesmas tossindo repetidamente e vigorosamente. Uma respiração profunda deve ser efetuada antes de cada tosse, e a tosse deve ser profunda e vigorosa, prolongada como se produzida no interior do tórax.
A respiração e a tosse devem ser repetidas a cada dois segundos, sem parar, até que a ajuda chegue, ou até que sinta que o coração está batendo normalmente.
Respirações profundas obtém oxigênio para os pulmões e os movimentos de tosse pressionam o coração e mantém o sangue circulante. A pressão de compressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo normal. Desta forma, vítimas de ataque cardíaco podem chegar a um hospital. Diga a muitas outras pessoas sobre isso. Isso pode salvar suas vidas!
________________________________________________

O médico Flávio Lobo Heldwein, de Florianópolis/SC, apresenta temas da saúde do homem, abordando assuntos relacionados com a sexualidade, o envelhecimento masculino, a prevenção de doenças urológicas e dicas para uma vida saudável.


Testosterona, o hormônio do homem.

Testosterona, o hormônio que fez e faz o homem que você é.
A testosterona tem uma fama ruim por causa dos inúmeros casos de doping de atletas, nas olimpíadas por exemplo. Mas se não fosse por ela, todos os meninos nasceriam com genitais femininos ao invés de uma bolsa escrotal. A testosterona é um hormônio chave para muitas funções benéficas no organismo. Nos homens, ela é importante para o desenvolvimento e tônus muscular, produção de espermatozóides, redução de gorduras, bom humor… No meu trabalho, eu trato muitos homens com diversas queixas como: cansaço crônico, perda de libido (falta de desejo sexual), diminuição da potência sexual,  depressão, ansiedade, perda de força muscular, osteoporose e que apresentam testosterona baixa quando testada. A reposição hormonal, nestes homens, pode melhorar estes sintomas, restabelece a motivação, a função sexual…
No sexo masculino, a testosterona é majoritariamente produzida nos testículos, entretanto, uma pequena quantidade é secretada também pelas glândulas supra-renais (órgão localizado acima dos rins, dentro do abdômen). Tanto nos homens quanto nas mulheres, a testosterona tem um papel de destaque na diferenciação sexual, na saúde reprodutiva e no bem estar geral (basicamente, os homens produzem cerca de 6x mais testosterona que as mulheres).
A trapaça

A testosterona promove um anabolismo (metabolismo de crescimento), favorecendo a produção de proteínas, ganho de massa muscular, de células vermelhas do sangue, aumentando a capacidade de transportar oxigênio e a performance atlética… Todos efeitos benéficos em níveis normais. Entretanto, as manchetes do uso não médico da testosterona e de outros anabolizantes (inclusive os de uso veterinário) fizeram a testosterona ter uma má fama.
Existe um ciclo que controla e estimula a produção da testosterona. Neste ciclo, basicamente, duas áreas no cérebro exercem este controle sobre os testículos(regulando a produção de vários hormônios). Aqui, vale destacar que quando um “atleta” (ou falso atleta) se injeta esteróides anabolizantes, ele descontrola todo este mecanismo. Estes hormônios sintéticos fazem uma ação de inibição no cérebro, resultando na parada de estímulo para a produção de testosterona pelos testículos. Além disso, também diminuem ou até fazem cessar completamente a produção de espermatozóides (não é a toa que a testosterona em altas doses é a medicação encontrada na chamada pílula anticoncepcional masculina). Finalmente, o uso indiscriminado de esteróides anabolizantes resulta em atrofia dos testículos (diminuição da função e do volume testicular, eles ficam pequenos mesmo, os próprios pacientes usuários comentam). Dependendo de pessoa para pessoa, este efeito de atrofia pode perdurar por tempo indeterminado.
Realmente, os testículos não são órgãos essenciais para a vida de um indivíduo, o homem até consegue sobreviver sem eles, e pelo jeito, existe muito jovem desinformado, que freqüentam academias, e parece que concordam que os testículos não são tão importantes assim. Prioridades? Ou desinformação. Lamentável, é o fato, que só depois das seqüelas, muitos destes homens me procuram no ambulatório de andrologia para investigar e tratar infertilidade. Este assunto e os seus riscos serão abordados, mais detalhadamente, em futuros posts.

O que é um esteróide? Todos os esteróides são uma ameaça à saúde?

A testosterona, o estrogênio, o cortisol e até mesmo o colesterol são esteróides naturalmente presentes em nossos corpos. Os andrógenos (hormônios esteróides masculinos) são produzidos a partir do colesterol (é isso aí o colesterol é essencial para o bem-estar, porém na medida certa).
A testosterona afeta direta ou indiretamente todos os sistemas do corpo humano, seja no período fetal na gestação, no início da puberdade, na vida adulta ou na velhice.
Para um bebê virar menino, não adianta só possuir o cromossomo Y masculino (carga genética). Para formar os órgãos masculinos, os testículos têm que funcionar desde cedo (é isso aí, até a sexta semana de vida, todos nós, homens e mulheres, somos iguais, nossos órgãos têm o potencial de se diferenciarem em órgãos masculinos ou femininos). Durante a infância, a testosterona baixa e na puberdade, um novo aumento precede a adolescência e determina o aparecimento das características masculinas secundárias (distribuição de pêlos, crescimento do pênis…).

Novas evidências demonstram:

1 - que homens com níveis normais de testosterona vivem mais e apresentam menor risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
2 - ao contrário do que se acreditava até recentemente, a testosterona não causa câncer de próstata e aparentemente, homens com baixa testosterona tem maior risco de apresentar câncer de próstata mais agressivo.
3 - também ao contrário do que se falava, a testosterona não causa um comportamento mais agressivo, mesmo em homens tratados com doses elevadas de testosterona. De fato, estudos demonstram que homens com baixa Testosterona são mais facilmente irritáveis e/ou deprimidos, sintomas que podem ser melhorados com reposição de testosterona.
4 - que, na média, homens calvos têm a mesma quantidade de testosterona que os demais homens. Como já apresentamos semana passada, a calvície é hereditária e não tem a ver com níveis altos de testosterona.
Postado por Flávio Lobo Heldwein, Florianópolis/SC.
_________________________________________________


SOBRE A VITAMINA DE EXPOSIÇÃO AO SOL

SOBRE A VITAMINA DE EXPOSIÇÃO AO SOL (Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista do Dr. Michael Holick, autor do livro “The UV Advantage).
A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é, provavelmente, porque é “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:
1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros - é a simples deficiência generalizada de luz solar.
7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida muito rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
10. A exposição à luz solar não gera produção excessiva de vitamina D em seu corpo porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
11. Se à pressão firme seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.
12. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
13. A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
14. A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
15. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)
Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:
- A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
- A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
- A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
- Bebês que recebem a suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) têm um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os primeiros vinte anos.
- A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
- A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama, ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
- O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
- A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor exposição ao sol.
- A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
- Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.
Estatística chocante! São deficientes em vitamina D: 40% da população dos EUA, 32% dos médicos e estudantes de medicina, 42% das mulheres afro-americanas em idade fértil, 48% das meninas de 9 a 11 anos, até 60% dos pacientes de hospitais, até 80% dos pacientes do lar de idosos e 76% das mulheres grávidas e 81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.
O que você pode fazer:
- A exposição sensível à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. - Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. - A exposição à luz solar é realmente uma das terapias mais poderosas. - Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural. - E o melhor: você pode obtê-lo gratuitamente!!! - E o pior: é por isso que quase ninguém o divulga!
______________________________________________




GENGIBRE - curiosidade 

Certo dia entrou no consultório do Dr. Al Sears um novo paciente dizendo que estava se sentindo cansado, rígido e dolorido. 
- Disse que estava tomando quatro Advils por dia. 
- Se essa história lhe parece familiar, provavelmente você também faz parte do time dos que sentem dor crônica. Esta é a principal causa de incapacidade nos E.U.A , e sabe-se que pode ser totalmente insuportável às vezes. 
- O Dr. Al Sears avisa: Tomar analgésicos pode ser perigoso devido aos efeitos colaterais, que em alguns casos, podem até ser mortais. 
- Drogas como Motrin, Advil, Aleve, e outros AINEs (medicamentos anti-inflamatórios) têm sido associadas a danos nos rins, anemia,palpitações cardíacas e hemorragia gastrointestinal 
- Isso é realmente algo assustador! 
- Mas o Dr. Al Sears indica um analgésico que não tem efeitos colaterais. 
- E o mais interessante é que provavelmente você já tenha esse analgésico no seu armário de cozinha! 
- Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE. 
- Isso mesmo! Gengibre. 
- Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, 
resfriados e até mesmo indigestão. 
- O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc. 
- Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação. 
- Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais. 
- Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre. 
- Segue algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre: 
Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor revigorante para qualquer prato de carne e vegetais. 
Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vendem gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas. 
- Procure por um extrato com gingerols 5%. 
- Use uma compressa de gengibre sobre zonas doloridas: 
- Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações. 
- Beber chá de gengibre: É barato. É muito fácil. O gosto é ótimo. E cura 
- Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears: 
* Quatro copos de água; 
* Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e 
cortado em fatias; * Limão e mel a gosto. Se preferir, use laranja 
no lugar do limão. Fica ótimo! 

- Ferva a água numa panela com fogo alto. 
- Assim que começar a fervura adicione as fatias de Gengibre, 
deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos. 
- O chá está pronto! 
- Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.
_____________________________________________

Gripe - Influenza A/H1N1

Antes de tomar resfenol, observe os sintomas da gripe que você está.

O que é transmissão sustentada? 
Significa que o vírus já circula livremente no Brasil, sendo transmitido de pessoa para pessoa, sem que uma delas tenha viajado para países infectados ou tenha convivido com indivíduos contaminados.

Quais são os sintomas da Influenza A/H1N1?
São sintomas semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

A Influenza A/H1N1 pode apresentar complicações?
Como qualquer gripe pode evoluir para sinusite ou até para um quadro pulmonar.

Quais são os sinais de agravamento?
Aparecimento de falta de ar, dores no peito, tontura, confusão mental, fraqueza, desidratação (somente um profissional pode identificar). Crianças pequenas podem ter batimento de asa do nariz (dificuldade respiratória) e se recusar a ingerir líquidos.

Fonte: sãocaetanodosul.sp.gov.br
________________________________________


HELP SAÚDE
ABOBRINHA - BETERRABA - TANGERINA - ERVA-MATE

Sabia que a abobrinha ajuda a combater a osteoporose e a tangerina fortalece nosso sistema imunológico? Já a erva usada para se fazer o mate, bebida popular no Brasil, auxilia na regulação do coração e pulmão. 

E a beterraba? Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Hipertensão mostrou que beber um copo de suco de beterraba por dia é capaz de baixar a pressão arterial de pessoas com hipertensão!

Continue lendo abaixo:

Tangerina
A tangerina é importante fonte de vitamina C, que melhora a imunidade, ajudando a nos proteger contra gripes e resfriados.
Ela também tem antioxidantes, que combatem os radicais livres e potássio, magnésio, cálcio e fósforo.


Abobrinha
A abobrinha é rica em cálcio, ajudando a combater a osteoporose. Também tem magnésio, um aliado do coração e potássio que tem papel importante ao regular a pressão arterial.
Melhor ainda para combater a osteoporose, é cuidar
de seus ossos com um ortopedista.

Mate
A erva-mate é bastante nutritiva! Entre outro nutrientes, contém vitaminas A, B1, B2, C e E. Beber mate estimula o corpo e mente, ajuda a digestão e ainda auxilia na regulação das funções cardíacas e pulmonares.

A beterraba é rica em sódio, magnésio, cálcio, fósforo, fibras e vitaminas A e C. Pesquisa revelou que a ingestão de um copo de suco de beterraba por dia é capaz de baixar a pressão arterial.




HELP SAÚDE

Olá,
Hoje trazemos algumas curiosidades sobre pimenta vermelha, que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Sabiam que a carambola traz riscos à saúde das pessoas com insuficiência renal?

Continue lendo abaixo:


O pepino é rico em vitaminas do complexo B e sua casca tem uma quantidade razoável de vitamina C. Além disso, o pepino hidrata o corpo, pois é composto de 95% de água.



Estamos em época de carambola e ela contém vitaminas A, C e do complexo B. Contudo, a fruta tem ácido oxálico que é prejudicial para pessoas que sofrem de insuficiência renal. Então cuidado ao consumir!



Especialistas em saúde comprovam que a pimenta vermelha traz vários benefícios, que incluem efeito analgésico e anti-inflamatório.
Só cuidado para não exagerar na porção! 

_______________________________________

MUITO INTERESSANTE !!!
50 segredos das pessoas que nunca adoecem

Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade. Conheça agora seus principais hábitos de vida.
1. Beber água mesmo sem ter sede - A água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. "É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins", adverte a nutricionista Amanda Epifânio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. Sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados.
2. Ir ao dentista regularmente - A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista.
3. Ingerir mais nozes - Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos.
4. Temperar com alho - "Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.
5. Comprar alimentos regionais - Se puder privilegiar alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá ganhando. Isso porque os produtos da safra, que não recebem uma grande quantidade de conservantes, em geral, são muito mais ricos em nutrientes. Agora, se você puder ir pessoalmente à feira ou à quitanda do bairro, tanto melhor.
6. Comer mais frutas - Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas. A prática foi observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é fácil entender o porquê. "Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados", diz Isis Tande da Silva, do Ganep Nutrição Humana.
7. Aprender a planejar - A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. "Ela afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico", alerta o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, professor da USP. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em uma lista", diz o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa.
8. Fracionar a dieta - Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.
9. Aproveitar o contato com a natureza - Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore... Pratique essa terapia sempre que possível, já que ela é altamente relaxante. "A vegetação transfere umidade ao ar e, portanto, o ambiente fica ionizado negativamente. Isso provoca uma reação química no organismo, gerando uma sensação de muita calma", explica a arquiteta Pérola Felipetti Brocanelli, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa Catarina, garante que as atividades ao ar livre também contribuem para recuperação de pacientes: "Quando observam a natureza, eles tiram a atenção da doença".
10. Levantar peso - A ideia não é apenas ficar forte. "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto, fisiologista e professor de Educação Física das Faculdades Integradas de Santo André.por Rita Trevisan e Giovana Pessoa
11. Ser um voluntário - Se você ainda não conseguiu um tempo para isso, é bem provável que não tenha encontrado a causa certa. "Quando se apaixonar de verdade por um trabalho social, acabará colocando-o na lista de prioridades", garante o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa. "Dedicar uma noite por semana já é um bom começo", diz Dan Buettner.
12. Celebrar a vida - Não espere algo de extraordinário acontecer, masacostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que têm para festejar tudo e todos.
13. Cultivar a sua fé - "A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro, professor de Teologia da PUC-SP.
14. Trocar o café pelo chá-verde - Ainda que você precise do café para acordar, faça a substituição. Afinal, o chá-verde também contém cafeína, que funciona como estimulante. O bom é que ele oferece outros extras. "Diversos estudos mostram que a bebida atua na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson", afirma a nutricionista Andréia Naves.
15. Pegar leve com as carnes vermelhas - Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. Então, se você é do tipo que não pode viver sem um bifinho, contente-se com um filé médio por dia.
16. Praticar mais atividade aeróbica - Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol", afirma Zanuto.
17. Encontrar a sua tribo - Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias. "Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida", diz Dan Buettner.
18. Ser agradável - Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O autor Dan Buettner é quem responde: "Para isso, é preciso ser interessado e não apenas interessante. Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de falarem apenas de si mesmas".
19. Definir seus objetivos - É o que os moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de Nicoya nomeiam de plano de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem definidas as suas razões de viver e investem nesses propósitos.
20. Conhecer melhor a meditação - Ela une exercícios para o equilíbrio. A prática tem ainda um efeito importante na redução do estresse.
21. Guardar o despertador na gaveta - Dormir bem significa dar ao corpo a chance de se recompor totalmente. "Se você se deita, dorme logo e acorda bem disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade", ensina o neurofisiologista Flavio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas (SP). Quem não tem, corre um risco muito maior de adoecer. "Aqueles que dormem pouco podem ter um aumento do colesterol e dos triglicérides", complementa Alóe.
22. Apostar nos integrais - Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos. Quer um bom motivo para fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados oferecem um aporte muito maior de nutrientes. "No processo de refinamento, o germe dos grãos são retirados, restando praticamente o amido", explica a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do Ganep.
23. Pensar na sua vocação - Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de trabalho seja capaz de fazê-lo sentir-se realizado. Por último, saiba que aquele que se empenha em uma carreira para a qual há um sentido profundo, além da manutenção da renda, se sente mais motivado a investir na atualização dos conhecimentos. E estudar, como já vimos, é um santo remédio para o cérebro.
24. Doar seus pratos grandes - A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de diâmetro. "Há experiências promissoras sendo realizadas por meio da restrição calórica orientada, que já se mostrou capaz de aumentar o tempo de vida de animais de laboratório em 60%", afirma Ellen Paiva.
25. Ter atitudes positivas - "As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz Armando Ribeiro das Neves Neto.
26. Emagrecer a despensa - Na hora da compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade de gordura trans e evite os que contêm gorduras saturadas. E por um motivo simples: as chamadas gorduras ruins têm relação com o aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicérides, fazendo crescer o risco de infarto e de acidente vascular cerebral. "Além dos industrializados, convém tomar cuidado com os alimentos de origem animal, como carnes gordas", alerta a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.
27. Saber como usar a soja - Em Okinawa, no Japão, o consumo de produtos da soja é o maior de todo o mundo. O resultado? Dos cerca de 1 milhão de habitantes locais, mais de 900 pessoas já passaram dos 100 anos. "O consumo frequente reduz os riscos de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista Renata C. C. Gonçalves, do Ganep.
28. Estudar sempre - Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas. "Exercitar o cérebro vai deixá-lo mais protegido contra doenças. Na prática, isso significa um risco menor de limitações físicas, mesmo se algo der errado porque, nesse caso, a recuperação será muito melhor", explica o neurologista André Gustavo Lima, do Hospital Barra D'or.
29. Ter um dia só para você Os Adventistas do Sétimo Dia que vivem em Loma Linda, na Califórnia, recolhem-se em suas casas aos sábados e aproveitam a ocasião para meditar e orar. E esse parece ser mais um bom hábito que poderíamos nos esforçar em copiar. Afinal, essas pessoas vivem de cinco a dez anos mais que o resto da população americana. "Se for impossível fazer isso, tente conseguir pelo menos 15 a 20 minutos por dia para não fazer nada, ou melhor, para pensar apenas. É como marcar uma reunião consigo mesmo", diz Christian Barbosa.
30. Apagar o cigarro - Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20 vezes. A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias. por Rita Trevisan e Giovana Pessoa
31. Ouvir a sua música - A musicoterapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita interessante para quem quer tirar proveito da terapia da música. "Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral", ensina a especialista.
32. Respirar com consciência - Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. "Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo", ensina o educador físico Estélio Dantas, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
33. Curtir os animais - Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a oportunidade de tocá-los. Para a veterinária Maria de Fátima Martins, professora de Zooterapia da USP, a convivência com os bichos é uma rica fonte de benefícios psicológicos, físicos e sociais. Ela coordena uma experiência de terapia assistida com animais em asilos. "O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam", conta.
34. Ser muito mais ativo - Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro (fora de casa), todas essas maneiras de se mexer são válidas. "Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. De preferência, concentre-se em atividades que também lhe dão prazer, e os benefícios serão maiores", sugere Dan Buettner.
35. Desacelerar o ritmo - "Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente", alerta Dan Buettner. O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realizar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga.
36. Comer mais iogurtes - "Eles reforçam a nossa imunidade", explica a nutricionista Gabriela Maia, da Clínica Patricia Davidson Haiat. O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo.
37. Investir no ômega-3 Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que têm ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose.
38. Controlar o álcool - A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado.
39. Brincar com as crianças - É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional. E todos esses aspectos estão associados à longevidade. Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo de afinidade com os pequenos.
40. Construir o próprio jardim - Mexer com plantas e flores pode ser um hobby interessante e saudável, desde que você realmente consiga tirar prazer da atividade. "Esse tipo de passatempo é muito válido para prevenir o estresse, tanto quanto fazer trabalhos manuais ou cozinhar. Só não pode virar rotina e obrigação. Se a pessoa tem que cozinhar ou cortar a grama todos os dias, por exemplo, isso passará a representar, na vida dela, mais uma fonte de tensão. E aí os benefícios não virão", explica Armando Ribeiro Neto.
41. Desfrutar do sol - Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico", afirma a endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais.
42. Perdoar mais - "Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas", diz a psicóloga Dorli Kamkhagi, colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento do Hospital das Clínicas (SP). "Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos", compara.
43. Dar uma chance à laranja - Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol", diz a nutricionista Gabriela Soares Maia.
44. Alongar o corpo todo -Os problemas mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. "O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos", garante o educador físico Estélio Dantas.
45. Cochilar após o almoço - Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória", diz o neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.
46. Priorizar as pessoas amadas - Este é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones. "Eles contam com famílias fortes e se apoiam mutuamente", conta Dan Buettner. Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas.
47. Esquecer do sal - A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. "O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias", explica a nutricionista Andréia Naves. Para passar bem longe desse drama, vale cortar o sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a preparação, para colocá-lo apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso. Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados.
48. Praticar sexo com prazer - A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.
49. Criar um tempo para a família - A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento de tempo e atenção. Mas como encontrar períodos livres para dedicar a essas pessoas todo o carinho que merecem? "Vale programar um jogo que possam fazer juntos, que permita confraternizar e trocar ideias", diz Christian Barbosa.
50. Usar as dicas diariamente - Caminhar só aos finais-de-semana ou encontrar mais tempo para os amigos apenas nos períodos em que a rotina de trabalho sossega um pouco podem ser um bom começo, na tentativa de transformar a sua vida para melhor. É preciso, porém, garantir que mudanças pontuais se transformem em hábitos, para colher resultados significativos no que diz respeito à saúde e à longevidade. "As pessoas que eu conheci enquanto preparava o livro possuem diferentes segredos, mas uma coisa que todas elas têm em comum é a disciplina; elas usam seus segredos diariamente, ou seja, fazem da boa saúde uma prioridade, um hábito mesmo", finaliza Gene Stone.
___________________________________________

Cloreto de Magnésio

ELE FAZ PARTE DE MAIS DE 300 REAÇÕES QUÍMICAS DO CORPO, CONFORME EXPOSTO EM MINHA ENTREVISTA NA TV DE ITAPETININGA SOBRE A ORTOMOLECULAR E A CORREÇÃO DOS MINERAIS.

Terapeuta Ezilda
Ortomolecular

Quem sofre de bico de papagaio, nervo ciático, coluna e calcificação pode se curar de forma
perfeita, indolor, fácil e barata.

Relato do Pe. Benno J. Shorr
padre jesuíta, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense, Sta. Catarina.

Minha cura:
Iniciei minha cura aos 61 anos. Dez anos antes, eu estava quase paralítico, sentia pontadas agudas na região lombar - um bico de papagaio incurável, segundo o médico. Após cinco anos, o peso virou dor e, apesar de todos os tratamentos, a dor só aumentava.
Sem tardar, voltei a Florianópolis com novas radiografias e procurei um especialista.
Agora já era um bando de bicos de papagaios, calcificados, duros em grau avançado.
Nada se poderia fazer. As dez aplicações de ondas curtas e distensões da coluna não detiveram a dor, a ponto de nem mais deitado eu poder dormir.
Ficava sentado, até quase cair da cadeira, de tanto sono.
Providencialmente, fui ao Encontro dos Jesuítas Cientistas, em Porto Alegre e o Padre Suarez me disse ser fácil a cura com cloreto de magnésio, mostrando-me o pequeno livro do Padre Puig, jesuíta espanhol que descobriu o uso do cloreto de magnésio: sua mão era dura de tão calcificada, mas, com este sal, ficou móvel como a de uma menina.
Em Florianópolis, logo comecei a tomar uma dose pela manhã e uma à noite; mesmo assim continuei dormindo encolhido até o 20º dia; naquela manhã, porém, acordei estirado na casa, sem dor.
Mas caminhar ainda era um sofrimento. Depois de 30 dias, eu me levantei sentindo-me estranho:"Será que estou sonhando?” Nada mais me doía! Dei até uma voltinha pela cidade, sentindo, contudo, o peso de 10 anos antes.
Aos 40 dias caminhei o dia inteiro sentindo menos peso; três meses depois minha flexibilidade aumentava. Dez meses já se passaram e me dobro quase como uma cobra.
Outros efeitos:
O cloreto de magnésio arranca o cálcio dos lugares indevidos e o fixa solidamente nos ossos.
Ainda mais: minha pulsação que sempre estava abaixo de 40 - eu já pensava em marca passo - normalizou-se. O sistema nervoso ficou motorialmente calmo, ganhei maior lucidez, meu sangue estava descalcificado e fluido.
A próstata, que eu deveria operar assim que tivesse uma folga nos trabalhos, já não me incomoda muito. Houve ainda outros efeitos, a ponto de várias pessoas me perguntarem:
-"O que está acontecendo com você? Está mais jovem! " - "É isso mesmo".
Importância do cloreto de magnésio:
O cloreto de magnésio produz o equilíbrio mineral, anima os órgãos em suas funções (catalisadoras), como os rins, para eliminar o ácido úrico nas artroses; descalcifica até as finas membranas nas articulações e as escleroses calcificadas, evitando enfartes; purificando o sangue, vitaliza o cérebro, desenvolve ou conserva a juventude até alta idade.
Após os 40 anos, o organismo absorve sempre menos cloreto de magnésio, produzindo velhice e doenças.
Uso: dissolver 2 colheres de sopa de cloreto de magnésio (33g) em 1 litro de água filtrada.
Deve ser tomado conforme a idade:
dos 20 anos aos 55 anos (1 copinho de café - 50ml);
dos 55 anos aos 70 anos (1 copinho e meio - 75ml);
dos 70 anos aos 100 anos (2 copinho de café - 100ml).
Tomar 1 dose pela manhã e 1 dose à noite.
Quando curado, deve-se tomar o cloreto de magnésio como preventivo, isto é, conforme a idade e 1 x ao dia (noite)O cloreto de magnésio não é remédio, mas alimento. E não tem contra-indicação.
É compatível com qualquer medicamento simultâneo. O cloreto de magnésio põe em ordem todo o corpo e é indicado para homens e mulheres.
No caso das mulheres, ele ajuda a prevenir a osteoporose.
Artrose: O ácido úrico se deposita nas articulações do corpo, em particular nos dedos, que até incham. Isso resulta de uma falha no funcionamento dos rins, justamente por falta do cloreto de magnésio.
Depois de curado, continue com as doses normais, como preventivo.
Outros problemas:
reumatismo, rigidez muscular, impotência sexual, câimbras, tremores, frigidez, artérias duras,
falta de atividade cerebral, sistema nervoso:
uma dose pela manhã, uma dose à tarde, uma dose à noite.
Sentindo-se melhor, passar para a dose preventiva.
Onde encontrar: em farmácias de produtos naturais ou mesmo nas alopáticas.
O cloreto de magnésio para uso humano, tem que ser do tipo P.A . (Puro para Análise) e sua cor bem branca. É normal empedrar, mas isto não altera seu teor de qualidade. (Colaboração do Engenheiro Celso Vietro)
*Pe. Benno J. Shorr - padre jesuíta, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense / Sta. Catarina., durante mais de 35 anos.
Faleceu em maio de 2005, no Colégio Catarinense, com idade superior a 90 anos, tendo usado cloreto de magnésio por mais de 30 anos consecutivos.
O nome do Padre é Benno Schor, era um dos Jesuítas do Colégio Catarinense em Florianópolis, lecionava Química, Física e Biologia. Pesquisando sobre sua doença, descobriu que todos os seus males eram falta do cloreto de magnésio.
Se vc procurar no google (cloreto de magnésio) irá encontrar relatos de sua história.
___________________________________________________


PREVENÇÃO NATURAL DA GRIPE.

Pelo Dr. Vinay Goyal


O Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido
mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear, tiroídica e
cardíaca pede para você divulgar a mensagem abaixo para o maior número
de pessoas possível, a fim de contribuir para minimizar o número de
casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.
Leia.

"As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca
e a garganta. Em relação a esta epidemia tão vastamente propagada,
apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em
contato com portadores do vírus que a promove. Contudo, alerto para o
seguinte: o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua
proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos
sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a serem tomadas
para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o
desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas
precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente
na maior parte das comunicações oficiais.

(porque será? Por ser barato demais e não haver lucros ?).

Eis algumas precauções:
1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.
2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.
3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras
pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna
contendo sal de cozinha.

Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as
narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos
feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa
maneira, os
gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado
saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada.

Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz.

Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas
com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um
cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução
de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método
eficaz para diminuir a propagação do vírus.
O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e
sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que
albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da
Índia.

5. Reforce o seu sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina C.
Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos,
assegure-se de que contem Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit.C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.).
As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados
na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem
sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua
proliferação."

Amigo (a): Será uma grande contribuição se você fizer chegar esta
mensagem ao maior número de pessoas possível. Você prestará um serviço
de grande utilidade pública, ajudando no combate desta gripe que já
dizimou tantas pessoas.  


_____________________________________________


Angela Seixlack, escreveu:
10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.Assunto: LIMÃO CONGELADO

Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo ...o limão inteiro , em que nada é desperdiçado.
Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício?
Simples...
Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.
Polvilhe-o em suas bebidas , vinho , saladas, sorvete, sopa , macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi. .. Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes.
Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C. Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando . Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.
As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo. ótimo!!! Os benefícios surpreendentes do limão! Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas.
É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia. Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia.
Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc... A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro . Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo , combatendo o estresse e distúrbios nervosos. A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis. Antes tarde do que nunca! 

_____________________________________________


HOSPITAL DO CÂNCER DE SÃO PAULO
De: Dora Olivetti 

Ultrassom que Destrói Tumores Chega a SP.

INFORME AOS AMIGOS, PARENTES QUE TENHAM PESSOAS PORTADORAS DE CÂNCER EM SUAS FAMÍLIAS, ASSIM, PODERÃO IR EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO DIFERENTE PARA OS PROBLEMAS INERENTES À DOENÇA.

Ultrassom israelense que destrói células cancerígenas é instalado em hospital de São Paulo. Único na América Latina, um avançado aparelho de UltrassomC de alta freqüência, que utiliza tecnologia israelense, foi instalado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destrói células cancerígenas sem a necessidade de cirurgia e anestesia. A principal vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, já que a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário. Ela também dispensa o uso de anestésicos e permite que os pacientes fiquem conscientes durante toda a operação. Além disto, o procedimento não causa dor intensa.


_____________________________________________
ENVELHECER, SEM FICAR DOENTE!

 Dr. Lair Ribeiro

Assim como uma lâmpada que estava brilhando queima num instante, você deve brilhar até o fim. Quando se perde a autonomia pela vida a vida deixa de ter graça. Então, o segredo é acrescentar vida à sua vida. A ciência que mais se desenvolve é a nutrição. Ninguém é refém da sua hereditariedade. Pré-disposições podem não se desenvolver. Exemplo: se você ingere repolho, couve-flor, nabo, couve de bruxelas, brócolis, que contém substâncias que previnem o aparecimento do câncer de mama. Tudo depende do ambiente para que o gene se manifeste ou não.Hipócrates dizia: “Deixe o seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser o seu alimento”.


CARBOIDRATOS COM PROTEÍNAS FAZEM BEM?
O que é melhor? Consumir pão com mortadela ou somente pão? O melhor é consumir carboidrato com proteína porque assim o alimento levará mais tempo para se dissolver e não haverá picos de insulina. Também é importante ter em mente que: Devemos tomar café como reis, almoçar como príncipes e jantar como mendigos. Depois das 18 horas o que você come fica com você a vida toda.... (o Dr. Lair Ribeiro brincou). Uma experiência relatou que dois grupos consumiram três mil calorias diárias. O grupo que consumiu mais calorias à noite engordou, enquanto que o grupo que consumiu a maior parte das calorias pela manhã emagreceu.
Quando você dorme com a barriga cheia VOCÊ envelhece mais rapidamente. Isso acontece porque a glicose bloqueia o hormônio do crescimento, que é o mesmo hormônio que mantém a juventude. Então, você terá mais facilidade para engordar e mais rápido será seu envelhecimento.

BANHA DE PORCO OU ÓLEO DE CANOLA?
Antigamente as pessoas cozinhavam com banha de porco, que é muito mais saudável do que o óleo vegetal comprado no supermercado. Mil vezes a banha de porco usada por nossa avó do que o óleo de canola. Muitos adoecem devido ao consumo desse óleo. A pessoa que consome esse óleo pensando que ele é bom porque é mais caro, durante dez a quinze anos, pode apresentar lesão cardíaca.

LUZ OU TOTAL ESCURIDÃO NA HORA DE DORMIR?
Dormir no escuro faz muito bem. O ser humano foi feito para dormir no escuro absoluto. Se a pessoa dorme com alguma luzinha acessa, a
melatonina, hormônio da juventude, que evita o câncer e é anti-oxidante e regula seu sono, fica bloqueada. Nenhuma luz deve estar acessa no quarto, nem mesmo a do DVD. Não se deve deixar nenhuma luz acessa, nem para ir ao banheiro. Quando a criança dorme no escuro,
o seu sistema imunológico melhora. Dormindo no escuro, a tendência é emagrecer. Quando dormimos com a luz acessa, o cérebro interpreta   como se o dia estivesse nascendo, provocando envelhecimento precoce e aumento de peso.
Em 1890, nos Estados Unidos, APENAS três por cento da população era gorda. Hoje, 66% da população têm excesso de peso. Em 1890 todos dormiam no escuro. Antes os homens obedeciam os sinais da natureza.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
A Organização Mundial da Saúde diz que as pessoas devem dar, no mínimo, dez mil passos por dia. Existe um aparelho que custa 35 reais “pedômetro”. Esse aparelho é colocado na cintura quando a pessoa acorda. No final do dia, pode-se ver quantos passos foram dados. Menos que dez mil passos indicam sedentarismo. O organismo precisa gastar energia, estimulando as células e os músculos.

DIABÉTICOS
Para dos diabéticos o melhor tratamento, o primeiro de todos, deve ser a atividade física. O diabético deve comer menos por refeição e fazer seis refeições por dia para não ter picos de açúcar.

QUANTO VAMOS VIVER?
Para saber quanto uma pessoa vai viver, segundo LAIR RIBEIRO, ela deve medir sua insulina em jejum verificando se está próximo de 90. A boa notícia é que não importa a idade em que uma pessoa começa a se tratar. Quem cura o corpo não é o médico mas o próprio corpo. E nunca é tarde. Um médico dos EUA, aos 67 anos de idade, fez 44 exames para fazer uma experiência com seu próprio corpo. Ele começou a se cuidar, de verdade, aos 67 anos e aos 80 refez todos os 44 exames que havia feito aos 67 anos. Ele estava mais jovem aos 80 anos.

REFRIGERANTES = VENENO
Refrigerantes equivalem à cerveja. Uma lata de cerveja provoca uma lesão de 92% no corpo. Uma lata de refrigerante provoca 90% de lesão no corpo. Refrigerantes devem ser abolidos da nossa vida para sempre. Os refrigerantes sem calorias são ainda mais venenosos.

MULHERES
As mulheres demoram mais para envelhecer se comparadas aos homens. Uma mulher com 60 anos preserva a força física, de quando tinha 20 anos, em 90 a 95%.Já os homens preservam apenas de 60 a 65% da força física que tinham nessa idade. As mulheres vivem de 8 a 9 anos mais do que os homens. As mulheres enxergam e ouvem mais que os homens. Dez por cento dos homens são daltônicos  Os homens não conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. As mulheres têm mais conexões com partes do cérebro e maior capacidade de comunicação.

OVO – SEGUNDO MELHOR ALIMENTO
O alimento mais perfeito do mundo é o leite materno. O segundo alimento mais perfeito do mundo é o ovo. Tudo o que a vida precisa está no ovo. Há 13 anos o Dr. Lair Ribeiro come de cinco a seis ovos por dia. Toda a manhã, ele consome três ovos cozidos. Segundo ele, nunca houve uma pesquisa científica que provasse que o ovo aumenta o colesterol ruim. O que aumenta o colesterol ruim é a forma de preparação do ovo. A luteína (parte amarela do ovo) é excelente para manter a visão. Ele não usa óculos e tem 65 anos.

AZEITE DE OLIVA
O azeite de oliva é outro excelente aliado para que se tenha uma boa saúde. Ele tem que ter quatro importantes características:
PRENSADO A FRIO
EXTRA VIRGEM
VIDRO ESCURO (o vidro claro expõe o azeite à luz, oxidando-o)
E NUNCA VIR EM LATA (a lata libera metal pesado)
Deve-se tomar entre duas a três colheres de azeite por dia para viver mais e melhor.

VINHO
Outro aliado importante, usado na dieta mediterrânea, é o vinho. O vinho contém RESVERATROL. O resveratrol é uma substância que estimula os genes da longevidade. Quando ativados, a pessoa vive mais tempo.

CEBOLA
A secretina, presente na cebola, também estimula esse gene.

CHÁ VERDE
Importantíssimo para ter uma vida mais longa e a saudável. Quem faz uso do chá verde dificilmente vai ter câncer.

SOL
Outra dica, o SOL. O sol é um grande aliado da vida saudável. Ele nos dá a vitamina D3 que previne a osteoporose. Nossos antepassados tomavam sol e tinham mais saúde. Devemos tomar sol todos os dias, não exageradamente, é claro. Quando não havia antibióticos as pessoas se curavam da tuberculose, da sífilis, da psoríase com sol.

Dr. Lair termina a sua palestra afirmando:

EVITE O MAL, FAÇA O BEM, VIVA SUA VIDA EXTRAORDINARIAMENTE.


______________________________

_________________________________

_____________________________

7 SINTOMAS DO AVC

Autor do texto: Pedro Pinheiro

25 de outubro de 2011



AVC, popularmente chamado de derrame cerebral, é a sigla para acidente vascular cerebral, o termo médico usado quando uma parte do cérebro sofre infarto, geralmente devido a uma falha na circulação do sangue. O AVC também pode ser chamado de AVE (acidente vascular encefálico) uma designação mais correta, já que o encéfalo engloba não só o cérebro, mas também o cerebelo, hipotálamo e o tronco cerebral, áreas do sistema nervoso central passíveis de sofrer infarto. 

Neste texto vamos abordar 7 sinais e sintomas clássicos do AVC que devem servir de alerta para o paciente procurar atendimento médico imediatamente. O pronto atendimento dos casos de AVC é essencial, pois o tratamento só é eficaz se for iniciado nas  primeiras horas do infarto cerebral.

Se você quiser maiores explicações sobre outros sintomas possíveis de AVC, fatores de risco, diferenças entre AVC isquêmico, AVC hemorrágico e ataque isquêmico transitório,  além das opções de tratamento.

Sintomas do AVC

1. Fraqueza nos membros.

Um sinal típico do AVC é a súbita fraqueza assimétrica dos membros. Geralmente a falta de força acomete um braço, uma perna ou um braço e uma perna em apenas um lado do corpo. A perda de força motora pode variar desde uma fraqueza muito suave até a paralisia total . Uma fraqueza motora súbita e unilateral é típica. Não é comum no AVC ambas as pernas ou ambos os braços serem acometidos ao mesmo tempo, com a mesma intensidade. Dormência, formigamento ou uma sensação de leves picadas de agulhas podem também estar presentes.

A paralisia, ou uma quase paralisia, são facilmente identificáveis pelo paciente e seus familiares. A dificuldade surge quando a perda de força é discreta. Neste caso, um teste simples pode ser feito. Levante os braços e mantenha-os por alguns segundos alinhados aos ombros (posição de múmia ou sonâmbulo). Se um dos braços começar a cair involuntariamente há um forte indício de fraqueza motora. O mesmo teste pode ser feito com as pernas, basta sentar-se e levantar as pernas, deixando os joelhos esticados.

A paralisia dos membros costuma surgir rapidamente, todavia, pode se iniciar apenas com formigamento e leve fraqueza, evoluindo para franca perda de força somente após algumas horas.

2. Assimetria facial

O desvio da boca em direção contrária ao lado paralisado é o sinal mais comum e perceptível. Repare na figura ao lado. Este paciente apresenta uma paralisia facial do lado esquerdo. Note que a boca desvia-se para o lado direito e a comissura labial (vulgo bigode chinês) desaparece à esquerda, ficando mais proeminente à direita. A Paralisia facial unilateral é outro sinal típico do AVC.

No AVC, a paralisia costuma preservar a metade superior da face, sendo o paciente capaz de franzir a testa e levantar as sobrancelhas. Esta dica é importante porque na paralisia de Bell, quadro causado pela inflamação do nervo facial, toda hemiface do paciente fica paralisada. 

Outros sinais e sintomas que falam a favor de um AVC, e não da paralisia de Bell, são a perda de força em outras áreas do corpo, como membros, alterações na fala, perda de visão, desequilíbrios ou qualquer outro sintoma típico de AVC associado. A paralisia de Bell acomete única e exclusivamente a face.

Em alguns casos a paralisia facial é mais discreta e pode passar despercebida pelos familiares. Uma dica para ver se a boca está desviada é pedir para o paciente sorrir ou assobiar. Se houver paralisia, esta será facilmente notada com essas manobras.

3. Alterações da fala

Outro sinal típico do AVC é a alteração da fala e do discurso. O paciente com AVC pode apresentar uma gama de distúrbios que no final se caracterizam por uma dificuldade em falar. As duas alterações mais comuns são a afasia e a disartria. 

A afasia é a incapacidade do paciente em nomear objetos e coisas. O paciente não consegue falar normalmente pois não consegue dizer nomes simples como cores, números e objetos. Em alguns casos o paciente nem sequer é capaz de repetir uma palavra dita por um familiar. Dependendo da afasia, o paciente pode conseguir pensar no objeto, entender seu significado, mas simplesmente não saber como dizer o seu nome. É uma perda da linguagem verbal. O discurso pode ficar confuso, pois o paciente só consegue dizer algumas palavras, sendo incapaz de dizer outras.

Muitas vezes o paciente também não consegue escrever o nome desses objetos. Há tipos de afasia em que o paciente deixa de compreender o que algumas palavras significam, não consegue falar, não entende os outros e não consegue mais entender o que está escrito. Neste caso o paciente perde a habilidade da linguagem globalmente.

A disartria é outro distúrbio da fala e se apresenta como uma dificuldade em articular as palavras. O paciente entende tudo, mas falta-lhe habilidade motora para mover os músculos da fala de modo a articular corretamente as palavras. O paciente até consegue nomear coisas, mas o faz de modo enrolado, às vezes incompreensíveis para quem está ouvindo.

4. Confusão mental

Uma alteração do discurso também pode ocorrer por desorientação e confusão mental. O paciente pode perder a noção do tempo, não sabendo dizer o ano nem o mês que estamos. Pode também ficar desorientado espacialmente, não reconhecendo o local onde está. Estas alterações são comuns em pequenos AVCs em idosos. Múltiplos pequenos AVCs podem levar à demência. 

5. Alterações na marcha

O paciente com AVC pode ter dificuldade em andar. Esta alteração da marcha pode ser causada por desequilíbrios, por diminuição da força em uma das pernas ou mesmo por alterações na coordenação motora responsáveis pelo ato de andar. Neste último caso o paciente mantém a força preservada nos membros inferiores, porém anda de modo descoordenado; tem dificuldade em dar passos.

Há casos em que o AVC pode causar tonturas, fazendo com que o paciente não consiga andar por estar tonto. Porém, o mais comum é paciente não sentir-se tonto, mas ainda assim não ter equilíbrio ao andar. Na verdade o paciente pode não conseguir nem se manter em pé parado, caindo para os lados se não tiver apoio.

6. Crise convulsiva

Alguns casos de AVC se manifestam como crise convulsiva, que são abalos motores generalizados associados à perda da consciência. A crise convulsiva pode ser um dos sintomas do AVC, mas pode também ser uma sequela. Alguns pacientes tornam-se epiléticos após um terem tido um AVC. Para saber mais sobre epilepsia e crise convulsiva, leia: 

7. Coma

Um sinal de gravidade do AVC é a redução do nível de consciência, às vezes ao ponto de se entrar em coma. A perda da consciência costuma ser um sintoma de um AVC extenso ou AVC hemorrágico.É um sinal de mau prognóstico.

Pedro PinheiroAutor do artigo
Pedro Pinheiro Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002. Diploma reconhecido pela Universidade do Porto, Portugal. Título de especialista em Medicina Interna pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Título de Nefrologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em 2007. Título de Nefrologista pelo Colégio Português de Nefrologia.

_________________________________


DICA HOMEOPÁTICA

NOTA:
Esta RECEITA
recebeu o aval do 
Dr. JOÃO MANUEL MAIO,
Médico Homeopata.

INFARTO FEMININO MATA PORQUE É DIFERENTE:

Sabendo (marido e filhos também), evita-se mortes na família.
 
Comente, pois valerá uma vida, quando precisar.

"... Ela comentou que não se sentia bem... Doíam-lhe as costas... 
foi deitar-se um pouco até que passasse. Mais tarde, quando fui ver como ela estava, encontrei-a sem respiração não a puderam reviver..."

Isso foi o que comentou o marido dela com o médico, no Hospital.
 

Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca
 imaginei nada como isto.

Sabias que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos
 sintomas dramáticos que anunciam o infarto nos homens ? Refiro-me à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.

Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que
 experimentou um ataque cardíaco vai-nos contar a sua história:

'Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22
h30, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo.
Estava sentada muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos e vendo novela. Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão,como quando estando com pressa 
comemos um sanduíche, engolindo-o com pouca água.

Esta foi minha sensação inicial... O único problema era que eu NÃO HAVIA
  comido NADA desde as 17h00...

Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertasse a
  coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta). Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.

Tirei os pés do puff e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão...
 

Levantei-me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência.
Disse-lhes que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.

Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os
  sentidos.

Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno
 balão em minha
artéria femural para instalar dois *stents* que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.

Graças às minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando
 prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital.

- DICAS IMPORTANTES:
 
*1.* Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco porque não identificamos sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão.
CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma falsa emergência do que não se atrever a chamar, e perder a vida...*2.* Notem que disse 'chamem os Paramédicos/ambulância'. AMIGAS, o tempo é importante e as informações precisas também.*3.* Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu  colesterol é normal ou nunca tiveram problemas cardíacos...

Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz que
 nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco... Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava o estrogênio, por isso correm risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.
Um cardiologista disse que se todos os que receberem este e-mail o enviarem a 10 mulheres, poderemos estar certos de queao menos UMA vida se salvará. Por isto, seja bom amigo e envie este artigo a todas as mulheres que lhe são tão queridas...

 * *Água Antes de Dormir**
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorre de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos
um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.

Eu sabia que a água é importante, mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la.

Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:

- 1 copo de água depois de acordar - ajuda a ativar os órgãos internos.
 
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão.
- 1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a baixar a pressão sanguínea.
- 1 copo de água antes de ir para a cama - evita um derrame cerebral ou ataque de coração.

_________________________________

BANANAS - Você sabia?
 PROPRIEDADES DA BANANA BEM MADURA.
 Dr. JOÃO MANUEL MAIO - médico homeopata.
São José dos Campos, SP.


________________________________________
BANANAS

Isso é interessante.
Depois de ler isto, você nunca vai olhar para uma banana da mesma maneira novamente.
A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.


Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz. 
TPM: Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor. 
Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia. 
Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.





Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.
Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes. 
Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema. 
Azia: elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas. 
Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.
Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Excesso de peso e no trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.
Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago. 
Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados. 
Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina. 
Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio. 
Enfarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%! 
Verrugas: os interessados ​​em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!
Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: "Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!"
PASSE PARA OS AMIGOS
PS: Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui; quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de DENTRO da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após, um pano seco. Fruto incrível!

Este ARTIGO
- VALIOSÍSSIMO -
escrito por uma Médica
cancerosa e curada -
 foi enviado
por NELSON ANTÔNIO,
de Beagá,
onde é Médico Ginecologista.

______________________________
MINHA DROGA MARAVILHOSA CONTRA O CÂNCER

- Por  Dra. Cynthia Jayasuriya

Por favor, deixe-me compartilhar esta feliz experiência com você. Eu escrevi sobre isso em fevereiro de 2010, mas, agora, com conhecimento adicional, escrevo com experiências de muitas outras pessoas.

Minha experiência

Eu desenvolvi um câncer de bexiga secundário sete anos após um câncer na uretra. Meu rim, a uretra e parte da bexiga foram removidos. Eu fiz radioterapia no abdômem em seguida. Foi um carcinoma celular transicional da uretra. Eu fiquei bem de saúde por sete anos e, durante esse período, fazia exames anuais na bexiga com o fantástico cirurgião que me operou no General Hospital Colombo. No sétimo ano,
apareceu sangue em minha urina uma vez que desenvolveu um tumor na bexiga. Era, mais uma vez, um carcinoma transicional (câncer). O novo tumor foi removido, mas e se ele fosse recorrente? Enquanto estava me convalescendo, fiquei sabendo de um tratamento à base de semente de damasco que estava sendo usado na Austrália e nos EUA sem o uso de
quimioterapia.  Como em uma concha de noz, é assim que ela age no câncer. A semente do damasco tem uma substância chamada Vitamina B17, a qual foi descoberta por um médico britânico que trabalhava como missionário em uma região remota do Afeganistão. Ele descobriu que as pessoas daquela área mediam o nível de riqueza de acordo com o número de damasqueiras que a pessoa possuía. Eles comiam
não apenas o damasco, mas a sua semente também. A semente do damasco parece com uma amêndoa em forma, tamanho e cheiro. Ela é conhecida também como a "amêndoa amarga." O médico descobriu que as pessoas daquela região não sofriam de câncer. Após as investigações, o médico
descobriu que a semente continha uma substância, a qual foi dada o nome de Vitamina B17. Como eu estava com câncer, estava curiosa em relação a qualquer comida que contivesse a B17 em nossa comida comum.
Descobri, navegando na internet, que a mandioca também tem uma alta concentração de Vitamina B17. Assim passei a comer, pelo menos, 10 gramas de mandioca três vezes ao dia. Após consumi-la por um mês, fui fazer o exame da minha bexiga (cistoscopia) no General Hospital com o mesmo cirurgião. Ele ficou surpreso com o fato de a minha bexiga estar absolutamente limpa e normal. "Não havia lugar de onde fazer uma biópsia" foram suas palavras para mim. Enquanto eu estava comendo a mandioca / tapioca estava me sentindo muito bem, e as pessoas ao meu redor notaram isso. De posse do resultado dos exames de bexiga, publiquei a minha história para o bem estar de todos os pacientes comcâncer do Sri Lanka. Desde então, a cada três meses refiz os exames de
bexiga com o mesmo cirurgião, em todas as vezes a minha bexiga estava limpa. Até agora, não fiz nenhum outro tratamento que não seja comer mandioca. Gostaria de explicar, de maneira bem simples, como a Vitamina B17 da mandioca age. O nome científico da vitamina B17 é
Amygdaline. Sabemos que as células cancerígenas são células imaturas, e que têm uma enzima diferente daquela encontrada nas células normais.
Quando a Vitamina B17 combina com a enzima da célula normal, ela se transforma em 3 açúcares; mas, quando combinada com a enzima da célula cancerígena, ela se transforma em 1 açúcar, 1 benzaldeído e 1 ácido cianídrico. Este ácido cianídrico mata a célula cancerígena.

As experiências dos outros

Venho recebendo informações frequentes de pessoas com câncer que leram
o meu primeiro artigo contando suas experiências com o uso da
mandioca. Gostaria de compartilha essa informação com vocês, leitores.
O Sr. Pereira, 70 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata. A
sua esposa é enfermeira-chefe aposentada do Hospital Público. O Sr.
Pereira leu o meu artigo e decidiu tentar o tratamento com a mandioca,
pois pelas seguintes razões: o oncologista com quem ele estava
consultando prescreveu um tablete com o custo de R$ 2000/diariamente,
e uma injeção de R$ 11000, a qual deveria tomar semanalmente. Muito
dinheiro para pensionistas aposentados se disporem. Além disso, o Sr.
Pereira, após tomar alguns tabletes e algumas injeções por alguns
dias, recusou-se a continuar o tratamento, pois este o estava deixando
doente. Tendo conhecimento de sua doença, sua filha retorna dos EUA
para cuidar dele. Ela e a mãe decidem tratá-lo com mandioca ao invés
dos tabletes e das injeções que estavam prescritos. Uma semana após
começar a dieta da mandioca ele já mostrava sinais de melhora, e
depois de vários cafés-da-manhã reforçados com mandioca durante um
mês, levaram-no para fazer o teste que deveria se submeter após tomar
os tabletes e as injeções, e foram ver o oncologista. Levou com ele o
resultado do exame de sangue PSA. Desde que foi diagnosticado com
cancer, o resultado do teste de PSA foi 280-290, mas depois de comer
mandioca por um mês, o PSA estava em 5.89! Então, eles vieram me ver e
me mostrar os resultados do PSA de antes e depois. Esse cavalheiro
(Sr. Pereira) não esta apresentando nenhum sintoma do câncer. Eles me
ligam regularmente para dizer o quanto ele está bem de saúde. Um outro
cavalheiro que teve câncer no fígado fez uma cirurgia no Sri Lanka,
mas alguma coisa do câncer foi deixado para trás de acordo com o MRI
scan subsequente. Aconselharam a ele que fizesse um MRI scan mais
detalhado na Índia a um custo muito alto. Ele começou a comer mandioca
logo após a cirurgia no fígado. Quando ele foi fazer o MRI scan
detalhado na Índia, seu oncologista naquele país o informou, depois de
examiná-lo, que não haveria necessidade de uma nova cirurgia, ou
tratamento, pois o tumor não havia aumentado durante todo aquele ano.
Sua prescrição foi que continuasse como antes. Ele veio me ver, e
parece estar muito bem de saúde agora. Estou muito interessada e
encorajada pelos retornos que tenho recebido todo esse tempo de
pessoas que me ligam para me contar suas histórias. Especialmente pelo
fato de os exorbitantes preços das drogas anticâncer não oferecerem a
cura. Minha prima, que era minha vizinha, teve câncer antes que eu
descobrisse a respeito da mandioca. Ela gastou R$ 40-50.000 por cada
injeção, sofreu barbaridades, e teve uma morte miserável. (Aqueles que
têm acesso à HBO pela TV a Cabo devem ter visto um filme chamado
"Death Be Not Proud" que retreta o sofrimento de um paciente de câncer
durante o processo de quimioterapia. Aquele paciente morreu). Então,
pensei que deveria promover essas experiências, dar publicidade a
elas. Nenhum laboratório de remédios fez testes com a Vitamina B17 da
mandioca / tapioca / inhame (cará), por que não tentar? É barato, de
fácil obteção, fácil de cozinhar e muito gostoso. Você ficará bem, e
não terá efeitos colaterais. O que mais posso pedir? Todos sabemos que
a mandioca pode matar se não for preparada corretamente.
Por favor, tome os seguintes cuidados na preparação.
A. Quando for escolher o cará (inhame) para ser cozinhado
certifique-se de que ele não tenha nenhuma marca, mancha ou defeito ou
áreas descoloridas. Tente comprar mandiocas colhidas recentemente
B. Quando for ferver, mantenha a panela destampada durante todo o
tempo. Isso ajuda o excesso do ácido cianídrico a evaporar.
C. Mantenha o excesso de água para ferver, e jogue-a fora após ferver
o cará (inhame)
D. Não consuma gengibre, ou alimento que contenha gengibre tais como:
biscoitos de gengibre, cerveja de gengibre, ou cerveja inglesa a base
de gengibre por pelo menos 8 horas depois de consumir a mandioca.
______________________________



ALIMENTO, MEDICAMENTO E COSMÉTICO. 

- Imensurável é a riqueza contida na biodiversidade de nossa floresta Amazônica. Prova disso é o MANÁ-CUBIU, também conhecido como CUBIU, TOPIRO, COCONA, TOMATE DE ÍNDIO, ORINOCO APPLE E PEACH TOMATO. 
- Fruta nativa da Amazônia Ocidental e domesticada a séculos pelos índiospré-colombianos o MANÁ- CUBIU vem sendo estudado há 18 anos pelos Cientistas e Pesquisadores Professores Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho e Dra. Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama, e há 25 anos pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Ministério da Ciência e Tecnologia), estudos e pesquisas financiadas pelo PPG-7/FAO/ONU. 

- Por conter um alto teor de NIACINA (vitamina B3) e princípio ativo também contido na berinjela (contém 3 vezes mais que a berinjela) o MANÁ CUBIU pode ser considerado uma fruta medicinal pois combate fortemente o COLESTEROL, TRIGLICERIDES, ANEMIA, DIABETES, PRESSÃO ALTA, ENXAQUECA, DEPRESSÃO, ÁCIDO ÚRICO, além de ser DIGESTIVO, DIURÉTICO E TÕNICO SEXUAL. 

- Sem que nenhum estudo científico tenha sido realizado a respeito até o presente momento, sabe-se que os índios peruanos WAONRANI utilizam seus galhos, folhas e raízes como poderoso cicatrizante e analgésico em ferimentos externos, queimaduras e contra picadas de aranha bem como seu suco é utilizado para dar brilho e revitalizar os cabelos.

- A Estação Experimental Santa Luzia é mundialmente pioneira na produção em escala comercial de frutos, sementes, mudas matrizes e extrato seco em pó liofilizado em capsulas, tendo já separado 3 variedades da planta e fruta com excelente potencial genético, a saber: 

- Santa Luzia (redondo); 

- Thais (comprido com pontas arredondadas); 

- Moschet (redondo estrelado). 

- As duas primeiras demonstraram serem as mais produtivas: 6.000 plantas de MANÁ-CUBIU podem ser cultivadas em 1 hectare podendo produzir de 30 a 60 toneladas de frutos. 

- O MANÁ-CUBIU batido em liquidificador com água, leite ou associado com outras frutas com açúcar ou adoçante, produz um suco delicioso e sabor único. 10 quilos da fruta produz 7,5 litros de suco puro, além de ser ótimo para doces, geléias, compota, bolos e sorvetes. Pode ainda ser utilizado em caldeirada de peixe, frango ou carne vermelha. 

- Refogado em azeite acrescenta sabor especial na pizza de mussarela e atum. Pode ser acrescentado ao vinagrete do churrasco e da feijoada. Por possuir um forte apelo medicinal, o MANÁ-CUBIU apresenta-se como uma nova opção dentro da agricultura brasileira, o que vem despertando forte interesse pelas indústrias de sucos, doces, laboratórios farmacêuticos e de cosméticos. 

- Além da NIACINA o MANÁ-CUBIU é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C e PECTINA, substância utilizada para dar ponto em doces e geléias além de combater o diabetes.


DA UTILIZAÇÃO NUTRACÊUTICA 


DO MANÁ.


- O suco puro é utilizado pelas populações tradicionais do Amazonas Brasileiro, Peruano e Colombiano, para controlar colesterol, diabetes, excesso de ácido úrico e outras enfermidades causadas pelo mal funcionamento do fígado e dos rins (Salik. 1987). O Maná-Cubiu é recomendado na dieta de pacientes hipercolesterolémicos e Hiperglicémicos (Yuyama et. Al. 1997). 

- Extraído do MANUAL TÉCNICO (em espanhol), resultado do Tratado de Cooperação Amazônica, financiado pela FAO, entre Brasil e Venezuela, realizado pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonia, Editado em 1.998, página 75, de Autoria do Cientista e Pesquisado pelo Prof. Dr. DANILO FERNANDES DA SILVA FILHO.


Comentário de uma esposa muito contente por essa descoberta: 

"Gente, é tanta coisa que lançam de novidade na internet ou será q eu q descubro depois?! Fiquei interessada nesse produto, meu marido tem diabetes e anda a 290... um saco isso... Claro q ele tem q mudar muita coisa, mas se tiver um aliado natural sem contra indicação para ajudar, né! Eu adoro... Alguém já ouviu falar desta fruta?!"

_____________________________________

Água com estômago vazio!!! Leiam, é super interessante.
IMPORTANTE LEIA E MEDITE
Assunto: Água com o estômago vazio
Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.
Beba água com estômago vazio.
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável...
A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come.. Nada a perder, tudo a ganhar!
Para quem gosta de beber água fria.
Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.
Nota muito grave - perigoso para o coração:
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
Sejamos cuidadosos e vigilantes.
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.
Ser um verdadeiro amigo é enviar este artigo para todos os seus amigos e conhecidos.



___________________________________

Dr. Ernesto Artur - Cardiologista 
Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails,
até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta. São eles:

1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.
2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma, trabalhe aos domingos.
3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer "sim"a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".
5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias,
conselhos e nem aceite todos os convites para conferências,
seminários, encontros, reuniões, simpósios etc. 
6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila.
Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.

8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.
9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e
examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar. 
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago,
não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Procure um médico.
11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir.
Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo fazem mal à saúde.

12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação,
audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.
Isto não é só para crédulos e tolos sensíveis; faz bem à vida e à saúde.
IMPORTANTE:
OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além dador no braço esquerdo.
Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo,
assim como náuseas e suores abundantes. 
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco.
60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram.
Mas a dor no peito pode acordá-lo de um sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca
e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e
diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se  numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse,
pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro..
NÃO SE DEITE !!!! 

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail,
o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !

REPASSE, NÃO DOI NADA!!!!!!!!

 
Quem se faz presente na vida deixa muita saudade e perfume por onde passa.

Há algo mais forte que os laços de sangue: são os laços do coração.

___________________________________


UTILIDADE PÚBLICA - REPASSEM ...

Segundo o Prof. Dr. RENAN MARINO, professor de Pediatria na FAMERP (FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO J. RIO PRETO-SP), a dengue é uma doença virótica, parente da hepatite C, e, sempre foi benigna, isto é, nunca matou. E NÃO MATA!

Isso até 1957, quando surgiu no mercado a droga chamada 
PARACETAMOL.

Imediatamente indicada como tratamento para dengue, pelo Ministério da Saúde Brasileiro, embora não exista nenhum trabalho 
NO MUNDO TODO, que comprove eficácia deste veneno no tratamento da dengue.

A partir de 1957, a dengue começou a matar.


PARACETAMOL é uma droga que destrói o fígado do paciente.

O vírus da hepatite C, já detona o fígado e com o veneno do 
PARACETAMOL, o fígado é destruído o que leva o paciente à morte.

A dengue hemorrágica, nada mais é que a reação do organismo quando o fígado, destruído pelo 
PARACETAMOL, provoca a morte do doente.

Segundo ainda o Professor Doutor, se o paciente 
NÃO TOMAR PARACETAMOL, ele terá todos os sintomas da dengue: mal estar, febre, dores nas juntas, vômitos, coceiras e dor nos fundos dos olhos, mas, após uma ou no máximo duas semanas, estará VIVO e bem.

MAS, SE TOMAR PARACETAMOL
, corre o risco de morrer.

Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, esse veneno é proibido.


Na Grã-Bretanha, é usado como forma de suicídio.


Tomando 
10 comprimidos do veneno chamado PARACETAMOL, em cinco dias, seu fígado é destruído e se não fizer transplante, morre.

Por isso, se você 
ama alguém, informe-o disso.

Segundo o médico Prof.Dr. RENAN MARINO, 
pode-se tomar dipirona e seus derivados, pois não são metabolizados no fígado.
Abraço.


OBS.:
Proibição do paracetamol na dengue pode virar lei 
Foi aprovada ontem na sessão da Câmara Municipal de Rio Preto a legalidade do projeto de lei que proíbe a distribuição nas unidades de saúde de medicamentos que contenham o paracetamol para pacientes com suspeita ou portadores de dengue enquanto não houver solução definitiva da representação que o médico Renan Marino protocolou no Ministério Público Federal (MPF) contra o Ministério da Saúde pedindo a suspensão imediata do tratamento com paracetamol em pacientes com dengue. O projeto será analisado em uma próxima sessão.




________________________________________

O Alzheimer, escrito pelo paciente
Arthur Rivin - O Estado de S.Paulo de 03/02/2010

Sou médico aposentado e professor de medicina. E tenho Alzheimer. 
Antes do meu diagnóstico, estava familiarizado com a doença, tratando pacientes com Alzheimer durante anos. 
Mas demorei para suspeitar da minha própria aflição. 
Hoje, sabendo que tenho a doença, consegui determinar quando ela começou, há 10 anos, quando estava com 76. 
Eu presidia um programa mensal de palestras sobre ética médica e conhecia a maior parte dos oradores. Mas, de repente, precisei recorrer ao material que já estava preparado para fazer as apresentações. 
Comecei então a esquecer nomes, mas nunca as fisionomias. Esses lapsos são comuns em pessoas idosas, de modo que não me preocupei.
Nos anos seguintes, submeti-me a uma cirurgia das coronárias e mais tarde tive dois pequenos derrames cerebrais  
Meu neurologista atribuiu os meus problemas a esses derrames, mas minha mente continuou a deteriorar. 
O golpe final foi há um ano, quando estava recebendo uma menção honrosa no hospital onde trabalhava. 
Levantei-me para agradecer e não consegui dizer uma palavra sequer.
Minha mulher insistiu para eu consultar um médico. 
Meu clínico-geral realizou uma série de testes de memória em seu consultório e pediu depois uma tomografia PET que diagnostica a doença com 95% de precisão. 
Comecei a ser medicado com Aricept, que tem muitos efeitos colaterais. 
Eu me ressenti de dois deles: diarreia e perda de apetite. 
Meu médico insistiu para eu continuar. Os efeitos colaterais desapareceram e comecei a tomar mais um medicamento,  Namenda.
Esses remédios, em muitos pacientes, não surtem nenhum efeito. 
Fui um dos raros felizardos.
Em dois meses, senti-me muito melhor e hoje quase voltei ao normal. Demoramos muito tempo para compreender essa doença desde que Alois Alzheimer, médico alemão, estabeleceu os primeiros elos, no início do século 20, entre a demência e a presença de placas e emaranhados de material desconhecido. 
Hoje sabemos que esse material é o acúmulo de uma proteína chamada beta-amiloide. 
A hipótese principal para o mecanismo da doença de Alzheimer é que essa proteína se acumula nas células do cérebro, provocando uma degeneração dos neurônios. 
Hoje, há alguns produtos farmacêuticos para limpar essa proteína das células.
No entanto, as placas de amiloide podem ser detectadas apenas numa autópsia, de modo que são associadas apenas com pessoas que desenvolveram plenamente a doença. 
Não sabemos se esses são os primeiros indicadores biológicos da doença. 
Mas há muitas coisas que aprendemos. 
A partir da minha melhora, passei a fazer uma lista de insights que gostaria de compartilhar com outras pessoas que enfrentam problemas de memória: - tenha sempre consigo um caderninho de notas e escreva o que deseja lembrar mais tarde. 
Quando não conseguir lembrar de um nome, peça para que a pessoa o repita e então escreva. 
Leia livros. 
Faça caminhadas. 
Dedique-se ao desenho e à pintura. 
Pratique jardinagem. 
Faça quebra-cabeças e jogos. Experimente coisas novas. 
Organize o seu dia. 
Adote uma dieta saudável, que inclua peixe duas vezes por semana, frutas e legumes e vegetais, ácidos graxos ômega 3.
Não se afaste dos amigos e da sua família. 
É um conselho que aprendi a duras penas. 
Temendo que as pessoas se apiedassem de mim, procurei manter a minha doença em segredo e isso significou me afastar das pessoas que eu amava. 
Mas agora me sinto gratificado ao ver como as pessoas são tolerantes e como desejam ajudar.
A doença afeta 1 a cada 8 pessoas com mais de 65 anos e quase a metade dos que têm mais de 85. 
A previsão é de que o número de pessoas com Alzheimer nos EUA dobre até 2030.
Sei que, como qualquer outro ser humano, um dia vou morrer. 
Assim, certifiquei-me dos documentos que necessitava examinar e assinar enquanto ainda estou capaz e desperto, coisas como deixar recomendações por escrito ou uma ordem para desligar os aparelhos quando não houver chance de recuperação. 
Procurei assegurar que aqueles que amo saibam dos meus desejos. Quando não souber mais quem sou, não reconhecer mais as pessoas ou estiver incapacitado, sem nenhuma chance de melhora, quero apenas consolo e cuidados paliativos.
ARTHUR RIVIN FOI CLÍNICO-GERAL E É PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA


____________________________________

Receitas de Todos os Dias

Posted: 21 Jun 2012 07:54 PM PDT
Você adora iogurte, mas faz nariz torto para a coalhada? Pois saiba que este alimento, além de ser uma delícia e não conter conservantes, faz bem para a pele, para o funcionamento do intestino e, até mesmo, ajuda a reduzir o mau colesterol.
Segundo a nutricionista Andrezza Botelho da Silva, a coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite. A parte líquida, por sua vez, é chamada de soro do leite. “A preparação de leites fermentados é uma forma natural de conservação do leite, já que a acidificação funciona como um conservante natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas aos seres humanos”, garante a nutricionista.
Benefícios do consumo da coalhada:
Andrezza Botelho explica que a coalhada é um alimento de altíssimo valor nutritivo, mas destaca o elevado valor biológico das proteínas existentes no leite fermentado. “Estas proteínas proporcionam o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano, o que resulta na melhor absorção de cálcio pelo organismo”, explica.
O consumo regular de coalhada, graças aos lactobacilos (microorganismos do bem) presentes no alimento, também recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as suas funções e ajudando em casos de prisão de ventre ou de diarréias. “Por esta característica, a coalhada ajuda a modular diarréias causadas por antibióticos, quimioterapias, radioterapias e situações de estresse, sendo muito receitada em hospitais e tratamentos médicos”, complementa Andrezza Botelho.
A qualidade microbiológica da coalhada também auxilia na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, o que a faz ser conhecida como um alimento probiótico e imunomodulador, com capacidade até mesmo de ajudar a evitar cânceres
.
A presença de grandes quantidades de ácidos graxos (gorduras), provenientes do leite, faz da coalhada um alimento capaz de ajudar na redução do mau colesterol e, conseqüentemente, diminui os riscos de infarto. O leite coalho é, também, um alimento rico em cálcio, com cerca de 490mg para cada 100g e fósforo. Por isso, ela costuma ser indicada em dietas para pessoas com deficiência destes nutrientes e também para crianças em fase de crescimento.
Apesar de proveniente do leite, a coalhada ajuda em casos de intolerância à lactose, já que, no processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido láctico, que é facilmente digerível até pelos estômagos mais sensíveis. “O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose que o leite. Quando elaborada a partir do leite desnatado, por exemplo, a coalhada chega a ser seis vezes mais digerível que o leite comum in natura”, garante a especialista.
Como consumir:
A coalhada, apesar de fazer muito bem para a saúde em diversos aspectos, é grande fonte de energia, por isso deve ser consumida com moderação. Para se ter uma idéia, 100 g de coalhada contém 256 calorias.

Segundo Andrezza Botelho, o ideal é consumir na ceia ou antes de dormir, pois nesse horário acontece o pico do hormônio PTH, responsável pelo transporte do cálcio para os ossos. “Ela também pode ser saboreada no café da manhã, doce ou salgada, líquida ou pastosa, fresca, seca ou cozida. Serve como acompanhamento, tempero, base para outros pratos e como refresco, se diluída em água”, afirma.
“A combinação coalhada e frutas frescas ou secas é um ótimo casamento porque une os benefícios da coalhada, que melhora a saúde intestinal, entre outros, e das frutas, que contém fibras, que, entre outros benefícios, servem de alimentos para essas bactérias do bem. O resultado disso é a acidificação do ambiente intestinal com o aumento dessas bactérias facilitando a biodisponibilidade das vitaminas e minerais da dieta”, completa a nutricionista Andrezza Botelho.
Para fazer em casa:
Coalhada fresca: separe um litro de leite e um copo de iogurte natural. Numa panela, leve o leite ao fogo alto. Quando ferver, desligue e deixe amornar até que não haja mais vapor. Adicione o iogurte e misture com uma colher, mexendo sempre no mesmo sentido. Transfira para uma tigela e tampe com um prato. Embrulhe com um pano de prato e guarde no forno desligado ou dentro de um armário. Depois de oito horas, leve a coalhada à geladeira. O ideal é fazer da noite para o dia. Assim não tem perigo de ficar chacoalhando, tira daqui, passa pra lá, o que pode desandar todo o processo.
Lembre-se que, no período de fermentação, que dura em média oito horas, o leite deve se manter rigorosamente entre 33 e 35ºC de temperatura. Caso queira uma coalhada adoçada, basta adicionar açúcar ao leite antes de aquecê-lo.

Coalhada seca: para fazer a coalhada seca basta deixar a coalhada fresca escorrer durante um dia inteiro dentro de um coador descartável de papel. Coloque o coador de café dentro do suporte de cafeteira e deixe o soro escorrendo em um copo. Descarte o soro e leve a coalhadaà geladeira. Para consumi-la tempere-a com sal e azeite de oliva. Fica uma delícia.

Fonte:
 Cristiana Arcangeli.




______________________
Câncer de tireóide

O Dr. Oz fez uma exposição sobre o tipo de câncer que mais cresce em mulheres, o câncer de tireóide.

Foi um programa muito interessante e ele mencionou que o aumento poderia possivelmente estar relacionado com o uso de raio-x odontológico e mamografias.

Ele demonstrou que no avental que o dentista coloca em você no raio-x odontológico existe uma pequena aba que pode ser levantada e envolver o seu pescoço. Muitos dentistas não se preocupam em usá-lo. Também, há algo chamado de "guarda da tireóide" para ser usado durante a mamografia.

Por coincidência, ontem eu tive a minha mamografia anual. Eu me senti um pouco tola, mas perguntei sobre a proteção e certamente, o técnico tinha uma em uma gaveta. Eu perguntei porque não era utilizado rotineiramente.

Resposta: "Eu não sei. Você tem que pedir".

Bem, se eu não tivesse visto o programa, como é que eu poderia saber para perguntar?

Precisamos transmitir isso para nossas filhas, sobrinhas, mães, a todas nossas amigas e os maridos contarem a suas esposas!

Eu acabei de fazer isso.

Alguém foi gentil o suficiente para transmitir esta informação para mim. Eu espero que você passe isso para seus amigos e familiares.


________________________________________

DERRAME - NOVO SINAL, 
É BOM SABER...


Assim como o infarto, o derrame precisa ser socorrido com urgência.
Porém, diferente do enfarto, o derrame dá sinais que a maioria das pessoas
não conhece e, por causa disso, em muitos casos mata ou  deixa seqüelas
graves; consequências que num socorro imediato, poderiam ser evitadas.
sinais dados pelo processo de AVC  já são divulgados.
Os Derrames Cerebrais - Agora existe um 4º indicador : A língua

Derrame: memorize as três primeiras letras...S.T.R.
Só leva um instante ler isto...
Disse um neurologista que se levarem
uma vítima de derrame dentro das
primeiras três horas, ele pode reverter
os efeitos do derrame -totalmente.
Ele disse que o segredo é reconhecer o
derrame, diagnosticá-lo e receber o
tratamento médico correspondente,
dentro das três horas seguintes, o
que é difícil.

RECONHECENDO UM DERRAME
Muitas vezes, os sintomas de um derrame
são difíceis de identificar. Infelizmente,
nossa falta de atenção,torna-se desastrosa.
A vítima do derrame pode sofrer severa
consequência cerebral quando as pessoas
que o presenciaram falham em reconhecer
os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma
testemunha qualquer pode reconhecer
um derrame fazendo à vítima estas três
simples preguntas:

Peça-lhe que SORRIA.

Peça-lhe que FALE ou
APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com
coerência)
(ex : Hoje o dia está ensolarado)

Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em
realizar QUALQUER destas tarefas, chame
a emergência imediatamente e
descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido
à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame -
Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este:
Peça à pessoa que ponha a língua para fora..
Se a língua estiver torcida e sair por um
lado ou por outro, é também sinal de
derrame.


_______________________________________


- GENGIBRE - 
Anti-inflamatório Natural: 
ARTROSE, ARTRITE, COLUNA ...

Isso é realmente algo assustador!    

Mas o Dr. Al Sears indica um  analgésico que não tem efeitos colaterais.
E o mais interessante é  que  provavelmente você já tenha esse analgésico
aí na sua casa ! Plante num vaso, no quintal ou no jardim.
Os pedaços de gengibre podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira.
Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE.
Isso mesmo!  Gengibre. 
Durante séculos o Gengibre tem  sido usado em toda a Ásia para tratar dores
nas  articulações, resfriados e até mesmo indigestão.
O  Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para
condições inflamatórias como a osteoartrite.
Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas 
como artrite, dor nas costas, dores musculares,  etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combate  a inflamação.
Um desses compostos abaixa os  receptores da dor e atua nas terminações nervosas. 
Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias,
tais como o  ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos  colaterais.
Assim, se a sua intenção é  eliminar esses analgésicos, passe a consumir o  Gengibre.
Segue algumas dicas para você  ter uma boa dose diária de  gengibre:
Isso vai estimular a  circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.
Beber chá de gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é ótimo. E cura
Aqui está  uma receita usada pelo Dr. Al  Sears:

* Quatro copos de água;
* Um  pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre  descascado e
cortado em fatias; * Limão e mel a gosto. Se  preferir, use laranja
no lugar do limão.  Fica ótimo!

Procedimento:Ferva a água numa panela com  fogo alto.
Assim que começar a fervura adicione as  fatias de Gengibre,
deixe em fogo baixo, cubra  a panela para que os vapores não saiam
e  deixe fervendo por aproximadamente 15  minutos.
O chá está pronto!
Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou  laranja.

_______________________________________



Saúde é Saúde...vamos caprichar...

 

20 TROCAS QUE VALEM A PENA

1- Pão francês por integral

Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.

2 - Leite integral por desnatado



Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. “Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células”, ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.

3 - Óleo de soja e outros por azeite

O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. “Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom”, afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. “Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas”, completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

4 - Pizza de mussarela pelas de vegetais

A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.

5 - Salgadinhos por castanhas

Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. “Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL”, alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes — legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. “As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes”, lembra Jorge Mancini.

6 - Cereais açucarados por aveia

A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”, explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. “Observamos que elas ainda aumentam o HDL”.

7 - Bauru por peito de peru e queijo branco

Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.

8 - Camarão por peixe

Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.

9 - Picanha por lombo

O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”, ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.

10 - Margarina por manteiga

Elas mantêm uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a manteiga leva certa vantagem.

11 - Quindim por compota de frutas

Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar.

12 - Suco de laranja pelo de uva

Essa é para matar a sede e resguardar o peito. É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. “Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante”, diz a bioquímica Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.


13 - Chá de ervas por chá-mate

Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol”, conta o farmacêutico Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. “Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”, explica.

14 - Cebola branca por cebola roxa

Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.

15 - Molho branco pelo de tomate

O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho — sempre. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. “Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo”, orienta a nutricionista Ana Maria Lottenberg. E, se possível, opte pela massa integral.

16 - Chocolate ao leite pelo amargo

O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. “Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite”, afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. “Sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação”, diz. Mas fique atento ao rótulo: amargo de verdade tem mais de 60% de cacau em sua composição.

17 - Sal por ervas e alho

Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. “Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol”, exemplifica Vanderlí. E ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.

18 - Frango com pele pelo frango sem pele


Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. “Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo”, esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. “Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne”, justifica Ana Maria. Aí, será tarde…

19 - Queijo pelo tofu


A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas. “A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção de colesterol”, explica a nutricionista Nágila Damasceno, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E as isoflavonas não só potencializam a queda do LDL como evitam sua oxidação.

20 - Pipoca de micro-ondas pela de panela


Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. “É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa”, argumenta a doutora em ciência dos alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. “Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola”, diz Cristina. Daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu colesterol em paz.
De: Elaach Data: 07 de outubro de 2011
ACHO QUE HOJE É O DIA DEDICADO À SAÚDE.


_________________________
Alimentos & Emoções
Banana- contra a ansiedade
Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada  e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.
Quanto consumir: 2 unidades por dia.
Mel- pura alegria
Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona     como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia.
Abacate- amigo do sono
Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor com o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x /semana.
Salmão- levanta o astral
Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, arenque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central.
Quanto consumir: 1 porção, 3x / semana.
Lentilha- afasta o medo
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.
Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana.
Nozes- mantém você concentrada
São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.
Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana.
Chá verde- espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia.
Brócolis- deixa a mente esperta
É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires / dia.
Óleo de linhaça- dribla o apetite voraz
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado a frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão à comida fica bem menor.
Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais.
Gérmen de trigo- acaba com a irritação
Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.
Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia.
Tofu-  espanta o desânimo
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.
Quanto consumir: 1 fatia média / dia.
Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista

_______________________________________________


CEBOLAS

Taí uma coisa que nós fazemos e é tão perigosa!
CEBOLAS! Eu nunca tinha ouvido essa!

Em 1919, quando a gripe matou 40 milhões de pessoas havia um doutor 
que visitou muitos agricultores para ver se ele poderia ajudá-los a 
combater a gripe, pois que muitos deles que haviam contraído a doença 
haviam morrido.

Em uma visita na propriedade de outro fazendeiro, na mesma região, a 
médico surpreendeu-se em saber do bom estado de saúde que lá 
encontrou. Todos estavam muito saudáveis. Quando o médico perguntou 
ao fazendeiro o que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a 
mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada 
(com casca) em pratos e distribuía-os nos quartos da casa.

O Médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe 
entregar uma das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, 
quando então observou enorme números de bactérias da gripe ali 
acumulados.

Levado a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um ímã 
enorme para as bactérias, especialmente as cebolas cruas.

Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia 
seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na 
geladeira. Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo 
consumi-las a posteriori.

Além disso, os cães nunca devem comer cebolas. Seus estômagos não 
pode metabolizar cebolas.

Lembre-se: é perigoso cortar uma cebola e consumi-la no dia seguinte. 
A cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma noite única, 
e cria bactérias tóxicas. Estas bactérias podem causar infecções do 
estômago adversos por causa de secreções biliares em excesso e 
intoxicação alimentar.

Repasse esta mensagem a todos os que você ama e se preocupa!
___________________________________________





O que é pressão arterial Sistólica e Diastólica?  12 X 8, 14 X 9... Afinal, o que significa isso?


Todo mundo tem "pressão arterial", ainda bem, pois é ela quem dá força para o sangue percorrer um grande circuito de artérias e veias, e levar a cada pedacinho do nosso corpo nutrientes (comida) e oxigênio (ar), que são essenciais para manter a vida. O coração funciona como uma bomba que, quando bate, impulsiona o sangue pelas artérias. A passagem do sangue nas artérias cria pressão devido a resistência que esses vasos oferecem. A "pressão arterial" é a soma desses dois fatores.


Pressão Sistólica e Diastólica

A principal função do coração é receber e distribuir o sangue para o corpo inteiro. Para isso, ele realiza dois movimentos diferentes, que nós percebemos e chamamos de batimentos cardíacos. O coração é um órgão oco, muscular, que se contrai e relaxa continuamente. Quando ele está relaxado, o sangue preenche seu interior, até ficar completamente cheio, então ele se contrai e joga para as artérias, com grande força, todo o sangue que tinha guardado em seu interior. A força que o coração faz quando se contrai e joga o sangue para as artérias é chamada sístole. Este movimento aumenta a pressão do sangue contra as paredes das artérias e é o que chamamos de pressão máxima ou Pressão Sistólica. Quando o coração está relaxado,sendo preenchido por sangue, temos o que se chama diástole, aqui a pressão é mínima e é conhecida como Pressão Diastólica.

12 X 8, 14 X 9... Afinal, o que significa isso?
Quando medimos a pressão os valores nos são passados dessa forma, sempre um número maior na frente seguido por um menor. O primeiro número - o maior - indica o valor da pressão sistólica e o segundo número - o menor - indica o valor da pressão diastólica.

Bombeiroswaldo...
__________________________

CLASSIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL 
E OUTRAS INFORMAÇÕES PERTINENTES
E IMPORTANTÍSSIMAS.

















___________________________________

Diagnóstico e Classificação da Hipertensão Arterial Sistêmica
                                                                                           
Autores:

Rodrigo Pinto Pedrosa
Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR - HC-FMUSP)
Pós-graduando da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Luciano Ferreira Drager
Médico Assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) pode ser conceituada como uma doença crônico-degenerativa de natureza multifatorial, na grande maioria dos casos assintomática, que compromete fundamentalmente o equilíbrio dos sistemas vasodilatadores e vasoconstritores que mantêm o tônus vasomotor, o que leva a uma redução da luz dos vasos e danos aos órgãos por eles irrigados. Na prática, a HAS é caracterizada pelo aumento dos níveis pressóricos acima do que é recomendado para uma determinada faixa etária.

EPIDEMIOLOGIA:                        
A HAS é um dos problemas de saúde pública mais importantes no mundo, já que é um importante fator de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio. Apesar de apresentar alta prevalência (no Brasil de 22 a 44%), ainda existe uma grande porcentagem de indivíduos que desconhecem serem portadores da HAS. Dos pacientes que sabem do diagnóstico, cerca de 40% ainda não estão em tratamento. Além disso, apenas uma pequena parcela dos pacientes está com os níveis de pressão arterial devidamente controlados (nos EUA, em torno de 34%).  A prevalência da HAS aumenta com a idade (cerca de 60 a 70% da população acima de 70 anos é hipertensa). Em mulheres, a prevalência da HAS apresenta um aumento significativo após os 50 anos, sendo esta mudança relacionada de forma direta com a menopausa. Com relação à raça, além de ser mais comum em indivíduos afrodescendentes (especialmente em mulheres), a HAS é mais grave e apresenta maior taxa de mortalidade. A má adesão ao tratamento (incluindo a maior dificuldade de acesso ao atendimento médico) infelizmente adiciona maior risco à raça negra. Outros fatores que contribuem para a HAS são o excessivo consumo de sal e álcool, a obesidade e o sedentarismo.  Portanto, em decorrência da alta morbimortalidade associada à HAS e dos custos elevados para o seu tratamento (principalmente o custo de suas conseqüências), torna-se imprescindível um diagnóstico e o tratamento adequados para a modificação da história natural da doença hipertensiva.
MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL                                                                                             
A medida da pressão arterial (PA) é o elemento chave para o estabelecimento do diagnóstico da HAS. De acordo com as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, classificamos os níveis de PA para pessoas com mais de 18 anos de conforme a Tabela 1. A publicação do VII JNC (Joint National Committee) em 2003 forneceu uma nova classificação da hipertensão arterial e introduziu o conceito de pré-hipertensão, em que pacientes com PA limítrofe, que possuem um maior risco de eventos cardiovasculares que pacientes normotensos (Tabela 2).

Tabela 1: Classificação da pressão arterial segundo os valores da pressão arterial sistólica e da pressão diastólica, segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial
Classificação da pressão arterialPressão arterial sistólica (mmHg)Pressão arterial diastólica (mmHg)
Ótima< 120e< 80

Normal< 130e< 85

Limítrofe130 a 139ou85 a 89

Estágio 1140 a 159ou90 a 99

Estágio 2160 a 179ou100 a 109

Estágio 3>180ou> 110

Hipertensão sistólica isolada> 140e< 90

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006.

Tabela 2: Classificação da pressão arterial segundo os valores da pressão arterial sistólica e da pressão diastólica, segundo o VII Joint National Committee
Classificação da pressão arterialPressão arterial sistólica (mmHg)Pressão arterial diastólica (mmHg)
Normal< 120e< 80
Hipertensão estágio 1120 a 139ou80 a 89

140 a 159ou90 a 99
Hipertensão estágio 2
³ 160
ou> 110
Fonte: Modificado de Chobanian AV, Bakris GL, Black HR et al. The seventh report of the Joint National Committee on prevention, detection, evaluation, and treatment of high blood pressure. JAMA 2003; 289:2560-72.

A observação sistemática da sequência dos procedimentos expostos a seguir (Tabela 3) evita erros diagnósticos. A medida da pressão arterial de forma indireta, com método auscultatório, utilizando-se esfigmomanômetro aneróide ou de coluna de mercúrio devidamente calibrados, ainda é considerada o método mais custo-efetivo. A medida ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e a medida residencial da pressão arterial (MRPA) são ferramentas diagnósticas auxiliares de grande utilidade em situações específicas, que serão citadas mais adiante.

Tabela 3: Procedimento correto para aferição da pressão arterial
Procedimentos gerais
Explicar o procedimento ao paciente
Repouso de pelo menos 5 minutos em ambiente calmo
Evitar bexiga cheia
Não praticar exercícios físicos 60 a 90 minutos antes
Não ingerir bebidas alcoólicas, café ou alimentos e não fumar 30 minutos antes
Manter pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado
Remover roupas do braço no qual será colocado o manguito
Posicionar o braço na altura do coração (nível do ponto médio do esterno ou 4º espaço intercostal), apoiado, com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido.
Solicitar para que não fale durante a medida
Procedimento de medida da pressão arterial
Medir a circunferência do braço do paciente
Selecionar o manguito de tamanho adequado ao braço
Colocar o manguito sem deixar folgas acima da fossa cubital, cerca de 2 a 3 cm
Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial
Palpar a artéria braquial na fossa cubital e colocar a campânula do estetoscópio sem compressão excessiva
Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da pressão sistólica
Proceder à deflação lentamente (velocidade de 2 a 4 mmHg por segundo)
Determinar a pressão sistólica na ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff), que é um som fraco seguido de batidas regulares e, após, aumentar ligeiramente a velocidade de deflação
Determinar a pressão diastólica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff)
Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa
Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff) e anotar valores da sistólica/diastólica/zero
Esperar 1 a 2 minutos antes de novas medidas
Informar os valores de pressão arterial obtidos para o paciente

Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)                                                                    
A MAPA é o método que permite avaliar o comportamento fisiológico da pressão arterial nas 24 horas. Entender este comportamento é importante em determinadas circunstâncias para o estabelecimento de estratégias terapêuticas e prognósticas.

Diversos estudos demonstraram a superioridade do método em predizer eventos cardiovasculares (infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral) em comparação à medida casual da pressão arterial. A despeito disto, não há recomendação de indicar a MAPA no controle da HAS em todo o paciente hipertenso (ver indicações abaixo).

Em condições normais, ocorre uma queda de cerca de 10% da pressão arterial durante o sono (presença do descenso noturno - padrão dipper). Quando a queda é inferior a 10% ou ausente, consideramos aquele indivíduo como portador de descenso noturno alterado non-dipper. Apesar de algumas controvérsias (incluindo questões de reprodutibilidade da MAPA), este padrão tem sido correlacionado com um pior prognóstico cardiovascular em relação aos indivíduos que apresentam o descenso noturno.

As principais indicações da monitoração ambulatorial da pressão arterial são:
-hipertensão de consultório ou “do avental branco”;
-avaliação da hipertensão arterial resistente;
-suspeita de episódios de hipotensão arterial sintomática;
-avaliação da eficácia da terapêutica anti-hipertensiva.

Monitoração Residencial da Pressão Arterial (MRPA)                                                                       A MRPA é o registro da pressão arterial por método indireto, com 3 medidas pela manhã e 3 à noite durante a vigília, por 5 dias. Estas medidas devem ser realizadas com equipamento validado e podem ser realizadas pelo próprio paciente ou por outra pessoa, desde que previamente treinadas. Suas indicações são basicamente as mesmas da MAPA. Dados recentes da Sociedade Européia de Hipertensão recomendam que a MRPA deva ser realizada idealmente em todos os pacientes hipertensos como uma ferramenta adicional no controle pressórico.

ABORDAGEM INICIAL NO CONSULTÓRIO                                                                                       Na primeira consulta clínica, a medida da pressão arterial deve ser efetuada no mínimo por 3 vezes, com intervalo de 1 minuto entre cada uma delas. Deve-se aferir a PA nos membros superiores e considerar a medida com o maior valor, caso haja diferença entre eles. A pressão arterial nos membros inferiores também deve ser aferida na primeira consulta. Diferenças maiores de 20/10 mmHg devem levantar a suspeita de vasculopatia significativa, motivando investigação posterior.

Indivíduos diabéticos, idosos, etilistas ou que fazem uso de drogas anti-hipertensivas devem ser avaliados quanto à presença de hipotensão postural e disautonomia, avaliando-se a PA em posição supina, sentado e de pé.

A Tabela 4 mostra a rotina de seguimento dos hipertensos de acordo com seus níveis tensionais, e a Tabela 5 mostra os critérios de diagnóstico das condições clínicas mais comuns associadas com a medida da pressão arterial.

Tabela 4: Recomendação para seguimento (prazos máximos para reavaliação)
PA (mmHg)*Seguimento
SistólicaDiastólica
< 130< 85Reavaliar em um ano; estimular MEV
130 a 13985 a 89Reavaliar em 6 meses**; insistir em MEV
140 a 15990 a 99Confirmar em 2 meses**; considerar MAPA/MRPA
160 a 179100 a 109Confirmar em 1 mês**; considerar MAPA/MRPA
= 180= 110Intervenção medicamentosa imediata ou reavaliar em 1 semana**
*Se as pressões sistólica ou diastólica forem diferentes, usar a mais alta. **Considerar intervenção de acordo com a condição clínica do paciente MEV = mudança do estilo de vida.

Tabela 5: Valores de pressão arterial no consultório, MAPA e MRPA que caracterizam a hipertensão do jaleco branco, a HAS mascarada e o efeito jaleco branco

Consultório
MAPA
MRPA
Normotensão< 140/90< 130/80 média 24 h> 135/85
Hipertensão
= 140/90
> 130/80 média 24 h
> 135/85
Hipertensão do avental branco= 140/90> 135/85 média vigília
£ 135/85
Hipertensão mascarada
< 140/90
> 135/85 média vigília
> 135/85
Efeito do avental brancoDiferença entre a medida da pressão arterial no consultório e da MAPA na vigília ou MRPA, sem haver mudança no diagnóstico de normotensão ou hipertensão.

HAS do Avental Branco, HAS Mascarada e HAS Refratária                                                             Os valores da pressão arterial medidos em consultório podem ser maiores, semelhantes ou menores do que os obtidos durante a vigília pela MAPA ou MRPA. Essas diferenças possibilitam a classificação dos pacientes em 4 diferentes categorias: normotensão, hipertensão, Hipertensão do avental branco (hipertensão isolada de consultório) e hipertensão mascarada (normotensão do avental branco). A normotensão se caracteriza por valores normais de pressão arterial no consultório (abaixo de 140/90 mmHg) e na MAPA de 24 horas (igual ou abaixo de 130/80 mmHg) ou na MRPA (igual ou abaixo de 135/85 mmHg), enquanto que a hipertensão se caracteriza por valores anormais de pressão arterial no consultório (igual ou acima de 140/90 mmHg) e na MAPA de 24 horas (acima de 130/80 mmHg) ou na MRPA (acima de 135/85 mmHg).

Define-se efeito do avental branco como o valor obtido pela diferença entre a medida da pressão arterial no consultório e da MAPA na vigília ou MRPA, sem haver mudança no diagnóstico de normotensão ou hipertensão. A Hipertensão do avental branco ocorre quando há valores anormais na medida da pressão arterial no consultório (igual ou acima de 140/90 mmHg) e valores normais de pressão arterial pela MAPA durante o período de vigília (igual ou abaixo de 135/ 85 mmHg) ou pela MRPA (igual ou abaixo de 135/85 mmHg). Alguns estudos apontam que a Hipertensão do avental branco apresenta risco cardiovascular intermediário entre normotensão e hipertensão.

A hipertensão mascarada ocorre quando há valores normais na medida da pressão arterial no consultório (abaixo de 140/90 mmHg) e valores anormais de pressão arterial pela MAPA durante o período de vigília (acima de 135/85 mmHg) ou MRPA (acima de 135/85 mmHg). Embora não haja consenso, estudos prévios sugerem que tais pacientes têm maior prevalência de lesões de órgãos-alvo do que indivíduos normotensos.

Define-se hipertensão refratária ou resistente a hipertensão não controlada com o uso regular de 3 ou mais drogas em doses máximas, incluindo um diurético, avaliada por um dos instrumentos diagnósticos mencionados acima, de preferência as mediadas domiciliares. Portanto, PA muito elevada em uso de apenas 1 ou 2 medicamentos, uso de doses baixas ou pacientes má aderentes não podem ser considerados como portadores de hipertensão refratária. A real prevalência de HAS refratária é desconhecida, mas não é incomum. Assim, esses pacientes merecem especial atenção pela necessidade de investigação de causas secundárias e tratamento efetivo, já que possuem habitualmente maior risco cardiovascular.

EXAMES COMPLEMENTARES                                                                           Avaliação Inicial de Rotina para Todos os Pacientes Hipertensos                                   Os seguintes exames devem fazer parte da avaliação de todos os pacientes hipertensos:                                                       urina tipo 1; dosagem de potássio e creatinina; glicemia de jejum; colesterol total, LDL, HDL, triglicérides; ácido úrico; eletrocardiograma convencional.                                                                                                                                                                             Exames complementares podem ser solicitados quando houver indicação clínica adicional ou necessidade de investigação de causas secundárias. Assim sendo, em pacientes hipertensos com diabetes ou com síndrome metabólica e hipertensos com 3 ou mais fatores de risco, recomenda-se pesquisa de microalbuminúria. Para pacientes com glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL, recomenda-se determinar a glicemia 2 horas após sobrecarga oral de glicose. Em hipertensos estágios 1 ou 2 sem hipertrofia ventricular esquerda ao ECG, mas com 3 ou mais fatores de risco (portanto, não obrigatório), considerar o emprego do ecocardiograma para a detecção da hipertrofia ventricular esquerda. Para pacientes hipertensos com suspeita clínica de insuficiência cardíaca, considerar a utilização do ecocardiograma para avaliação da função sistólica e diastólica.                                                                                                                      DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL                                                           Quando Investigar Hipertensão Secundária?                                                                     Durante a avaliação de um paciente hipertenso, alguns achados da anamnese e do exame físico servem como indício de que causas secundárias podem estar presentes. Nestes casos, uma abordagem direcionada e criteriosa permite um correto diagnóstico, evitando os exames muitas vezes desnecessários e caros na investigação de hipertensão secundária.                                                        Indícios de Hipertensão Secundária                                                                                             Os principais indícios de hipertensão secundária encontram-se na Tabela 6.                                                                                     Tabela 6: Indícios de hipertensão secundária.
Tríade de feocromocitoma: palpitações, sudorese e cefaléia de aparecimento concomitante e em crises
Início de hipertensão antes dos 30 anos ou após os 50 anos de idade;
Hipertensão arterial refratária à terapia;
Relatos de roncos frequentes, pausas respiratórias frequentes durante a noite e sonolência diurna;
Aumento de creatinina sérica;
Exame de urina anormal (proteinúria ou hematúria);
Uso de fármacos e drogas que podem elevar a pressão arterial;
Fácies ou biótipo de doença que cursa com hipertensão: doença renal, hipertireoidismo, acromegalia, síndrome de Cushing;
Presença de sopros abdominais;
Assimetria de pulsos femorais.
Hipopotassemia espontânea (< 3 mEq/L)

Causas de Hipertensão Secundária
As principais causas de hipertensão secundária estão na Tabela 7.

Tabela 7: Formas secundárias de hipertensão
- Síndrome da apnéia obstrutiva do sono;
- Doença renal crônica;
- Hipertensão renovascular;
- Aldosteronismo primário;
- Coarctação da aorta;
- Síndrome de Cushing;
- Hipertensão induzida por drogas;
- Uropatia obstrutiva;
- Feocromocitoma;
-Doenças da tireóide ou paratireóide.

CONCLUSÕES                                                                                   
A HAS é, e continuará sendo, uma doença altamente prevalente e com alto impacto negativo social. A identificação precoce dos hipertensos e o tratamento eficaz são de grande importância clínica nos planos individual e populacional. Uso de aparelhos calibrados, técnica precisa e identificação de causas possivelmente reversíveis são parte fundamental no manejo clínico desses pacientes.
BIBLIOGRAFIA                                                                                                                                               
1.      Alessi A, Brandão AA, Pierin A, Feitosa AM, Machado CA, de Moraes Forjaz CL, et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia; Sociedade Brasileira de Hipertensão; Sociedade Brasileira de Nefrologia. IV Guideline for ambulatory blood pressure monitoring. II Guideline for home blood pressure monitoring. IV ABPM/II HBPM. Arq Bras Cardiol 2005; 85 Suppl 2:1-18.

2.      Beeks E, Kessels AG, Kroon AA, et al. Genetic predisposition to salt-sensitivity: a systematic review. J Hypertens 2004; 22(7):1243-9.

3.      Calhoun DA, Jones D, Textor S, Goff DC, Murphy TP, Toto RD, et al. American Heart Association Professional Education Committee. Resistant hypertension: diagnosis, evaluation, and treatment: a scientific statement from the American Heart Association Professional Education Committee of the Council for High Blood Pressure Research. Circulation 2008;117(25):e510-26.

4.      Chobanian AV, Bakris GL, Black HR, et al. The seventh report of the Joint National Commitee on prevention, detection, evaluation, and treatment of high blood pressure. JAMA 2003; 289:2560-72.

5.      Kaplan NM. Hipertensão sistêmica: mecanismos e diagnóstico. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Braunwald E, eds. Tratado de doenças cardiovasculares. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. p.959-87.

6.      Mancia G, De Backer G, Dominiczak A, Cifkova R, Fagard R, Germano G, et al. 2007 Guidelines for the management of arterial hypertension: The Task Force for the Management of Arterial Hypertension of the European Society of Hypertension (ESH) and of the European Society of Cardiology (ESC). Eur Heart J 2007; 28(12):1462-536.

7.      McAlister FA, Straus SE. Measurement of blood pressure: an evidence based review. BMJ 2001; 322:908-11.

8.      V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006.

9.      Parati G, Stergiou GS, Asmar R, Bilo G, de Leeuw P, Imai Y, et al., on behalf of the ESH Working Group on Blood Pressure Monitoring. European Society of Hypertension guidelines for blood pressure monitoring at home: a summary report of the Second International Consensus Conference on Home Blood Pressure Monitoring. J Hypertens 2008; 26(8):1505-1526.

10.    Calhoun DA, Jones D, Textor S, Goff DC, Murphy TP, Toto RD, et al. American Heart Association Professional Education Committee. Resistant hypertension: diagnosis, evaluation, and treatment: a scientific statement from the American Heart Association Professional Education Committee of the Council for High Blood Pressure Research. Circulation 2008; 117(25):e510-26.

11.    Spence JD. White-coat hypertension is hypertension. Hypertension 2008;51(5):1272.

12.    Puato M, Palatini P, Zanardo M, Dorigatti F, Tirrito C, Rattazzi M, et al. Increase in carotid intima-media thickness in grade I hypertensive subjects: white-coat versus sustained hypertension. Hypertension. 2008;51(5):1300-5.

13.    Kawano Y, Horio T, Matayoshi T, Kamide K. Masked hypertension: subtypes and target organ damage. Clin Exp Hypertens 2008; 30(3):289-96.
____________________________________
____________________________________

Um comentário:

  1. Muito inportante o conhecimento sobtr saude nao so pmim que sou estudante ma para todod nos que precisamos da medicina previntiva em primeiro lugar.

    ResponderExcluir

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!