quarta-feira, 22 de julho de 2015

Carta para D. Iracema Bittencourt - por Ligia De Bona Carvalho

CARTA PARA D. IRACEMA BITTENCOURT. 
 Por Ligia De Bona Carvalho.
Iracema Bittencourt

QUARTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2012. 

Carta para D. Iracema... 
Querida amiga... 
Quando em 2008 solicitamos da senhora uma introdução para o livro “Tenho dito" – Morretes e morretenses nos discursos de Marcos Luiz De Bona”, a sua resposta foi positiva, com certa reserva, pois não sabia se estaria à altura da tarefa! 
Seu prefácio transborda admiração, amizade e carinho pelo nosso pai, pelo que agradecemos uma vez mais. 
Num trecho a senhora disse: “Em solenidades cívicas, datas comemorativas, aniversários, batizados, casamentos e principalmente enterros, Marcos era o nosso orador oficial. O nosso porta-voz. Uso o termo principalmente ao falar de enterros, porque eram os momentos mais sublimes de seus pronunciamentos, consolidados nestas páginas. Suas palavras retratavam nossa emoção e levávamos para casa o peso de sua mensagem, que decalcava nosso pensamento por alguns dias”. Tendo ele falecido muito antes da senhora (30 anos!) não pode apresentar as últimas despedidas, mas eu encontrei uma maneira dele lhe prestar uma bela homenagem. 
Lembra de um artigo escrito em março de 1961, com o título “Uma Diretora em Morretes”? Vou transcrevê-lo no meu blog. Não sei se no céu têm filial do Centro Morretense, mas acredito que vocês já se encontraram. 
Espero que gostem desta postagem. 
Com carinho Ligia...
______________________________________

Por Marcos Luiz De Bona

*Uma diretora em Morretes... 
A vocação pedagógica lhe é inata, e a capacidade adquiriu nos largos anos de magistério, nunca descurando os estudos, nem se cingindo a métodos antigos. Foi sempre professora atualizada, emprestando ainda a sua inteligência e experiência como integrante dos quadros docentes do Ginásio Estadual Rocha Pombo, Escola Técnica de Comércio de Morretes, nesta última onde se formou Contadora na turma Dr.Carlos Sternberg Valle (turma fundadora). Ainda muito moça, teve uma missão árdua: a de substituir na altura uma grande Diretora, a insigne mestra de uma geração de morretenses D. Maria Luiza Burtz Merkle. Fê-lo com demonstrações de rara capacidade de direção, aliando à sua bondade natural, o sentido de disciplina e respeito indispensáveis em tais cargos. A psicologia, matéria suficientemente estudada em seu curso de normalista, ela a aplicou esplendidamente no exercício de suas funções de Diretora ao resolver os problemas infantis, bem como no trato das professoras, quão diversas são as peculiaridades de cada uma. A senhorita Iracema Bittencourt, nomeada Diretora do Grupo Escolar Miguel Schleder – hoje Escola de Aplicação – no ano de 1946, não teve a indicação do seu nome por inspiração política e, sim, somente pelas suas aptidões tão cedo reveladas. Nos anos de 1946, 1951 e 1956 ocorreram alterações profundas na situação administrativa do Estado, contudo, a educadora permaneceu à frente dos destinos do nosso principal estabelecimento de ensino primário, usando tratamento igual para com todos, sem distinção de credo religioso ou político. Se alguns agora viram partidarismo no exercício livre do voto em um país sob regime democrático, usaram com certeza, de preconcebidas intenções, pois a substituição da Diretora do Grupo Escolar de Morretes não se fazia necessária de forma alguma, ainda mais se levar em conta as palavras do Exmo Sr. Governador, de que só interessa ao Estado a capacidade de trabalho e a competência, qualidades essas que sobram em Iracema Bittencourt. Ao despedir-se das colegas que dirigiu por tantos anos, algumas veteranas, outras recém-formadas, suas ex-alunas, e que as viu com carinho conquistarem um a um os degraus dos cursos primário, ginasial e normal, a ex-Diretora teve palavras comoventes de despreendimento e fé na educação da criança, a esperança do Brasil de amanhã. 
Os agradecimentos às suas colaboradoras e os votos de felicidades à nova direção, deram realce ao espírito brilhante da distinta morretense. 
* Publicado no jornal “O Estado do Paraná”, em 15/03/1961. 

Postado por LIGIA DE BONA CARVALHO às 13:36 do dia 19 de setembro de 2012.
___________________________________



Por Marcos Luiz De Bona


Cidadã benemérita de Morretes.


A turma da Escola Normal do Estado (hoje Instituto de Educação de Curitiba) comemorou no mês de novembro p/passado as bodas de prata da sua formatura. Há 25 anos, portanto, que aquelas moças idealistas iniciaram o sacerdócio do ensino, fazendo das crianças os homens do Brasil do futuro. Entre as jovens daquela turma estava a senhorita Iracema Bittencourt, filha do saudoso e honrado morretense Bernardo Bittencourt e de sua esposa também de saudosa memória D. Francisca Bittencourt. Ingressando no magistério no ano de 1939, no Grupo Escolar Miguel Scheleder, a nova professora exerceu as suas funções até 1946. Nesse ano, a insigne mestra D. Maria Luiza Bertz Merkle foi removida, a pedido, para a direção de outro grupo na capital do estado, e a professora Iracema foi investida no elevado cargo de Diretora do nosso principal estabelecimento de ensino. Em todos estes anos houvesse D. Iracema com capacidade, inteligência, dedicação e senso de direção elogiáveis. É ela dotada de notável capacidade de trabalho e de estudos, tendo se formado Contadora no ano de 1958, e está cursando atualmente a Faculdade de Filosofia de Paranaguá. Acumula os cargos de Diretora do grupo e Inspetora do ensino primário, bem como o de professora do ginásio e da escola normal, de tudo se desincumbindo a contento, e está sempre presente às iniciativas que visam o bem comum e o sentimento de civismo da nossa mocidade. Portadora de esplêndida formação cristã, a professora Iracema Bittencourt fez-se merecedora das homenagens que lhes foram prestadas na oportunidade do 25º aniversário de sua formatura. As educadoras morretenses fizeram inaugurar em sessão festiva o seu retrato no gabinete do grupo escolar. 
A Câmara de Vereadores fez-lhe entrega, em sessão solene, do título de Cidadã Benemérita de Morretes e, finalmente, os amigos ofertaram-lhe um jantar. 
Agradecendo aos que lhe saudaram a distinta morretense, com a voz embargada pela emoção, produziu belas orações. 

*Artigo escrito por Marcos Luiz De Bona e publicado em novembro de 1964.


Postado por LIGIA DE BONA CARVALHO às 19:22h.
DOMINGO, 18 DE JULHO DE 2010____________________________

Algumas imagens da nossa educadora.
Galeria Mirtillo Trombini, lançamento do livro Tenho Dito - Morretes e Morretenses nos discursos de Marcos Luiz De Bona - 09.10.2009. Presenças de Joaquim Souza e dos saudosos amigos: Iracema Bittencourt e Sidney Antunes de Oliveira.

Professoras do Grupo Escolar "Miguel Schleder":
01 - Dulce Serôa da Motta Cherobim, 02 - Iracema Bittencourt, 03 - Aydil Porto Martinelli, 04 - Maria José, 05 - Izaltina, 06 - Eny Kossatz Hunzicker, 07 - Casta Gonçalves, 08 - Olinda, 09 - Bedina Bittencourt, 10 - Izaltina, 11 - ???, 12 - Neide Marinho, 13 - Margarida (?) Foltran (?), 14 - Arlanza Pinto.

Iracema - Cidadã benemérita de Morretes.
_____________________


Mensagem à Professora Iracema, enviada pelo querido amigo Éric Joubert Hunzicker.

Caro Marcos, o que eu tenho é a mensagem que escrevi e li no momento das exéquias:


IRACEMA BITTENCOURT

Autoridades presentes, Senhoras, Senhores e em especial os Familiares dessa que foi e sempre será a nossa inesquecível educadora, professora, amiga.
Incumbido pela administração municipal e representando neste ato toda a população que gostaria de se manifestar, e também, representando a Associação Atlética 31 de Outubro, que, no dia 25 de outubro de 2003, na comemoração do 45º aniversário de fundação, os seus membros a homenagearam com o título de Formadora de Caráter, que realmente exprime aquilo que Dona Iracema representou em toda a sua existência.
Dona Iracema, quem poderá hoje afirmar por quantas gerações a Senhora foi responsável pelos ensinamentos a elas ministrados. É muito difícil. Mas, estas mesmas gerações jamais esquecerão aquela figura de fibra, que nos idos de 1948 iniciou a dirigir o nosso mais importante estabelecimento de ensino, " Miguel Schleder".
Em todas às áreas possíveis, vamos encontrar profissionais que ouviram seus ensinamentos.
Listá-los, seria cansativo.
Dona Iracema, receba neste momento a homenagem imorredoura, pura e sincera de milhares de morretenses e morreteanos, que tiveram a honra de passar pelas suas mãos de lente.
Não podemos deixar de notar que, acaso ou não, seu exemplo de civismo e religiosidade fez com que seu traspasse ocorresse quando em nossa cidade comemoramos as duas datas mais importantes das solenidades cívicas e religiosas: A Independência do Brasil e Nossa Senhora do Porto.
Aproveitando excertos do discurso escrito e proferido pelo Professor Arlindo de Castro, em 25 de agosto de 1966, e transcrito no livro "Tenho Dito", Discursos de Marcos Luiz De Bona desejamos registrar que:

Nasceu na Galileia o maior dos Professores!
No dia desse advento.
Um arrepio de susto, um estremecimento.
Acendeu pelos céus esplendorosa luz.
E dessa estranha luminosidade
Foi que nasceu Jesus.
O Grande Mestre, o Redentor da Humanidade!
Filho de Deus Ele ensinou bondade...
Mostrou que amor só com amor se paga
E que a maior virtude é a caridade.
Dona Iracema, como Jesus, foi Educadora!
Herdaste dele a glória de ensinar.
A glória até de preparar doutores!
E nunca esqueceu, porém,
De que a suprema luz,
De que o supremo bem,
vêm dos ensinamentos de Jesus.
Dona Iracema, a Senhora será a nossa eterna Professora!!!

Por favor, amigos, se uma lágrima brotar e rolar pelo nosso rosto, não a esconda e, se alguém a ver, não a enxugue. Diga apenas que não é ou não foi nada, ou melhor, foi apenas um cisco de saudade que vamos sentir da Dona Iracema, que se desprendeu do passado e caiu no canto dos nossos olhos.
__________________________________

Iracema Bittencourt, nasceu no dia............., faleceu no dia 08 de setembro de 2012, aos ...... anos de idade.

Querida Professora Iracema, obrigado por tudo!
Descanse em PAZ!
___________________________________

___________________________

__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!