HISTÓRIA SOBRE ANTÔNIO
JOSÉ GONÇALVES FILHO.
pelo professor José Daher.
__________________________
JOSÉ GONÇALVES FILHO.
pelo professor José Daher.
__________________________
Quarta-feira, 23 de março de 2011.
ANTÔNIO JOSÉ GONÇALVES FILHO (Tone)
Quando fiz com aquele homem extraordinário os meus primeiros contactos no ano de 1952, ele já ostentava uma invejável folha de serviços prestados ao Movimento Espírita e à comunidade morretense. E apesar de não ter pertencido ao grupo fundador da entidade, nela ingressou um ano após a fundação, no ano de 1936, ocupando, com o tempo, diversos cargos na Diretoria, principalmente como presidente, imprimindo o dinamismo com o qual se tornaria conhecido e reverenciado. Foi obra dele a primeira e única sede própria da União Espírita Beneficente Jesus Maria José situada até hoje na rua Santos Dumont n° 108. Para construí-la encampou a ideia de primeiramente constituir uma associação de caráter beneficente como indica a primeira denominação que teve a entidade., utilizando-se da emissão de ações resgatáveis. Quando ingressei no Movimento Espírita, Tone estava internado num hospital para tuberculosos em tratamento, e ocupava a presidência o Sr. Teodaldo Silvério (conhecido por Dadinho). A tuberculose até então incurável, já tinha tratamento, que combinava penicilina com repouso. Curado, Tone voltou às atividades e então teve início entre mim e ele uma convivência que duraria 17 anos (de 1952 até a sua desencarnação ocorrida em 1969). Nesse período, não apenas ele me proporcionou um aprendizado valioso no campo da contabilidade, da correspondência , da assistência social, do Espiritismo e dos conhecimentos gerais, como me permitiu testemunhar as outras obras que ele fundou e dirigiu e que se somariam às já realizadas antes da doença.
No retorno às atividades desse valoroso companheiro foram construídas as casas que deveriam completar o número das que serviriam no funcionamento do então denominado Asilo a Velhice Desamparada de Morretes, que já iniciara suas atividades de asilamento quando da construção das primeiras residências. As casas eram de madeira, pouco menores que as atuais de alvenaria e somariam um total de 15.
Em 1954, três anos após o seu retorno do sanatório, Tone fundou, juntamente com dois companheiros, Aristides José de Moraes e Honório Mello, o Retiro Fraterno para Velhos e Meninos. Para a futura instituição adquiriu um terreno de 7 hectares situado a mais ou menos 2 quilômetros da cidade, na estrada que liga ao Porto de Cima. Entre a aquisição do terreno e o funcionamento da instituição que numa primeira etapa deveria abrigar apenas meninos, passaram-se oito anos. Inaugurado em 1962, o Retiro começou a funcionar abrigando trinta e cinco meninos na faixa de idade de 10 a 14 anos.
Em 1968, Tone, já aposentado, e que até então sempre militara na política trabalhando nas campanhas em favor de candidatos que segundo o critério dele seriam úteis a Morretes e às obras sociais que havia construído e dirigia, resolveu candidatar-se ao cargo de prefeito. Pela primeira vez esteve em campo oposto a seus antigos patrões, os Malucelli, na empresa dos quais trabalhara por longos anos. A disputa política que se feriu envolveu como principais adversários dois homens altamente conceituados. Tone de um lado e o Dr. Alcídio Bortolim do outro. A eleição foi ganha pelo Dr. Bortolim que já fora vereador e que, com a eleição para prefeito iniciava uma etapa nova em suas atividades políticas. Tone, entristecido, nos confidenciou que o resultado de uma eleição deve ser encarado com naturalidade pelo perdedor. Mas a campanha, naquele tempo, como infelizmente ainda é nos dias atuais, ganha contornos de um “vale tudo”, isto é, os cabos eleitorais não medem as palavras para se referir ao adversário político.E até a honestidade de um homem da envergadura moral do Tone foi questionada com afirmações levianas dos que usam a maledicência como arma eleitoral. Será difícil afirmar que a doença que se manifestaria nele, um câncer intestinal, foi o resultado do desgosto que se seguiu à campanha política e ao resultado da eleição mas não se pode descartar essa possibilidade.
Seis meses depois da manifestação da doença, ou seja no dia 6 de junho de 1969, Tone desencarnou. Ficamos nós entregues a profundas reflexões. Vimos que o fim de sua missão aqui no mundo foi marcado pelo revés, não apenas de uma derrota eleitoral, inesperada para ele, mas também de ver grandes amigos seus, inclusive alguns que pela mão dele haviam recebido precioso apoio em horas difíceis, num átimo transformarem-se, em seus mais ferozes inimigos e detratores. Estariam tais acontecimentos fazendo parte de seu programa missionário, como dura lição a ser aprendida?
Eu mesmo que recebia dele um legado de enormes responsabilidades, um Centro Espírita em atividade e como departamentos dele duas instituições assistenciais, uma de idosos, outra de meninos, ambas em pleno funcionamento, fiquei, pelo menos nos primeiros momentos, muito inseguro quanto ao que me reservaria o futuro. Estaria apto para assumir, por longo tempo, as funções que o Tone, com sua inegável capacidade exercera até aquele momento?
Quando eu disse “por longo tempo” era porque a realidade já me havia mostrado que eu estava herdando não apenas os difíceis encargos que tinham estado nos ombros dele mas também uma liderança que levaria a repetir o cargo de presidente por longo tempo e a razão estava à vista: o enorme patrimônio representado por vários imóveis, com tudo o que neles funcionava e que deveria ser administrado com um número diminuto de colaboradores .
Voltarei a falar dessa memorável e veneranda figura nestas memórias que enfocam a história, até aqui da União Espírita Jesus Maria José, e de uma parte de minha própria história , no período em que Alto me concedeu o privilégio de ser um servidor daquela também veneranda entidade.
Fonte> Blog do Prof. José Daher - Nazir
"Páginas Escolhidas"
__________________________________________
___________________________________
____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!