LÍNGUA PORTUGUESA
Prof. José Daher - Nazir |
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Profª Elza Gabriel da Silva |
Professora Elza Gabriel da Silva (principal colaboradora), tive o privilégio de conhecê-la. Foi uma excelente professora de língua portuguesa no município de Paranaguá, por muitos anos.
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O que está por vir!
Senado pode acabar com “SS”, “Ç” e “CH” para “facilitar o ensino de português”.
Fonte: Baixaki - apresenta em Resumo.
Educação> 20 de agosto de 2014 - por Raquel Praconi Pinzon.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado está discutindo um projeto que pretende extinguir o uso de algumas letras, encontros de consoantes e sinais gráficos. O objetivo da proposta seria “simplificar o ensino” da ortografia nas escolas. Confira as mudanças:
- SS, Ç, SC e XC: substituídos por S;
- CH: trocado por X;
- GUE, GUI, QUE, QUI: escritos sem a letra U;
- H no começo de palavras: extinto;
- X e S com som de Z: substituídos por Z;
- hífen: extinto.
A proposta foi criada pelo professor Ernani Pimentel, que defende que essas alterações economizariam gastos com educação. “Em vez das atuais 400 horas/aula de ortografia ministradas desde o início do Fundamental até o fim do Ensino Médio, seriam utilizadas apenas 150”, justifica ele.
O projeto é polêmico e encontra resistência de alguns linguistas. De acordo com o professor da Universidade de Brasília Marcos Bagno, as mudanças são “ridículas e patéticas” e devem ser “desprezadas pela comunidade de linguistas”. “A questão é alfabetizar e letrar a população. A ortografia pode ser qualquer uma”, disse ele, acrescentando que escrever em Chinês seria muito mais difícil do que em Português, e mesmo assim 94% dos chineses são alfabetizados.
Veja como ficaria o último parágrafo desta notícia caso as mudanças sejam aprovadas:
O projeto é polêmico e encontra rezistênsia de alguns lingistas. De acordo com o profesor da Universidade de Brazília Marcos Bagno, as mudansas são “ridículas e patéticas” e devem ser “desprezadas pela comunidade de lingistas”. “A qestão é alfabetizar e letrar a populasão. A ortografia pode ser qualqer uma”, dise ele, acresentando qe escrever em Xinês seria muito mais difísil do qe em Portugês, e mesmo asim 94% dos xineses são alfabetizados.
Fonte: Baixaki - apresenta em Resumo.
Educação> 20 de agosto de 2014 - por Raquel Praconi Pinzon.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado está discutindo um projeto que pretende extinguir o uso de algumas letras, encontros de consoantes e sinais gráficos. O objetivo da proposta seria “simplificar o ensino” da ortografia nas escolas. Confira as mudanças:
- SS, Ç, SC e XC: substituídos por S;
- CH: trocado por X;
- GUE, GUI, QUE, QUI: escritos sem a letra U;
- H no começo de palavras: extinto;
- X e S com som de Z: substituídos por Z;
- hífen: extinto.
A proposta foi criada pelo professor Ernani Pimentel, que defende que essas alterações economizariam gastos com educação. “Em vez das atuais 400 horas/aula de ortografia ministradas desde o início do Fundamental até o fim do Ensino Médio, seriam utilizadas apenas 150”, justifica ele.
O projeto é polêmico e encontra resistência de alguns linguistas. De acordo com o professor da Universidade de Brasília Marcos Bagno, as mudanças são “ridículas e patéticas” e devem ser “desprezadas pela comunidade de linguistas”. “A questão é alfabetizar e letrar a população. A ortografia pode ser qualquer uma”, disse ele, acrescentando que escrever em Chinês seria muito mais difícil do que em Português, e mesmo assim 94% dos chineses são alfabetizados.
Veja como ficaria o último parágrafo desta notícia caso as mudanças sejam aprovadas:
O projeto é polêmico e encontra rezistênsia de alguns lingistas. De acordo com o profesor da Universidade de Brazília Marcos Bagno, as mudansas são “ridículas e patéticas” e devem ser “desprezadas pela comunidade de lingistas”. “A qestão é alfabetizar e letrar a populasão. A ortografia pode ser qualqer uma”, dise ele, acresentando qe escrever em Xinês seria muito mais difísil do qe em Portugês, e mesmo asim 94% dos xineses são alfabetizados.
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Qual a diferença de sentido e emprego entre A FIM DE e AFIM?
A FIM DE- assim, bem separadinho, significa finalidade, ter como objetivo. É expressão que tem como sinônima PARA QUE.
Exemplos:
Exemplos:
Todos lutam na vida A FIM DE alcançar a felicidade.
Estude hoje. A FIM DE que obtenha um futuro melhor.
No sentido de estar com intenção de CONQUISTAR alguém , algo também se emprega A FIM.
Esse emprego acontece na linguagem informal, oral.
Exemplos:
Ele estava A FIM DE de você, menina.
Quem está a fim de cair na piscina agora?
AFIM, AFINS: significa parecido, semelhante, e também parente sem laços de sangue, por afinidade.
Exemplos:
Matemática e disciplinas AFINS são as mais difíceis para mim.
João é meu tio AFIM, ele se casou com a tia Maria.
Quando usamos A FIM DE, empregamos o verbo no infinitivo, e quando usamos A FIM DE QUE, empregamos o verbo no presente do subjuntivo.
Assim:
Viva A FIM DE MERECER a vida concedida por Deus.
Viva A FIM DE QUE MEREÇA a vida concedida por Deus.
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_________________________________________Pela profª Elza Gabriel da Silva
UM POUCO DE ORTOGRAFIA
Acentue graficamente:
cafÉ, mas não acentue cafEzinho.
pÉ, mas não acentue pEzinho.
vovÔ, vovÓ, mas não acentue vovOzinho, vovOzinha.
sÓ, mas não acentue sOzinho, sOzinha.
rÁpido, mas não acentue rApidamente.
E por que deixamos de acentuar essas palavras?
Porque acontece mudança da sílaba tônica.
cafÉ: sílaba tônica FÉ.
cafeZInho: sílaba tônica ZI.
E assim por diante.
Então tome o seu cafeZInho soZinho...
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Pela profª Elza Gabriel da Silva
ENSINO A DISTÂNCIA.
Acabei de ver um comercial na RPC da Universidade Positivo sobre ensino A DISTÂNCIA.
Esse comercial está passando há algum tempo e a Universidade NÃO percebeu o erro no uso da crase?
Se a distância NÃO estiver determinada, explícita, NÃO SE USA CRASE!
Só use crase, se a distância estiver determinada, expressa.
Exemplo:
Vejo um cuitelinho À DISTÂNCIA de DEZ metros!
Em tempo: Também NÃO SE COLOCA crase se a palavra DISTÂNCIA estiver OCULTA.
Exemplo: Paranaguá fica A 85 km de Curitiba.
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Pela profª Elza Gabriel da Silva
SENÃO OU SE NÃO?
SENÃO: use quando for possível trocar por A NÃO SER, OU CASO CONTRÁRIO.
Exemplos:
Leve um casaquinho, SENÃO vai sentir frio.
Não falou muito, SENÃO alguns monossílabos.
Não lhe restou alternativa, SENÃO pedir perdão a ela!
Fale pouco, SENÃO surgirão fofocas.
SE NÃO: use quando for possível trocar por CASO NÃO.
Exemplos:
SE NÃO chover, vou visitar você.
Todos estariam satisfeitos com o governo, SE NÃO houvesse tanta mentira por parte dos políticos.
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____________________________________Pela profª Elza Gabriel da Silva
AGORA VAMOS À DOSE HOMEOPÁTICA DE PORTUGUÊS:
Quando usar TAMPOUCO e TÃO POUCO?
TAMPOUCO = TAMBÉM NÃO
Exemplo:
Ela não estuda, TAMPOUCO trabalha.
TÃO POUCO = MUITO POUCO
Exemplo:
O homem fala TÃO POUCO, que me causa pena!
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______________________________________ Pela profª Elza Gabriel da Silva
Sobre o uso de nesta, nessa, desta, dessa...
Usamos os demonstrativos com a letra T (este, esta, neste, nesta, deste, desta e seus plurais...) nas seguintes situações:
- referindo-se à primeira pessoa (eu, nós).
Exemplo:
Quero este livro .
Nós faremos esta reivindicação ao diretor.
- quando vamos citar algo:
Exemplo:
Nesta apresentação, os alunos participam sem a interferência do professor.
- com o advérbio AQUI.
Neste livro aqui ela achou a informação que queria.
- para referir-se ao tempo presente, atual.
Exemplo:
Nesta semana, estou trabalhando à noite.
Usamos os demonstrativos com SS (esse, essa, nessa, desse e demais flexões):
- para referir-se à segunda pessoa, isto é, COM quem falamos.
- Você sabe fazer esse bolo?
- com o advérbio AÍ.
Essa questão aí é complicada.
- referindo-se a um passado próximo.
Em 2012 viajamos bastante. Nesse ano visitamos o sul do Brasil.
- para nos referir a algo que já foi citado anteriormente.
Ela viajou para a Espanha.
Vai morar nesse país por muito tempo.
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Por Miriam Rita Moro Mine – Professora na Universidade Federal do Paraná.
Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida, se têm presidente ou presidenta no atual governo brasileiro.
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto?
Miriam Rita Moro Mine – Universidade Federal do Paraná.
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante… Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”. Um bom exemplo do erro grosseiro seria: “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”. Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação...
Mais um importante esclarecimento sobre o assunto, dado pela professora Elza Gabriel da Silva:
Infelizmente, o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, órgão oficial do nosso idioma, dá como correta a forma 'presidenta'. É o único substantivo terminado em 'ente', que faz o feminino de duas formas: presidente ou presidenta.
Claro que nos parece ilógico, errado. Mas não é errada a forma presidenta! Por isso, 'aquela uma' obriga seus vassalos a usar.
A notícia boa é que parece estar no fim os dias dessa presidente! Ufa!!
Mais um importante esclarecimento sobre o assunto, dado pela professora Elza Gabriel da Silva:
Infelizmente, o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, órgão oficial do nosso idioma, dá como correta a forma 'presidenta'. É o único substantivo terminado em 'ente', que faz o feminino de duas formas: presidente ou presidenta.
Claro que nos parece ilógico, errado. Mas não é errada a forma presidenta! Por isso, 'aquela uma' obriga seus vassalos a usar.
A notícia boa é que parece estar no fim os dias dessa presidente! Ufa!!
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Pergunta: Por que o jota tem pingo?
Resposta: o jota tem pingo porque é uma letra derivada da letra i. No Latim, não havia a letra jota. Lembram-se da inscrição que aparece na cruz onde Jesus foi crucificado? Estava escrito assim: INRI, que significa Iesus Nazarenus Rex Iudeus, quer dizer: Jesus Nazareno Rei dos Judeus.
Então foi acrescentado um tipo de apêndice na letra i.
O jota tem pingo porque foi formado da letra i.
Simples assim!
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
QUAL A FORMA CORRETA?
E não é que a presidentA Dilma prefere usar TER DE?
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QUAL A FORMA CORRETA?
Ter DE
Ou
Ter QUE
As duas formas são corretas.
É considerada mais culta a forma TER DE, embora TER QUE seja a mais usada há muitos anos.
Exemplos:
Tenho DE ficar atenta aos juros do cartão de crédito.
Tenho QUE estar atenta aos juros do cartão de crédito.
Todos tinham DE sair mais cedo de casa.
Todos tinham QUE sair mais cedo de casa.
Temos DE escolher com mais consciência os candidatos em 2014.
Temos QUE escolher com mais consciência os candidatos em 2014.
CURIOSIDADE: quando usamos TER QUE, a palavra QUE passa a ser classificada como PREPOSIÇÃO, que é a classe gramatical da palavra DE.
É fácil ou não é?
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Emprego de HÁ e A referindo-se a tempo que já passou ou que vai passar:
- quando o tempo já passou, usa-se HÁ, SEM A PALAVRA ATRÁS. Exemplos:
HÁ dois minutos chovia muito em Curitiba, mas já passou.
Conheço a Maria HÁ mais de vinte anos,
Agora HÁ pouquinho, ouvi passos na escada...
Emprego de HÁ e A referindo-se a tempo que já passou ou que vai passar:
- quando o tempo já passou, usa-se HÁ, SEM A PALAVRA ATRÁS. Exemplos:
HÁ dois minutos chovia muito em Curitiba, mas já passou.
Conheço a Maria HÁ mais de vinte anos,
Agora HÁ pouquinho, ouvi passos na escada...
- quando o tempo ainda vai passar, usa-se A.
Exemplos:
Daqui A pouco, vou ao supermercado.
Ela chega de hoje A um mês.
Estamos A um mês da Páscoa.
IMPORTANTE:
Sempre que usar HÁ para indicar tempo passado, NÃO USE a palavra ATRÁS.
Você deve escolher uma das duas palavras , HÁ ou ATRÁS.
Daqui A pouco, vou ao supermercado.
Ela chega de hoje A um mês.
Estamos A um mês da Páscoa.
IMPORTANTE:
Sempre que usar HÁ para indicar tempo passado, NÃO USE a palavra ATRÁS.
Você deve escolher uma das duas palavras , HÁ ou ATRÁS.
Assim veja:
Cheguei aqui HÁ três horas.
Ou:
Cheguei aqui três horas ATRÁS.
Eles trabalham HÁ um ano nesse setor.
Mudamos de marca de carro dez anos ATRÁS .
Se usar as duas palavras na mesma frase, será uma redundância, um pleonasmo vicioso!
Se é passado, ficou para trás, não ?
Então escolha : ou HÁ ou ATRÁS.
Cheguei aqui HÁ três horas.
Ou:
Cheguei aqui três horas ATRÁS.
Eles trabalham HÁ um ano nesse setor.
Mudamos de marca de carro dez anos ATRÁS .
Se usar as duas palavras na mesma frase, será uma redundância, um pleonasmo vicioso!
Se é passado, ficou para trás, não ?
Então escolha : ou HÁ ou ATRÁS.
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
RELEMBRANDO...
O verbo HAVER, quando significar EXISTIR, ACONTECER, fica sempre no SINGULAR.
Exemplos:
HAVIA mais cinquenta pessoas no ônibus.
Já HOUVE muitos acidentes naquele cruzamento.
HAVERÁ mais dias de conflito na Síria?
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Mais um par de homônimos:-
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Mais um par de homônimos:-
- serração: ato de serrar, cortar...
A serração da madeira começa bem cedo.
A serração da madeira começa bem cedo.
- cerração: neblina, nevoeiro, névoa...
No mês de agosto, a cerração é constante nas manhãs parnanguaras. __________________________________________
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Locuções adjetivas e adjetivos correspondentes.
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Publicado no facebook da professora Elza Gabriel da Silva.No mês de agosto, a cerração é constante nas manhãs parnanguaras. __________________________________________
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Locuções adjetivas e adjetivos correspondentes.
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Observações feitas pela professora Elza Gabriel da Silva:
As palavras que só usamos no plural são chamadas de pluralia tantum, expressão em latim.
Temos muitas, vejam: óculos, que muita gente usa como se fosse singular.
Dizem: "O meu óculos", quando deveriam dizer: "OS MEUS ÓCULOS".
Temos também: núpcias, anais, exéquias, férias, etc...
Féria é arrecadação em dinheiro, renda.
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Respostas:
1. Chapéus.
2. Havia pessoas na sala. O verbo “haver” com sentido de existir é impessoal, ou seja, nunca fica no plural.
3. Pichação (sempre com –ch).
4. Viagem (substantivo) e viajem (verbo)
Ex.: A viagem foi maravilhosa. / Desejo que vocês viajem com muito conforto.
5. Homem diz “obrigado” e mulher diz “obrigada”.
6. A palavra diabete é um substantivo de dois gêneros. Existem quatro formas corretas de escrita da palavra: a diabete, a diabetes, o diabete e o diabetes.
7. Quando nos referimos à saudação, é sempre com hífen: Seja bem-vindo ao nosso lar!
8. O termo “em anexo” é invariável, já o “anexo” varia no gênero (masc. e fem.) e número (sing. e pl.).
Ex.: Segue em anexo a foto. (correto) / Segue anexa a foto. (correto).
9. O verbo “haver” já dá ideia de tempo passado, por isso não se deve usar a palavra “atrás”. Fica repetitivo. Há duas maneiras corretas: há dez anos ou dez anos atrás.
10. Está (verbo “estar” no presente do indicativo) e esta (pronome demonstrativo). Com relação à pronúncia: esTÁ (oxítona) e ESta (paroxítona)
Ex. O dia está lindo hoje. / Por que esta menina chora tanto?
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Publicado no facebook da professora Elza Gabriel da Silva.
As provas são bimensais, isto é, realizadas duas vezes por mês.
As médias anotadas no boletim são bimestrais, isto é, anotadas a cada dois meses.
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Publicado no facebook da professora Elza Gabriel da Silva.
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Perceba de uma vez por todas como são escritas estas expressões: SE-PA-RA-DAS !!!!
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Pela profª Elza Gabriel Da Silva
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Algumas palavras causam dúvidas na hora da classificação quanto ao gênero masculino ou feminino. Você saberia colocar corretamente o artigo definido (a ou o) diante destas palavras?
Respostas: o champanhe, o beliche, o eclipse, o tsunami, a alface, a cal, a mascote, o telefonema, a musse, a libido, o pernoite, o trema, a aguardente, a dinamite.
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Também não se deve colocar :00 depois do número indicando as horas exatas.
São 10h e não São 10:00 horas.
Eram 3h , e não Eram 3:00 horas
Só escreva o h , sem 00, sem : , sem hrs, sem hs.
Só o h !
E os minutos ? Só escreva min e pronto !
10h20min
3h39min
12h15min
A sessão na Câmara de Vereadores começa às 20h15min
Quando não se abrevia, quando se escreve por extenso, as palavras vão para o plural: cem quilômetros, quinhentos litros, duas horas.
Só quando se abrevia , NÃO se flexiona.
Daqui a Paranaguá são 84 quilômetros .
Daqui a Paranaguá são 84km .
Comprei 10 litros de vinho.
Comprei 10 l de vinho.
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Pela profª Elza Gabriel Da Silva
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Lembre-se de que é o peso, por isso são os gramas.
Comprei trezentOS gramas de queijo .
Na receita vão quinhentOS gramas de presunto.
A grama, assim no feminino, é a vegetação.
Pisaram nA grama do jardim.
Apare A grama ao entardecer.
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Vou por aqui, é o caminho mais curto.
Vou pôr o livro na estante.
Reze por mim, pede o Papa.
Ele vai pôr dinheiro na poupança.
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Evite sempre as redundâncias!
Você expressará seu pensamento com mais estilo!
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Pela profª Elza Gabriel Da Silva
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Publicado no facebook da professora Elza Gabriel da Silva.
Evite sempre as redundâncias!
Você expressará seu pensamento com mais estilo!
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Respostas: 1-mas, 2-mais, 3-mas-mais, 4-mais, 5-mas, 6-mais, 7-mas, 8-mais-mas, 9-mais-mais, 10-Mais.
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Pela profª Elza Gabriel Da Silva
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Respostas: 1-senso, 2-tensão, 3-conserto, 4-assentos, 5-cassar, 6-incipiente, 7-paço, 8-assertos, 9-apreçar, 10-cegar, 11-conselhos, 12-censo, 13-acentos, 14-caçar, 15-sela, 16-incipiente/insipiente (no sentido figurado), 17-passos, 18-concerto, 19-russos, 20-segar.
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Antes que as aulas se encerrem, uma explicação para deixar bem claras as diferenças entre PERDA e PERCA.
Jamais PERCA a vontade de aprender.
Essa PERDA traz acomodação!
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Recomendações:
Evite estes pleonasmos...
Evite também: nuvens no céu , sorriso no rosto, lágrimas nos olhos...
Atenção: você pode dizer ou escrever: céu com muitas nuvens, pois há dias em que o céu está limpinho, azulzinho. Pode dizer: um lindo sorriso iluminou o seu rosto, pois, às vezes, o sorriso é falso, forçado .
Pode também falar/escrever: Lágrimas abundantes lavaram o seu rosto, pois nem sempre são muitas as lágrimas!
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Um dia desses, comentei uma noticia usando a palavra ENTRETIDA. Um amigo estranhou e perguntou-me se eu não havia me enganado, e se queria dizer INTERTIDA. Disse-lhe que queria dizer entretida mesmo .
Para que não fiquem dúvidas a respeito dessa palavra, vamos lá:
NÃO EXISTE a palavra INTERTIDA como sinônimo de distraída .
O verbo ENTRETER-SE, que significa DISTRAIR-SE , conjuga-se igualzinho ao verbo TER. Assim:
Eu tenho- Eu me entretenho
Tu tens- Tu te entreténs
Ele tem-Ele se entretém
Nós temos- Nós nos entretemos
Vós tendes- Vós vos entretendes
Eles têm- Eles se entretêm
E assim por diante...
Assim sendo, não existem as formas: intertido(a) , enterta ou interta, e, sim, entretido(a) , entretenha, enfim, todas as formas são derivadas, formadas do verbo TER.
Mas , se você não quer parecer metido(a) , use o verbo distrair , que é bem mais simples em sua conjugação...
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Vamos para a conclusão sobre o
EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS
- ESSE, ESSES, ESSA, ESSAS, ISSO
Use quando na frase houver o advérbio AÍ . Exemplo:
ISSO AÍ pertence a quem?
-indicam o que está próximo de quem fala ou lê. Exemplo:
Quero ver ESSE livro que você está lendo.
- refere-se a algo que já foi dito/lido.
Exemplo:
Saúde e Educação , é DISSO que o povo precisa.
- marca um tempo passado não muito distante.
Fevereiro foi um mês quente. ESSA época é a melhor do verão.
AQUELE, AQUELES, AQUELA, AQUELAS, AQUILO
- usa-se com o advérbio ALI/LÁ Exemplo:
Aquilo ali é um jacaré ?
-indicam o que está longe de QUEM E COM QUEM se fal. Exemplo:
Meu pai era faroleiro. NAQUELE tempo os faróis não eram automatizados.
-indicam um termo citado antes de outro. Exemplo:
José de Alencar e Machado de Assis foram escritores, ESTE escreveu Dom Casmurro, AQUELE escreveu Iracema .
Era o que tínhamos a informar . Rsrsrsr
Veja agora alguns exemplos de todos eles::
ESTE é o assunto de hoje: pronomes demonstrativos.
Pronomes demonstrativos, ESSE foi o assunto de hoje.
AQUELA montanha lá parece um gigante adormecido.
ISSO que você diz é verdade?
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Que acento gráfico usar: agudo ou circunflexo, mantém ou mantêm, contém ou contêm?
É bem simples. Veja:
Verbos com mais de UMA sílaba terminados em TER
- na terceira pessoa do singular, use o ACENTO AGUDO.
Exemplos:
O policial MANTÉM o ladrão algemado .
A cartela CONTÉM vinte comprimidos.
- na terceira pessoa do plural use o acento circunflexo.
Exemplos:
Os índices de inflação se MANTÊM altos no Brasil .
Os menores frascos de perfumes CONTÊM os melhores aromas .
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DICAS PARA ESCREVER BEM.
1. Você deve evitar abreviaturas.
2. Desnecessário faz-se empregar. estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. “Não esqueça das maiúsculas”, como já dizia dona "loreta", minha professora lá no colégio "alexandre" de "gusmão", no "ipiranga".
5. Evite lugares comuns assim como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?
9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "merda".
10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: “Quem cita os outros não têm ideias próprias”.
13. Frases incompletas podem causar dúvidas.
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma ideia.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Use a pontuação corretamente, o ponto e a vírgula especialmente, será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação?
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a ortografia, para não estuprar a língua portuguesa.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
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BOA QUESTÃO VERNACULAR...
Por Júlio Tanga
"É complicado para mim ler o livro". - Certo ou errado?
"É fácil para mim errar". - Certo ou errado?
Está comprovada a relação existente entre o bom uso do idioma e a credibilidade de seus usuários. A preocupação crescente com o falar e com o escrever fez que muitos veículos de comunicação divulgassem alguns dos principais erros do português. Destes, um virou chavão: é o tal do "para mim fazer", que constitui erro, já que "mim não faz nada", como se diz por aí.Gramaticalmente falando, "mim" é um pronome pessoal tônico do caso oblíquo, que, de regra, não pode funcionar como sujeito. A forma correta seria"para eu fazer".
A iniciativa preventiva é louvável. O único problema é que o conhecimento foi transmitido pela metade. Nem sempre o "mim" está errado, quando ao lado de um verbo. O nosso idioma é muito rico, passível de infinitas construções frasais. Pode o pronome "mim" acompanhar um verbo, não sendo sujeito dele. No exemplo "É difícil para mim fazer isso", há um emprego perfeito do pronome "mim". Certíssimo! Mas, se você algum dia disser isso, provavelmente alguns possam tachá-lo de ignorante, baseados na falsa ideia de que o "para mim fazer" está sempre errado. Porém, não se preocupe. A sua construção está perfeita.
"Mas como?", podem indagar os mais exaltados. "Vemos até em propagandas de sanduíche que o "mim" ao lado de verbo está errado, e agora você nos vem com mais essa?" A revolta é compreensível, já que, como foi dito, os ensinamentos foram-nos transmitidos da maneira mais cômoda, a superficial. Vejamos, então, como o "mim" pode estar correto ao lado de um verbo.
Observe estes dois exemplos:
"Empreste-me o livro para mim ler" e "É complicado para mim ler o livro".
Será que o "mim" está certo nas duas frases? Se a sua resposta foi negativa, você acertou. O primeiro exemplo está errado; o segundo, absolutamente certo.
Para saber quando devemos usar "mim" ou "eu", há uma técnica muito fácil: basta tentar deslocar o para mim ao começo da frase. Se o deslocamento for possível, será realmente para mim. Se a frase perder o sentido com a mudança, será para eu. Reportemo-nos aos exemplos citados, a fim de compreendermos melhor toda essa confusão.
Em "Empreste-me o livro para mim ler", vamos tentar mudar opara mim para o começo da frase: "Para mim, empreste-me o livro ler."
Fez sentido? Obviamente não. Desse modo, observa-se que o correto é para eu, e o "eu" é sujeito do verbo "ler". Então, esta é a forma correta: "Empreste-me o livro para eu ler."
Já no segundo exemplo – "É complicado para mim ler o livro" –,o para mim pode ser deslocado: "Para mim, é complicado ler o livro."Com certeza, deu certo. Então, é para mim mesmo. Nesse caso, o "mim"não é sujeito.
Não se esqueça: cuidado ao corrigir alguém. Ele pode estar certo! E não tenha medo de falar corretamente a sua língua. Prefira que riam de sua inteligência a que riam de sua ignorância.
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Explicação sobre a diferença quanto ao emprego de MAS e MAIS.
Então lá vai:
Use MAS sempre que for possível substituir por PORÉM:
O rei reina , MAS não governa.
O rei reina , PORÉM não governa.
Faz sol agora , MAS está frio !
Faz sol agora , PORÉM está frio!
Você não gosta de mim , MAS a sua filha gosta . (C. Buarque )
Você não gosta de mim. PORÉM a sua filha gosta.
Use MAIS quando quiser indicar QUANTIDADE e se for ANTÔNIMO de MENOS:
Gosto MAIS de você agora.
Gosto MENOS de você agora.
O Brasil quer MAIS governo sério.
O Brasil quer MENOS governo sério.
Fiz MAIS café?
Fiz. MENOS café.
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__________________________________________________ Pela profª Elza Gabriel da Silva
MAIS UM ESCLARECIMENTO SOBRE PRONÚNCIA.
A palavra INEXORÁVEL, que significa inabalável, implacável, deve ter o X pronunciado com o som de Z, como em EXAME.
Muitas pessoas se equivocam ao pronunciar este X com CZ, como em táxi.
Então, lembre que é sempre com o som de Z a palavra INEXORÁVEL!
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
PLEONASMO, redundância é o mesmo que dizer duas vezes a mesma ideia.
Evite-os!
Por exemplo: sair fora, entrar para dentro, subir para cima, conclusão final, elo de ligação, amanheceu o dia, etc.
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ENCONTRO DE:- ser a favor, concordar com.
Exemplos:
Suas ideias vão AO encontro das necessidades do povo.
Nosso modo de pensar sempre foi ao encontro da boa vizinhança.
DE ENCONTRO AO:- chocar-se, ser contra a.
Exemplos:
A moto foi DE encontro ao muro.
As ideias da Dilma sempre estão de encontro às minhas.
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VOCÊ TEM DÚVIDAS?
Acabou as férias?
Ou
Acabaram as férias?
Não sei onde pus o meu óculos.
Ou
Não sei onde pus os meus óculos.
Algumas palavras em português só são usadas no plural.
Eis algumas delas:
parabéns - Aceite OS MEUS PARABÉNS ATRASADOS
pêsames- Receba OS MEUS PÊSAMES.
óculos - ESSES ÓCULOS DE SOL FICARAM bem em você!
cócegas - Ele me fez MUITAS CÓCEGAS nos pés.
costas( parte de trás do corpo humano) - Fiquei com AS COSTAS DOLORIDAS.
férias ( período de descanso) - ESSAS FÉRIAS FORAM MUITO BOAS.
Mais algumas palavras: NÚPCIAS, EXÉQUIAS, CONDOLÊNCIAS...
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SÓ PARA LEMBRAR AOS DISTRAÍDOS ...
Algumas palavras em nosso idioma só são usadas no plural, tais como: PARABÉNS , NÚPCIAS, FÉRIAS, ÓCULOS, PÊSAMES, BENS( no sentido de riqueza material ), CÓCEGAS, e outras mais.
Então quando você empregar uma dessas palavras deve colocar o VERBO, ADJETIVO, PRONOME , ARTIGO, NUMERAL também no PLURAL.
Veja uns exemplos:
Receba MEUS PARABÉNS ATRASADOS!
Onde ESTÃO OS ÓCULOS DE SOL ?
Desejo a você FELIZES FÉRIAS.
Recebi OS PÊSAMES na capela.
AS NÚPCIAS SERÃO REALIZADAS em São Paulo.
E assim por diante.
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PRESTE ATENÇÃO AO USAR ESTAS PALAVRAS:
Em Português existem
palavras que só devem ser usadas no plural .
Deve-se atentar e colocar
no plural também os artigos, os adjetivos, os verbos, os pronomes
possessivos, demonstrativos, indefinidos.
Vejamos algumas dessas
palavras:
Óculos: - Deixei MEUS ÓCULOS de sol no carro.
Óculos: - Deixei MEUS ÓCULOS de sol no carro.
Férias: - Chegaram AS FÉRIAS ESCOLARES.
Parabéns: - Receba MEUS PARABÉNS ATRASADOS.
Pêsames: - PÊSAMES SINCEROS a toda a família.
Então diga/escreva sempre:
- OS óculos de grau me AJUDAM muito .
- FELIZES férias a todos.
- Parabéns EFUSIVOS a você !
________________________________________________________- OS óculos de grau me AJUDAM muito .
- FELIZES férias a todos.
- Parabéns EFUSIVOS a você !
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Se posicionou ou posicionou-se, vai depender do que for escrito antes dessa frase.
Veja :
-iniciando a frase: Posicionou-SE à direita do casal de noivos.
-retratando um diálogo informal: SE posicionou a meu lado sempre.
-com frases com pronome pessoal do caso reto, substantivo: Ele SE posicionou contra a proposta. O homem SE posicionou contra o decreto .
________________________________________________________-iniciando a frase: Posicionou-SE à direita do casal de noivos.
-retratando um diálogo informal: SE posicionou a meu lado sempre.
-com frases com pronome pessoal do caso reto, substantivo: Ele SE posicionou contra a proposta. O homem SE posicionou contra o decreto .
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Pela profª Elza Gabriel da Silva
Ele tinha CHEGADO tarde ao encontro.
Nós temos CHEGADO sempre na hora certa !
Nós temos CHEGADO sempre na hora certa !
Nunca use " chego" como particípio !
Só use " chego" no presente do indicativo para a primeira pessoa do singular:
Eu CHEGO ao escritório às 8h .
Só use " chego" no presente do indicativo para a primeira pessoa do singular:
Eu CHEGO ao escritório às 8h .
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SINAIS DE PONTUAÇÃO
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