sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sidney Antunes de Oliveira - por Ligia De Bona Carvalho

DR. SIDNEY ANTUNES DE OLIVEIRA.
Por Ligia De Bona Carvalho.
Prof. dr. Sidney Antunes de Oliveira *10/12/1927 + 12/01/2013 

QUARTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2013.

Em homenagem ao amigo morretense, falecido na madrugada do último dia 12, transcrevo uma notícia sobre ele, publicada no "Jornal de Antonina", em dezembro de 1950. 
A 10 do corrente, a sociedade morretense estará em festas com o transcurso do auspicioso aniversário genetliaco do ilustrado cidadão sr. prof. Sidney Antunes de Oliveira, fulgurante lente de Inglês do Ginásio estadual de Morretes e que atualmente excerce, com elevada competência o cargo de Contador da poderosa firma B. Antunes de Oliveira. A sua personalidade de escol se impôs a consideração e ao respeito do povo morretense, que nele encontra as mais nobres qualidades de amigo e de cidadão. O distinto aniversariante constitui um autêntico padrão de civismo e de grandeza moral, motivo porque o seu respeitável nome se aureolou, entre nós e o povo de Morretes do mais absoluto prestigio pessoal. Essas nobilitantes qualidades, que, aliás, lhe são peculiares, se enaltecem ainda diante de sua inconfundível modéstia e elegante simplicidade, bem como, pela lhaneza do seu fidalgo e atencioso tratamento social. Excelente amigo e portador das mais acrisoladas virtudes coracionais, o sr. Sidney Antunes de Oliveira será, pois, por motivo de seu natalício, alvo das mais sinceras manifestações de apreço e homenagens por parte de seus admiradores, entre os quais, nós do “Jornal de Antonina”, que lhe devemos as mais eloquentes provas de gentileza. Conhecíamos as atividades do Sidney como advogado, político, professor, empresário e amigo, sempre participando dos acontecimentos da cidade. Quem não recorda ou não o conheceu nos velhos tempos, poderá conferir folheando a coleção de recortes de jornais do meu pai, da qual selecionei e fotografei algumas notícias para compor esta postagem.
_____________________________________ 

Postado por LIGIA DE BONA CARVALHO às 14:44 do dia 16 de janeiro de 2013.
Ligia é filha de Marcos Luiz De Bona, compiladora e organizadora da coletânea dos discursos dele.

Fonte> http://debonatenhodito.blogspot.com.br/
_____________________________________
________________________________


Algumas imagens e notícias que foram manchetes em jornais da época.


Homenagem ao poeta morretense "Silveira Neto" no retorno à sua terra Natal - 08/05/1967. Sidney estava lá.


Formatura do curso de Direito - 1955


Translado dos restos mortais de "Rocha Pombo", do Rio de Janeiro para a sua terra natal (Morretes) - 03/12/1966. Na foto podemos identificar, da esquerda para à direita: Dr. Alcídio Bortoli, Marcos Luiz De Bona, José Pulsides e Sidney Antunes de Oliveira.









Dr. Sidney Antunes de Oliveira (de paletó e gravata - vide seta).  Procissão do Divino Espírito Santo, em Morretes.

CÂMARA MUNICIPAL DE MORRETES - 1972: POSSE DO ENTÃO PREFEITO DR SIDNEY ANTUNES DE OLIVEIRA e vereadores. Conforme informação e esclarecimentos do amigo Éric Joubert Hunzicker: Posse do Prefeito Dr. Sidney. Nesta eleição ele foi candidato único. Éric e Roaldo foram eleitos vereadores, assim como os senhores: Carlos Alberto Gnatta, Horácio Luiz Pinto, Haroldo Cândido da Silva, João Pinto Velozzo, Domício Tozetto, Carlos Cesar de Lima e Foed Saliba Smaka.
Na janela à esquerda, reconhecemos: Polidoro De Bona e Miguel Chimure. Na janela à direita, reconhecemos: Ariosvaldo Martins (irmão do Keko) e Salomão. Na última fila, próxima à janela: Zéia Nicolau Gonsalves, João Hosny Gonsalves, Nívea Matsuzava, Maria Helena Matsuzava, Dilclea Maria da Silva, Judite Malucelli do Juquinha. Na frente da Dilceia está a esposa do Carlito Buffara, senhora Odete Buffara. Na fila seguinte, podemos reconhecer: Marlene Scucato Gomes, Ana Iria (esposa do dr. Luiz Fernando de Freitas), Elizabeth Alpendre, Felícia De Freitas, Antonio Carlos Camargo Gomes Filho, __??__.

E, finalmente, na primeira fila, temos: Madalena Malucelli Antunes de Oliveira e __??__, Aidil Antunes de Oliveira, Orlete Antunes De Oliveira e Jurandir De Freitas (pai do Roaldo De Freitas). Liderando a fila, temos: Luiz Dilson Pinto.


CÂMARA MUNICIPAL DE MORRETES - 1972: POSSE DO ENTÃO PREFEITO DR SIDNEY ANTUNES DE OLIVEIRA e vereadores.
Conforme informação e esclarecimentos do amigo Éric Joubert Hunzicker: Posse do Prefeito Dr. Sidney. Nesta eleição ele foi candidato único. Éric e Roaldo foram eleitos vereadores, assim como os senhores: Carlos Alberto Gnatta, Horácio Luiz Pinto, Haroldo Cândido da Silva, João Pinto Velozzo, Domício Tozetto, Carlos Cesar de Lima e Foed Saliba Smaka.
Na janela: Reconhecemos Polidoro De Bona e Miguel Chimure. Na última fila, próxima à janela: Lia Buffara, Marília Buffara, Zéia Nicolau Gonsalves, João Hosny Gonsalves e Nívea Matsuzava. Depois temos, atrás do Guelzer: Luci Stocco Hunzicker. Na outra fila, temos: Marcos De Bona, Guelzer Gomes, Marlene Scucato Gomes, Ana Iria (esposa do dr. Luiz Fernando de Freitas) e Elizabeth Alpendre. E, finalmente, na primeira fila, temos: __??__, Theodoro De Bona, Madalena Malucelli Antunes de Oliveira e __??__.

Dr. Sidney Antunes de Oliveira, a cantora Nora Ney e Sebastião Cavagnolli.

Sr. Benedito Antunes de Oliveira (o de óculos - pai do Sidney)
Sidney, com Horácio Luiz Pinto e Eliana Petersen.
D. Madalena Malucelli (com as flores - mãe do Sidney).
Sidney com sua mãe Madalena, Marcy Alves Pinto, Nelson Buffara e ao fundo (de óculos) o sr. Alaor Silvério.
Sidney nas cataratas do Iguaçu.
Sebastião Cavagnolli, dr. Sidney Antunes de Oliveira e dr. Alcídio Bortolin.









Galeria Mirtillo Trombini, lançamento do livro Tenho Dito - Morretes e Morretenses nos discursos de Marcos Luiz De Bona - 09.10.2009. Presença de Sidney Antunes de Oliveira.


Galeria Mirtillo Trombini, lançamento do livro Tenho Dito - Morretes e Morretenses nos discursos de Marcos Luiz De Bona - 09.10.2009. Presenças de Joaquim Souza e os saudosos amigos: Iracema Bittencourt e Sidney Antunes de Oliveira.
____________________________________








Dr. Sidney, obrigado por tudo!
Descanse em Paz!
____________________________________

Postado por Marcos Pereira.
23/07/2015.
_________________________________
_______________________
_______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!